sexta-feira, 5 de maio de 2017

PROGRAMAÇÃO VIRADA CULTURAL PAULISTA 2017 | PIRACICABA



26/05 | ESQUENTA DA VIRADA
Dia 26/05, a partir das 19h, acontece o Esquenta da Virada, no Engenho Central, com entrada gratuita.

Música e gastronomia em prol de oito entidades assistenciais de Piracicaba:
Funjape, Grupo Escoteiro São Mário 144º, Creche Amas, Apaspi, Educando pelo Esporte, Espaço Pipa, Casa do Bom Menino e União Espírita de Piracicaba. Uma iniciativa da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural.


SHOWS
Rio Grande Blues
Graime e Gordão
Belize e Bermudas
Os Republicados


27 e 28/05 | VIRADA CULTURAL PAULISTA 2017

ABERTURA
27/05 | SINFÔNICA DE PIRACICABA 
Teatro do Engenho



27/05 | BLOCO DOMINGO ELA NÃO VAI

PROGRAMAÇÃO 
ENGENHO CENTRAL
Entrada gratuita
27/05 (SÁB)
18h: Orquestra Sinfônica de Piracicaba (abertura oficial) - Teatro Erotides de Campos
18h: Exposição de cerâmica – Grupo InVento [artes visuais] - Célula do Museu do Açúcar
18h: Bloco Domingo Ela Não Vai (concentração às 17h) - avenidas Renato Wagner x Centenário
19h: Espaço Infantil – brincadeiras tradicionais e infláveis - Armazém 14
19h: Big Band Louv'Art Jazz (instrumental) - Palco 2
19h30: Sandra Rodrigues – Tributo a Clara Nunes [música] - Palco 1
20h30: Royales [música] - Palco 2
21h: Westside Full [dança] - Palco 1
21h45: Capitão Nemo [música] - Palco 2
22h: Match – O Maravilhoso Coletivo [teatro] - Teatro Erotides de Campos
22h30: Rashid [música] - Palco 1
23h30: Aldeia Kamikaze [música] - Palco 2
0h: Jorge Vercillo [música] - Palco 1
0h30: O Mundo Visto Daqui – Victor Camejo [stand-up] - Teatro Erotides de Campos



28/5 (DOM)
DIA DA ÁFRICA 
9h: Dia da Àfrica: Geacap Show – Apresentação de Capoeira de Angola Escolas Raiz e Mestre Zequinha [cultura popular] - Armazém 14B
9h: Caipiras do Plein Air – pintura ao ar livre [artes visuais] - Engenho Central
10h Exposição Acervo da Pinacoteca Miguel Dutra [artes visuais] - Galeria do Engenho
10h Exposição de cerâmica – Grupo InVento [artes visuais] - Célula do Museu do Açúcar
10h Dia da Àfrica: Fanta Konatê de Guiné África – Oficina de Dança Afro | Luís Kinugawae – Oficina de Percussão - Oficina de Maculelê Cordão de Ouro
10h30: Contos Daqui e de Lá – Grupo Parampará contação de história - Quiosque da Leitura Parque da Rua do Porto (infantil)
11h Espaço Infantil: brincadeiras tradicionais e infláveis - Armazém 14
11h Sou Toda Coração – Débora Duboc [teatro]
13h: Dia da Àfrica: O Negro nos 250 anos de Piracicaba – Roda de Conversa com o Professor Noedi Monteiro e Antônio Filogênio Jr.
14h: Dia da Àfrica: Roda de Samba – Comunidade Quilombola e sambistas convidados: Yvisson Pessoa, Marquinho Jaca, Chocolatte Vila Maria, Juca Ferreira, Elaine Teotonio e Mestre Geninho [música] - Armazém 14B
14h: O Novo Rei de Beleléu – Cia Ouro Velho - Teatro Erotides de Campos
15h30: Sem Cartola – Bem Ludmer [stand-up] - Palco 1
16h: Diversão em Cena [teatro infantil] - Áreas externas - Engenho
16h30: Grupo Cantoá [música] - Palco 2
17h: Todos os Sonhos do Mundo – Os Satyros - Teatro Erotides de Campos
17h: Mariana Aydar [música] - Palco 1
18h: As Piracicabanas [música] - Palco 2
18h30: Cezar e Paulinho [música] - Palco 1


Em sua 11ª edição, acontece a VIRADA CULTURAL PAULISTA 2017, nos dias 27 e 28 de maio em Piracicaba, no Engenho Central. Uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, que investe na programação artística principal. Os municípios são correalizadores, ficando responsáveis pela montagem da infraestrutura de palco, som, segurança e limpeza, além de reforço à programação artística. 

