domingo, 27 de novembro de 2016

MONUMENTO MARCO DA PAZ

No dia 26/11/2016, foi inaugurado o Marco da Paz em Piracicaba, o mais recente ponto turístico da cidade. O monumento foi construído dentro do Parque da Rua do Porto, ao lado do Teatro de Arena.

O monumento idealizado pelo italiano Gaetano Brancati Luigi, concretizado no Brasil por meio da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo). 

SÍMBOLO 
O Marco da Paz é um monumento idealizado pelo italiano Gaetano Brancati Luigi, com a intenção de promover a cultura da paz pelo mundo. Ele, ainda criança, presenciou e passou pelas dificuldades da II Guerra Mundial, quando aos 12 anos se mudou para a Argentina e, logo depois, para o Brasil. Com o apoio da ACSP/Facesp, em 1999, Luigi criou o primeiro monumento em São Paulo, no Páteo do Collegio. Atualmente, o Marco da Paz está presente em várias cidades brasileiras, como São Paulo, Aparecida e Bertioga, e em outros países, como México, Argentina, Bolívia, Portugal, China, Uruguai e Itália.

UN GIORNO IL GRANO DELLA PACE FIORIRÁ!
"O Marco da Paz é um monumento único no gênero, lembrando aos homens dos cinco continentes a necessidade da manutenção da Paz à atual geração e as novas gerações a promessa de um mundo melhor.."

“ Como a Paz é uma palavra curta, mas forte, poderosa e necessária, cada ser humano pode carregá-la consigo na mente e no coração.” Gaetano Brancati Luigi

Em Piracicaba, o projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Piracicaba (por meio das secretarias de Obras, Turismo, Meio Ambiente, Trânsito e Trabalho e Renda), Acipi, Facesp, ACSP, Lions Clube, Loja Maçônica, Grande Oriente de São Paulo, Sinos Piracicaba, Coplacana, Afocapi, Sicoobcocre, CDL Piracicaba, Rotary Clube, Frafem, Diocese de Piracicaba, Mãos que Ajudam - A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Apaflar, Ascopi, Tecnolamp do Brasil, Graniart Marmoraria, Raízes Paisagismo, Multiverde, Coimbra Artes em Cimento, Atepi, Sincop, Projeto Subjetivações, Instituto Beatriz Algodoal, Conseg, Lumart, IHGP, Simespi, Sociedade Beneficente Sírio Libanesa, OAB, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil, Brahma Kumaris, Harley- Davidson, Bodes do Asfalto, SSVP – Conselho Central de Piracicaba, SSVP – Conselho Central Norte de Piracicaba, Corporação Musical União Operária e Orquestra de Viola Caipira.

“A instalação deste Marco veio em um momento certo, no final de meu mandato, durante o qual, além de trabalhar pelo desenvolvimento da cidade, também procurei promover o bem-estar social e a cultura da paz. É bom deixar esta marca para a cidade, que é a marca da convivência, da solidariedade e da fraternidade”, ressalta o prefeito Gabriel Ferrato.

“Apesar de a Acipi estar muito envolvida com o Marco da Paz, já que ele é ligado diretamente à Associação Comercial e Industrial de São Paulo, este não é projeto apenas da associação ou de outra entidade. É um projeto da cidade e está contando com o apoio de muitas instituições para que possa fazer parte da rota turística do município. Esse é o papel do Marco da Paz: promover o elo do município, visando um bem comum: a cultura da paz. O Marco é da cidade, é dos piracicabanos”, explicou Paulo Roberto Checoli, presidente da Acipi.

Amir Massis, diretor da Associação Comercial de São Paulo, explica que o objetivo, após a inauguração, é que o Marco da Paz seja utilizado pelas instituições da cidade como um local de realização de eventos, e que mantenha uma programação em seu entorno durante todo o ano, para que ele seja um elo entre as instituições da cidade e propagador da cultura da paz. “Piracicaba uma vez mais dá o exemplo na prática da cultura da Paz, ao abraçar o Monumento Marco da Paz com mais de 40 entidades capitaneadas pela Prefeitura Municipal e a ACIPI - Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, que reafirmam em coro a sua crença pela não violência. Estou muito feliz por este sonho realizado, agradecendo ao Prefeito Gabriel Ferrato, ao Presidente da ACIPI Paulo Roberto Checoli, ao Presidente da ACSP e FACESP Alencar Burti, e a todas as entidades e empresas que fizeram as doações que propiciaram construirmos o Monumento Marco da Paz em Piracicaba sem custo ao erário publico, e aos voluntários que com muito amor trabalharam”, afirma ele.




Nenhum comentário:

Postar um comentário