segunda-feira, 12 de junho de 2017

PROGRAMAÇÃO PARA IDOSOS NO SESC PIRACICABA


14/06 (quarta-feira) | 19h30 | IDOSOS
Trajetórias: uma breve reflexão sobre nossas matrizes culturais
Com Padre Otto Dana
Teatro do Sesc Piracicaba | Grátis
Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Centro.
Classificação: Livre para todos os públicos.

Padre Otto Dana participa do projeto “Trajetórias” do Sesc Piracicaba
“Trajetórias: uma breve reflexão sobre nossas matrizes culturais”, projeto do Sesc Piracicaba que homenageia personalidades piracicabanas que contribuíram ativamente para o enriquecimento cultural da cidade, traz para o segundo encontro desta segunda edição o padre Otto Danna para contar sobre sua trajetória de vida. Com mediação do jornalista Romualdo Cruz Filho e apoio da TV USP/Piracicaba, o bate-papo acontecerá a partir das 19h30, no Teatro do Sesc Piracicaba. A entrada é gratuita.

Para o programador cultural responsável pelo projeto no Sesc Piracicaba, Adriano Costa, a ideia é pensar sobre a velhice e lembranças que marcam o tempo. “Os convidados são personalidades que têm muita história pra contar e que certamente inspiram todas as pessoas”.

Sobre o Padre Otto Dana

Padre emérito, rebelde, autor de artigos e posturas polêmicas, detentor do “Jubilo 50 anos”, pelo tempo de ordenação e vocação sacerdotal. Natural de Doutor Pedrinho, povoado de Santa Catarina, constituído em sua maioria de imigrantes italianos (trentinos), alemães e poloneses. Chegou a São Paulo para um internato de japoneses como pré-seminário para futuros missionários no Japão. Trabalhou na pastoral na favela do Vergueiro onde manteve contato com a Juventude Universitária Católica (JUC), a Juventude Estudantil Católica (JEC) e a Juventude Operaria Católica (JOC), a UNE, UBES e AP. “Toda aquela efervescência política, cultural e religiosa dos anos 60, invadiu também a clausura do seminário. A Teologia da Libertação abriu uma nova fronteira para o seu sacerdócio. “Da teologia das realidades celestes para uma “Teologia das Realidades Terrestres”, que já não se contenta em contemplar o mundo, mas, em contribuir para transformá-lo. Por conta de sua postura, enfrentou perseguição política no golpe de 1964, fazendo com que seus sermões na Catedral fossem gravados e assistidos por elementos do DOPS (Departamento de Ordem Política e Social). 

20, 27 e 28/06 ( terças e quarta( | 14h 
Sobre o “Trajetórias
Uma breve reflexão sobre nossas matrizes culturais”: A proposta, que tem curadoria e mediação do jornalista piracicabano Romualdo da Cruz Filho, é compartilhar histórias de protagonistas em suas áreas de atuação, tendo como ponto de partida aspectos da vida profissional, o cotidiano e a dimensão pública que os colocam em sintonia com as gerações atuais e as questões instigantes da contemporaneidade. Ainda nesta edição, participarão do projeto Sonia Carmela Falci Dechen será no dia 9 de agosto, Xilmar Ulisses em 18 de outubro e Alaídes Puppin Ruschel encerra esta edição em 6 de dezembro.

Mais programação Trabalho Social com Idosos 
Sesc Piracicaba
13/06 (terça) | 14h | Arte e Expressão
Leitura Comentada - Cora Coralina
Uma das escritoras mais importantes da nossa literatura, que publicou seu primeiro livro aos 75 anos e ganhou notoriedade após Carlos Drummond confessar que os seus poemas o tocavam profundamente. Cora Coralina tem sua obra revisitada por Raquel Delvage, escritora e arte educadora.
Teatro. Grátis.

18/06 (domingo) 10h | Comitiva Pardinho
A Orquestra de Viola Caipira de Pardinho tem na música raiz sua inspiração. Apresenta nesse show, seu repertório composto por grandes clássicos do cancioneiro que retratam a vida simples do homem sertanejo. Regência Maestro Magnanha.
Teatro. Grátis. Livre.
Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

21 /06 (quarta) | 14h | Sociedade e Cidadania
Campanha de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
Com o tema Violências Veladas a campanha reforça a importância do diálogo e da participação social para que todos os indivíduos sintam-se respeitados e adotem posturas de comprometimento e cuidado com o outro.
Intervenções Urbanas: Visibilidade
O público tem a oportunidade de abrir caixas que desvendam, de maneira reflexiva e poética, como os idosos podem ser tratados pela sociedade, mostrando o lado oposto da violência contra os idosos. Com o Coletivo O Clube.
Itinerante. Grátis. Livre.

Semana De Prevenção de Quedas em Idosos
Com o tema Um passo de cada vez - Não caia em armadilhas, visa o questionamento sobre os fatores que envolvem a atenção, principalmente quando se executa várias tarefas simultâneas.
Dança Circular
Equilíbrio Corporal e Cognitivo
Encontro e celebração para o desenvolvimento do equilíbrio e agilidade, aumentando a força muscular e a postura corporal. Com a focalizadora Valeri Forti.
Comedoria. Grátis.


29/06 (quinta) | 14h | Capoeira Adaptada e Integrativa
Comedoria. Grátis.
Dança, luta e jogo fazem parte desta arte originária no período da escravidão, que desenvolve a coordenação motora, capacidade cardiovascular e sociabilidade através da sua prática. Orientação de Mestre Zequinha.

30/06 (sexta) | 14h | Corpo e mente
Exercícios para melhora muscular, capacidade cognitiva e da memória. Com a terapeuta corporal Angela Barreira.
Comedoria. Grátis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário