segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

POR ONDE ANDA DANILO MODOLO, FÃ DE TOKUSATSU


Danilo Modolo, após se despedir da Banda Radio 80, em 2013, com o show "Concerto final", no Engenho Central, em Piracicaba/SP, aventurou-se pela Europa, fixando-se em Madri/Espanha. Ele que sempre foi fã dtokusatsu, desenvolveu várias atividades relacionadas. 

CONFIRA!!!
O GTP entrevista o piracicabano Danilo:
GTP: Por que escolheu a Espanha e o que fez lá?
Danilo: Minha esposa foi convidada pela empresa a trabalhar na central internacional e assim aconteceu a oportunidade de mudar de país em 2013.
Trabalhando como designer gráfico e editor de vídeos consegui manter um pouco os clientes brasileiros , mas os outros trabalhos e as bandas tive que deixar. Trabalhar com música em Madrid é bem desanimador e bem diferente do Brasil, então não levei a diante desde então. 
Chegando em Madrid eu já não tinha mais as atividades que tinha em Piracicaba e precisava me ocupar, além de botar em pratica meus estudos em artes gráficas e edição. 

GTP: Qual a sua visão hoje da Europa, após conhece-la?
Danilo: Quanto a viajar, muitas vezes, estando com o pé no "velho mundo" fica mais fácil conhecer novos lugares, recomendo muito para quem um dia tiver a oportunidade. A Europa é lindíssima.

GTP: Desde quando você se interessou pelos personagens?
Danilo: Conheci as series em fitas VHS, ainda bem novo e depois assistindo pela TV: Ultra e Spectreman no SBT, Jaspion e Changeman na Manchete.

GTP: Como surgiu o seu canal no YouTube?
Danilo: Em janeiro de 2014, começaram os programas. O canal surgiu pois o youtube estava crescendo e era uma maneira de falar com mais gente rapidamente, como as series japonesas é um tema que desde sempre, gosto e não havia nada parecido, criei o canal TokuDoc, despretensiosamente, pra mostrar curiosidades e estórias desse universo.
Hoje além do canal, edito para outros canais do youtube e dou aula em uma grande escola de desenho gráfico aqui na cidade


GTP:  Como você define os seriados do gênero Tokusatsu?
Danilo: São seriados, com pessoas e efeitos especiais, esse gênero em especifico se chama TOKUSATSU. Depende da geração, podemos identificar alguns programas de heróis e relacionar aos leitores, Ultraman, Spectreman, Jaspion, JIraiya, Godzilla, Power Rangers... basicamente heróis coloridos, monstros gigantes e explosões.

GTP: Para você é um hobby que se tornou profissão?
Danilo: Não posso dizer que levar o canal é uma profissão, pois não ganho dinheiro com isso, mas aos poucos as pessoas foram se identificando com o trabalho que faço e isso vai gerando uma certa responsabilidade. Fora os contatos que me proporcionaram mais trabalhos nessa área, redes sociais e contatos profissionais.

GTP: Uma curiosidade que queira contar.
Danilo: Entrevistei o Sr Egashira, que foi o responsável pelo estouro das séries da Manchete, e abri algumas portas com atores e artistas que eu já admirava há tempos, mas há também nomes não conhecidos dos bastidores que fazem bastante diferença. Entre outros acontecimentos.

GTP: Em quais as redes sociais é divulgado o seu canal:
Danilo:Todas as redes levam o nome do canal TOKUDOC:
Youtube.com/tokudoc - para o canal
Facebook.com/tokudoc - para a página
Twitter.com/tokudocbr - para o twitter
Instagram.com/tokudoc - para o instagram

GTP: E sobre o livro de sua autoria?
Danilo: Fui convidado pela editora ESTRONHO, que tem uma coleção de livros sobre seriados antigos e fiquei na responsabilidade de escrever sobre o Ultraman, o seriado de 1966. O projeto levou um ano e meio pra ser desenvolvido, contando planejamento, pesquisas e escreve-lo. Tem o prefácio escrito pelo Alexandre Nagado, que acompanho desde que lia as revistinhas “Herói". A estória da série, curiosidade, personagens... um apanhado sobre o herói, que lancei em agosto de 2017 em várias cidades do Brasil, incluindo Piracicaba.
Alias, a unidade do SESC Piracicaba e a biblioteca municipal tem um exemplar para leitura no local.

GTP: Como fazer para adquirir seu livro?
Danilo: Para comprar é só pelo site da editora
http://www.estronho.com.br/blog/ultraman/
 

Ultraman
Autor: Danilo Sancinetti Modolo (do canal TokuDoc)

Japão, 1966. Kagaku Tokusoutai – ou a Patrulha Científica – foi criada para investigar e combater monstros gigantes e alienígenas que ameaçassem a Terra. Nascia assim Ultraman, personagem criado pelo mestre dos efeitos especiais Eiji Tsuburaya. Tema do livro de estreia de Danilo Sancinetti Modolo, Ultraman é o mais famoso super-herói do Japão e um dos mais conhecidos do mundo. Para o autor, o personagem é “referência para outras produções dentro e fora do gênero tokusatsu, e tem seu nome ligado a histórias de heróis e monstros no Brasil e no mundo”. Este livro reconstitui a história do personagem, da série de TV e de suas obras derivadas, e entrevista com exclusividade os dubladores brasileiros. O prefácio é de Alexandre Nagado, da revista Herói e do site Omelete, para quem – e para todos os fãs – Ultraman é eterno!

Saulo Adami Coordenador da coleção TV Estronho


Um comentário:

  1. Um grande canal... meu nome e Joao Fiuza, fa de TOKUSATSU e adimirador do Danilo

    ResponderExcluir