sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

ATIVIDADES PARA IDOSOS NO SESC PIRACICABA

Sesc Piracicaba inicia atividades para os idosos

Onde estão os idosos de Piracicaba? Cerca 260 participam diariamente das atividades que integram o Trabalho Social com Idosos (TSI) do Sesc Piracicaba, programa de educação não formal desenvolvido pelo Sesc SP desde 1963. Em 2016, aproximadamente 6.400 pessoas participaram dos shows, bate-papos, sessões de cinema, oficinas de artesanato, vivências musicais e teatrais, jogos e palestras realizados na programação que é agrupada em três conjuntos – Arte e Expressão, Corpo e Movimento e Sociedade e Cidadania.

Para 2017, o Sesc Piracicaba pretende ampliar projetos como Sarau Sertanejo, que acontece todo primeiro domingo com mês e reuniu cerca de 2 mil pessoas nos shows realizados em 2016; realizar a segunda edição do projeto Trajetórias – Uma breve reflexão sobre nossas matrizes culturais, que trouxe personalidades piracicabanas com muita história pra contar; Cine Interativo, que são exibições de filmes com mediação e reflexão sobre o envelhecimento; Roda de Prosas que acontece toda terça, às 14h, e reúne os participantes em encontros que exploram diferentes linguagens como música, dança, literatura e colocam o idoso para refletir, trocar ideias e encontrar novos e velhos amigos; Viagens e passeios de um dia para conhecer locais como Sala São Paulo e Museu do Futebol, além de visita ao Sesc Bertioga para encontro dos grupos da Terceira Idade de outras unidades; e a prática de atividades esportivas como o Vôlei Adaptado e o Quimbol, esporte genuinamente piracicabano que mescla fundamentos do voleibol, tênis de campo e futebol e é praticado às terças e quintas na unidade do Sesc Piracicaba por cerca de 20 atletas com mais de 60 anos.
Experimentasons, projeto realizado em 2016, trabalhou cantigas, oralidade e jogos cênicos para estimular a sensibilidade e a coordenação motora.
Foto: Comunicação/Sesc Piracicaba

Segundo Adriano Costa, animador cultural do Sesc Piracicaba e responsável pela programação do TSI, a proposta é desenvolver projetos e ações que possibilitam que novos e velhos idosos participem das atividades que refletem o processo do envelhecimento ativo, tornam o idoso protagonista de sua própria rotina e proporcionam descobertas de novas habilidades e gostos. “A gente quer que o idoso sinta-se à vontade no Sesc, seja praticando atividade física, seja lendo, assistindo filme ou dançando. O convite é que os idosos vivenciem novas sensações e  aprendam coisas novas como, por exemplo, aprimorar a dança e/ou aprender a mexer no celular”, conta. Inclusive, semanalmente, o Sesc desenvolve o projeto Plugados no Espaço de Tecnologias e Artes que disponibiliza um instrutor para ensinar o idoso  a usar aplicativos ou a navegar na rede mundial.

Em fevereiro, o destaque da programação ficará para dança e música. O mês já inicia com oficina de Dança livre com a arte-educadora Rogéria Zago, que ministrará encontros que estimulam a criatividade, conscientização e autoconhecimento do gesto corporal, educação do movimento e coordenação motora, além de proporcionar interação e bem estar, confiança e autonomia. E, para o Carnaval, no dia 22/2, o maestro, músico e docente da Escola de Música de Piracicaba Maestro - Ernst Mahle, Emerson Martins, faz uma leitura erudita de grandes sucessos de carnaval com instrumentos acústicos que valorizam o período histórico da criação e seus autores. A participação nessas atividades é gratuita e aberta ao público.
  
Bem-estar e qualidade de vida

Encontros sobre dicas de alimentação e orientações sobre a saúde são abordados frequentemente na programação do TSI. Anualmente o Sesc SP desenvolve a Semana de Prevenção de Quedas que traz testes e orientações de como evitar as quedas principalmente em casa, que são quase 80% dos casos dos acidentes nessa faixa etária. Outro tema recorrente na programação é o cuidado com a alimentação por meio de encontros com temáticas sobre diabetes e montagem de hortas, por exemplo. Terapeutas ocupacionais, nutricionistas e fisioterapeutas ministram palestras e bate-papo com orientações gerais para a terceira idade e, também em fevereiro, um dos destaques será palestra sobre a importância da hidratação e ensinamento sobre o preparo de águas aromatizadas. 

Como participar?
O Trabalho Social com Idosos é um programa para pessoas acima de 60 anos. Informações sobre como participar podem ser obtidas no Núcleo do TSI pelo telefone (19) 3437-9245 ou pessoalmente no Sesc Piracicaba – Rua Ipiranga, 155 – de terça a sexta, das 13h15 às 21h45 e de sábado, domingo e feriado, das 9h30 às 17h45.

FEVEREIRO | PROGRAMAÇÃO IDOSOS | Sesc Piracicaba


ESPECIAL
Carnaval Popular Brasileiro
O Sesc cai literalmente na folia com uma programação especial de carnaval para todos os gostos populares. A programação traz marchinhas carnavalescas tradicionais, bateria de escola de samba com sambas-enredos que caíram na boca do povo e bloco de rua encorpado por orquestra de frevo e maracatu. Em meio a confetes e serpentinas, teatro, palestras e oficinas ensinam as crianças confecção de fantasias, os primeiros passos de frevo e batucadas.

Idosos
Palestra Musicada
A maior festa popular brasileira recebe uma leitura erudita com seus instrumentos acústicos, valorizando o período histórico da criação e seus autores. No repertório, grandes sucessos da "festa de momo". Com Emerson Martins, maestro, músico e docente da Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle.
Dia 22/2, quarta, 14h. Comedoria. Grátis. Livre.

Arte e Expressão
Dança Livre
Oficina de dança que estimula a criatividade, conscientização e autoconhecimento do gesto corporal, educação do movimento e coordenação motora, além de proporcionar interação e bem estar, confiança e autonomia. Com arte educadora de dança Rogéria Zago.
De 7 a 21/2, terças, 14h. Comedoria. Grátis.

Corpo e Movimento
Cuide-se

Consciência corporal e aquisição de novas atitudes previnem e trazem uma melhora na qualidade de vida. Nessa vivência, promova sua autonomia e diminuição do risco de queda. Com Maria Ângela Barreira, terapeuta ocupacional.
Dia 1/2, quarta, 14h. Teatro. Grátis.


Água Aromatizada
Hidratação utilizando diferentes técnicas lúdicas e saborosas no preparo de águas: com frutas, ervas e especiarias. Com Valéria Godoy, cientista dos alimentos.
Dia 8/2, quarta, 14h. Teatro. Grátis.

Sociedade e Cidadania
Plugados

Atividade orientada para navegar na internet e conhecer vários recursos da plataforma virtual.
De 3 a 24/2, sextas, 15h30 e 16h30
De 7 a 28/2, terças, 16h30
Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis



Artesanato Solidário
Eixo da Valorização Social é transversal a vários programas das artes visuais, uma ação em educação, seguindo as mesmas diretrizes dos programas socioeducativos, ou seja, educação que acontece em um contexto que faz sentido, que propõe desenvolvimento dos indivíduos e grupos a partir de seus interesses, seus conhecimentos, valorizando suas ideias.

Oficina de costura
Aprenda a confeccionar peças rápidas explorando as técnicas de costura à máquina e à mão por meio da socialização de conhecimentos e práticas criativas. Com Celene Rissato, Educadora de Tecnologias e Artes.
De 2 a 23/2, quintas, 14h. Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis.
Inscrições: sescsp.org.br/piracicaba
Necessário credencial Sesc.

Sesc Piracicaba
Rua Ipiranga, 155 - Centro
(19) 3437-9292
Rua Ipiranga, 155 – Centro.
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 13h15 às 21h45 e de sábado, domingo e feriado, das 9h30 às 17h45.



Nenhum comentário:

Postar um comentário