domingo, 27 de novembro de 2016

MERCADIN DE NADÀL DE SANTANA


MERCADÌN DE NADÀL 
(Mercadinho Natalino da Colônia Tirolesa de Piracicaba)
26/11 e 03/12 (sábados) - das 19h às 23h
27/11 e 04/12 (domingos) - das 10h às 17h

Programação Cultural: Apresentações dos Corais Stella Alpina, Caneva, Vá Pensiero, e convidados durante os dias do evento.
Local: Salão de Festas da Igreja de Santana - Bairro Santana

A Colônia Trentino-Tirolesa de Piracicaba realiza mais uma edição do Mercadìn de Nadàl, no bairro de Santana. Festa tradicional na Europa e principalmente nos Alpes tiroleses, e que a comunidade tirolesa de Piracicaba resgata com o mesmo formato, características e simbologia.

Além de produtos natalinos como guirlandas, e enfeites, os visitantes também encontrarão no Mercadìn de Nadàl produtos artesanais em madeira, pintura em telhas, panos de copa, bonecas, pinturas típicas, vinhos, licores, suco de uva, geleias, compotas, pães e bolos caseiros, grostòi (pastelzinho típico), artesanato em concreto expandido, artesanato em tecido, patchwork, tricô, crochê e mais uma série de produtos que podem ser ótimas sugestões para presentear no Natal.

Nos dias de evento estão programadas apresentações de corais, aproximando os visitantes da cultura trentino tirolesa e também uma decoração ecologicamente correta elaborada pela comunidade. Acontecerão apresentações dos Corais Stella Alpina, Caneva, Vá Pensiero e convidados.

Além da feira Natalina, os visitantes poderão conhecer ainda os atrativos gastronômicos turísticos existentes no Bairro Santa Olímpia e Santana, como a Cantina Tirolesa, Pizzaria, Cafeteria e Lanchonetes.

O evento é uma realização dos produtores e artesãos dos bairros de Santa Olímpia e Santana e das Associações de Bairros, do Circolo Trentino di Santa Olímpia e do Circolo Trentino de Piracicaba, com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Turismo.

História do Mercadìn
O Mercadìn de Nadàl se originou no século XIV, nos festejos tradicionais da região do Sul da Alemanha, mais precisamente na Baviera. Durante o período de Natal, os artesãos vendiam artigos natalinos para relembrarem o nascimento do Menino Jesus e São Nicolau.

Se popularizou nos Alpes e na região tirolesa, é uma tradição que atrai anualmente milhares de turistas. Na região trentina, de língua italiana, o mais famoso é o Mercatino di Natale da cidade de Trento.

O Mercadinho de Natal, popularizou-se nos Alpes e na região do Tirol, por sua vez, essa tradição foi resgatada e abrasileirada em nossa Colônia Trentino-Tirolesa em 2009. A cada ano o Mercadin é realizado em um dos bairros da nossa colônia, alternando entre Santana e Santa Olímpia.

O evento deste ano, em sua oitava edição, conta com 15 expositores, incluindo praça de alimentação e artesanato típico e natalino, produzido pelos artesãos das comunidades Trentino-Tirolesas de Piracicaba

Projeto Luz & Arte
O Mercadìn de Nadàl integra a programação do Projeto Luz & Arte, idealizado para promover o turismo, a cultura e os comércios locais, por meio de apresentações culturais, iluminação de espaços públicos e shows da Casa de Noel. Em sua oitava edição, o projeto é resultado da parceria entre Prefeitura de Piracicaba – por meio das secretarias de Turismo, Ação Cultural e Fundo Social – e a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba).



Nenhum comentário:

Postar um comentário