Pela primeira vez, a Virada terá apoio do Ministério da Cultura, por meio do Fundo Nacional de Cultura e da Lei Rouanet.

A iniciativa é uma co-realização entre a Secretaria de Estado da Cultura por meio da Apaa (Associação Paulista dos Amigos da Arte) e Prefeitura de Piracicaba, por intermédio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). Produzido pela Apaa - Associação Paulista dos Amigos da Arte, organização social de cultura parceira da Secretaria.

No Palco 1, o evento tem como destaques Jorge Vercillo, Mariana Aydar e Cezar e Paulinho, além da cantora piracicabana Sandra Rodrigues. 

No Palco 2, haverá as apresentações das bandas piracicabanas Louv´Art, Royales, Capitão Nemo, Aldeia Kamikaze, Grupo Cantoá e Orquestra de Viola As Piracicabanas. A abertura oficial será às 18h, no Teatro Erotides de Campos, com o "Concerto Caipira" da Orquestra Sinfônica de Piracicaba, sob regência do maestro Jamil Maluf e participação do violeiro Ivan Vilela. 

Uma das novidades desta edição da Virada Cultural é a presença do Bloco Domingo Ela Não Vai. Sucesso no Carnaval de São Paulo - o grupo, criado no fim de 2015, levou 150 mil pessoas à região central da cidade este ano - o Bloco faz sua primeira apresentação fora da capital paulista. A concentração começa às 17h, no cruzamento das avenidas Renato Wagner com Centenário, e o trio parte para o Engenho Central às 18h, com chegada prevista às 19h. Outro destaque fica com o Dia da África, que reunirá uma série de atividades culturais e musicais no Armazém 14B relacionadas à cultura afro-brasileira.

A programação ainda reúne exposições de cerâmica organizadas pelo grupo InVento (Célula do Museu do Açúcar); na Galeria do Engenho, haverá uma mostra com obras do acervo da Pinacoteca Miguel Dutra, além de jogos e brincadeiras infantis, tanto no sábado quanto no domingo, no Armazém 14 e contação de histórias na manhã de domingo (Quiosque da Leitura do Parque da Rua do Porto). No domingo, um dos destaques é a peça "Sou toda coração", de Débora Duboc, no Teatro Erotides de Campos, além do grupo Os Satyros, com o espetáculo "Todos os Sonhos do Mundo".

Estacionamento
Todos as vagas de estacionamento localizadas na avenida Beira Rio e vias no entorno da região - Largo dos Pescadores, Rua do Porto, ruas em volta do Engenho Central - estarão liberadas para estacionamento gratuito.

Acesso ao Engenho Central por pedestres
Será feita por três entradas: Passarela Pênsil, Passarela Estaiada e Mirante. Haverá revista por equipe de segurança especializada. Não será permitida a entrada de objetos pontiagudos, dentre outros que comprometam a segurança do público. É proibido o acesso com bebidas alcoólicas, em qualquer recipiente.

O Engenho manterá em suas áreas internas equipes de segurança privada, da Guarda Civil e de Brigadistas Socorristas. Nas áreas externas, haverá patrulhamento pela Polícia Militar.

O acesso de menores de 16 anos segue o mesmo esquema da Festa das Nações. Os menores deverão entrar com seus responsáveis legais ou maiores de 18 anos, que deverão preencher o Termo de Autorização que estará à disposição nas entradas do Evento.

Alimentação
Um total de 13 entidades assistenciais participam da Praça de Alimentação da Virada Cultural - Crami, Funjape, Grupo Escoteiro São Mario, Amas, Apaspi, Educando pelo Esporte, Espaço Pipa, Casa do Bom Menino, Auma, Banco de Remédios, Casvi, LBV e Oratório São Mário. Serão servidas opções de comidas de rua, a preços populares, de R$ 5,00 a R$ 15,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário