quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

DEDINI DE PIRACICABA PRODUZINDO PARA BELO MONTE

Setenta e duas pás usadas nas turbinas tipo Francis, da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, foram fabricadas em Piracicaba, pela Fundição da Dedini Indústrias de Base. Cada peça, encomendada pela fábrica de turbinas da Alstom, mede cerca de 4,8 m e pesa 16,2 toneladas – o equivalente a 16 carros de passeio, aproximadamente. Construída no rio Xingu, a usina será a maior hidrelétrica 100% nacional e a terceira maior do mundo, com capacidade para abastecer 60 milhões de pessoas em 17 estados brasileiros - 40% do consumo residencial do país - quando o empreendimento estiver concluído, em 2019.

Segundo Sinval Loyolla, gerente-geral da Fundição Dedini, as pás foram fabricadas em aço inoxidável do tipo ASTM A743 Gr CA6NM. “O grande desafio foi fabricá-las utilizando apenas um forno a arco. Na China, nenhum concorrente nosso hoje é capaz de fazer isso. A dificuldade do processo está em conseguir manter a porcentagem de Carbono em 0,06% no máximo. Já chegamos a fundir, anos atrás, 17 pás de aço inox por mês, atingindo um recorde de 180 pás vazadas em um ano”, diz.

Nas últimas seis pás do Projeto Belo Monte, a Dedini deu passos à frente e utilizou o sistema VOD, o que a equipara em tecnologia aos principais concorrentes no mundo. “O VOD (Vacuum Oxigen Decarburization) é um equipamento de altíssima tecnologia para produção de aço inoxidável e que também pode ser utilizado como VD (Vacuum Degassing), para produção de aços carbono e ligados de alta qualidade”, explica o gerente-geral.

O sistema VOD foi resultado de um investimento de R$ 30 milhões, recurso bancado pela cliente Alstom, para que a Dedini se encarregasse da produção de pás utilizadas nos produtos da empresa produtora de turbinas.

Para produzir as pás das turbinas de Belo Monte, a Fundição Dedini teve que passar por uma qualificação, avalizada pelos engenheiros dos clientes, e pela fabricação de peças protótipos, também submetidas à avaliação técnica.

“Neste momento, estamos utilizando nosso novo VOD como VD. Iniciamos em meados deste ano um novo negócio, produzindo lingotes para forjarias, o que nos proporcionou vendas de 1.832 toneladas já entregues”, informa Loyolla.

Hidrelétricas brasileiras têm peças da Dedini

“Podemos afirmar que todas as grandes usinas hidrelétricas construídas no Brasil, desde a década de 1970, têm peças da Fundição Dedini”,conta Loyolla. Nos últimos anos, a empresa forneceu pás para as usinas Jirau, Santo Antonio, Jari, Cachoeira do Caldeirão, Teles Pires, Baixo Iguaçu e São Manoel.

Na antiga planta (junto à Siderúrgica Dedini, hoje ArcelorMittal), a Fundição Dedini fez duas das maiores peças em aço produzidas em todo Brasil até hoje: dois anéis de turbina Francis, para a Usina de Tucuruí (a segunda maior do país), pesando 110 toneladas cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário