terça-feira, 8 de novembro de 2016

MONUMENTO MARCO DA PAZ EM PIRACICABA


Setur, Acipi e entidades envolvidas convidam para reunião aberta do projeto do Monumento Marco da Paz

A reunião será realizada nesta terça-feira (08), às 19h30, no miniauditório da Acipi

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), a Acipi, e as demais entidades envolvidas convidam a população para a segunda reunião pública sobre o projeto do monumento Marco da Paz, que acontecerá nesta terça-feira, dia 08 de novembro, às 19h30, no miniauditório da Acipi. O objetivo desta reunião é apresentar o andamento do projeto, o cronograma da obra, e também será uma oportunidade para que mais instituições interessadas em participar possam se envolver com o projeto.

O Monumento do Marco da Paz está sendo construído dentro do Parque da Rua do Porto, ao lado do Teatro de Arena, e a previsão é que seja inaugurado no final de novembro. No dia da inauguração haverá uma programação cultural gratuita, com apresentações de entidades envolvidas durante todo o dia e exposições, além de um culto ecumênico em prol da cultura da paz.

A secretária de Turismo, Rose Massarutto, explica que Piracicaba será a primeira cidade da região a receber o Marco, e convida mais instituições da cidade para participar do projeto. “Poucas cidades no país receberam esse Marco e a ideia da implantação é mobilizar as entidades e associações da cidade para a reflexão da amizade e paz. Todos que tiverem interesse de participar serão bem-vindos”, disse.

Este é um monumento idealizado pelo italiano Gaetano Brancati Luigi, concretizado no Brasil por meio da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e Facesp (Federação das Associações Comercial do Estado de São Paulo), e na cidade de Piracicaba o projeto é fruto de uma parceria entre Prefeitura, ACSP, Facesp, Acipi, Lions Clube, Loja Maçônica, Sinos Piracicaba, Coplacana, Afocapi, Sicoobcocre, CDL Piracicaba, Rotary Clube, Frafem, Diocese de Piracicaba, Mãos que Ajudam - A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Apaflar, Ascopi, Tecnolamp do Brasil, Graniart Marmoraria, Coimbra Artes em Cimento, Atepi, Conseg, Lumart, IHGP, Simespi, OAB, Polícia Militar, Guarda Civil, Brahma Kumaris, Harley Davidson, Bodes do Asfalto, Conselho Central de Piracicaba, SSVP – Conselho Central Norte de Piracicaba e Corporação Musical União Operária.

SÍMBOLO – O Marco da Paz é um monumento idealizado pelo italiano Gaetano Brancati Luigi, com a intenção de promover a cultura da paz pelo mundo. Ele, ainda criança, presenciou e passou pelas dificuldades da II Guerra Mundial, quando aos 12 anos se mudou para a Argentina e, logo depois, para o Brasil. Com o apoio da ACSP/Facesp, em 1999, Luigi criou o primeiro monumento em São Paulo, no Páteo do Collegio. Atualmente, o Marco da Paz está presente em várias cidades brasileiras, como São Paulo, Aparecida e Bertioga, e em outros países, como México, Argentina, Bolívia, Portugal, China, Uruguai e Itália.

As entidades que tiverem interesse em participar podem entrar em contato pelo e-mail: marcodapazpiracicaba@gmail.com

Mais informações sobre o histórico do Marco da Paz: www.marcodapaz.org.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário