quinta-feira, 2 de junho de 2016

PROGRAMAÇÃO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE


O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Através do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também estabeleceu que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente que tem por finalidade apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País.

A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) divulga as atividades em comemoração à Semana Nacional do Meio Ambiente, em Piracicaba, de 2 a 12 de junho. 

Participam da organização das atividades, além do Instituto, Sedema, Secretaria da Ação Cultural (Semac), Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba). De acordo com os organizadores, a semana visa conscientizar a população sobre os problemas ambientais do Brasil e do mundo e a importância de preservar a natureza. Para alcançar esse fim, o conteúdo é apresentado ao público de forma lúdica, por meio de atividades artísticas, ecológicas e culturais, com intuito de despertar a consciência e a reflexão sobre o meio ambiente, principalmente entre crianças e jovens do ensino fundamental.

As atividades, acontecem em vários pontos da cidade, como Núcleo de Educação Ambiental (visitas monitoradas), Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes (exposição), Casa do Povoador (oficinas, exposições e brincadeiras), Centro Cultural Antônio Pacheco Ferraz (exibição de vídeos e filmes), praça José Bonifácio (música) e praça da Paz, na avenida 31 de Março (plantio de árvores).

No domingo, 05 de junho, haverá uma sessão solene em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, organizada pela Comissão de Eventos Cívicos da Prefeitura de Piracicaba, na praça da Casa do Povoador, às 8h30, com plantio de uma árvore simbolizando o Dia do Meio Ambiente, apresentação musical, além de caminhada ecológica, que sai da própria Casa do Povoador, seguindo para o Parque da Rua do Porto, avenida Beira Rio, Ponte Pênsil, Parque do Mirante, NEA e Engenho Central, com retorno à Casa do Povoador.


Atividades da Semana do Meio Ambiente
Abertura: quinta-feira - 02/06/2016
Visitas do NEA monitoradas de escolas
Local: Parque do Mirante e Parque da Rua do Porto
Período: de 02/06/2016 a 10/06/2016

Exposição Vida no Campo, do repórter fotográfico Pauléo
Local: Museu Prudente de Moraes - Rua Santo Antônio, 641
Período: de 02/06/2016 a 10/07/2016

EXIBIÇÃO DE VÍDEOS E FILMES
Local: Centro Cultural Antônio Pacheco Ferraz - Estação da Paulista
Av. Dr. Paulo de Moraes, 1.580 - Paulista, Piracicaba
Horário: 19h30
Ilha das Flores (13’), de Jorge Furtado
Curta-metragem que mostra como a economia gera relações desiguais entre os seres humanos. O filme já foi acusado de "materialista" por ter, em uma de suas cartelas iniciais, a inscrição “Deus não existe". A CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) concedeu ao filme o Prêmio Margarida de Prata, como o "melhor filme brasileiro do ano" em 1990. Em 1995, Ilha das Flores foi eleito pela crítica europeia como um dos 100 mais importantes curtas-metragens do século.

ESCOLA DE BAMBU (15’):
Curta-metragem que relata a realidade de uma Escola de Bambu existente na comunidade africana de Fendel, na Libéria. O material gerou um projeto de ajuda humanitária para a reconstrução da escola.

Elias dos Bonecos (14’), de Nordahl Christian Neptune
Curta-metragem que retrata a vida e obra do artista popular piracicabano Elias Rocha, mais conhecido como Elias dos Bonecos, falecido no dia 1º de abril de 2008.

Sexta-feira – 03/06/2016
Som do Meio Dia
Apresentação musical com o Grupo Água de Vintém
Local: Coreto da Praça José Bonifácio
Horário: 12h

EXIBIÇÃO DE VÍDEOS E FILMES
Local: Centro Cultural Antônio Pacheco Ferraz - Estação da Paulista
Av. Dr. Paulo de Moraes, 1.580 - Paulista, Piracicaba
Horário: 19h30
Saneamento Básico, o Filme (112’), de Jorge Furtado:
Os moradores da fictícia Linha Cristal, uma pequena vila de descendentes de colonos italianos localizada na Serra Gaúcha, reúnem-se para tomar providências a respeito da construção de uma fossa para o tratamento do esgoto. Eles elegem uma comissão, que é responsável em fazer o pedido junto à subprefeitura. A secretária do prefeito reconhece a necessidade da obra, mas informa que não há verba para realizá-la. Entretanto, a prefeitura dispõe de quase R$ 10 mil para a produção de um filme. Este dinheiro foi dado pelo governo federal e, se não for usado, será devolvido em breve. Surge então a ideia de usar a quantia para realizar a obra e rodar um filme sobre a própria obra. Porém, a retirada da quantia depende da apresentação de um roteiro e de um projeto do filme, além de haver a exigência que ele seja de ficção. Desta forma os moradores se reúnem para elaborar um filme barato, que conta a história de um monstro que vive nas obras de construção de uma fossa.

SÁBADO – 04/06/2016
Abertura da Exposição Fotográfica Aves do Tanquã: uma Viagem ao Pantanal Paulista, de Luciano Monferrari
Local: Museu Prudente de Moraes - Rua Santo Antônio, 641
Período: de 04/06/2016 a 03/07/2016
Horário: 14h

Exposição Natureza em Blocos - acervo EIAS – Empresa de Inteligência Ambiental.
Local: Casa do Povoador
Período: de 04/06/2016 a 12/07/2016
Horário: das 9h às 16h30

Oficinas e dinâmicas de grupo para crianças:
- Jogos de Resíduos Sólidos;
- Jogos de Tabuleiro Gigante da Mata Ciliar;
- Maquete da Mata Ciliar

Obs.: Serão 2 dias de oficinas no total – EIAS Empresa de Inteligência Ambiental
Local: Casa do Povoador
Período: 04/06/2016 a 05/06/2016
Horário: das 14h às 17h

DOMINGO – 05/06/2016



DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
Sessão Solene em Homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente - Comissão de Eventos Cívicos da Prefeitura do Município de Piracicaba
Local: Praça da Casa do Povoador – Av. Beira Rio
Horário: 08h30 – Plantio de uma Árvore simbolizando o Dia do Meio Ambiente

Caminhada Ecológica

Local da Saída: Praça da Casa do Povoador – Parque da Rua do Porto, Av. Beira Rio, Ponte Pênsil, Engenho Central, Ponte Estaiada, Av. Beira Rio e a Chegada: na Casa do Povoador.
Horário: 09h
Chegada: na Casa do Povoador

Apresentação Musical – Banda Family Show
Local: Casa do Povoador
Horário: 11h30

EXIBIÇÃO DE VÍDEOS E FILMES
Local: Centro Cultural Antônio Pacheco Ferraz - Estação da Paulista
Av. Dr. Paulo de Moraes, 1580 - Paulista, Piracicaba
Horário: 19h30

TERÇA-FEIRA – 07/06/2016 – 19h30
Sertão Progresso (72’), de Cristian Cancino
Transposição de águas do Rio São Francisco e os interesses econômicos e políticos que, desde a época do Império definem a utilização da terra e da água no Sertão nordestino. Documentário gravado em dez estados brasileiros sobre a obra mais ambiciosa do governo Lula, que promete levar água de beber a 12 milhões de habitantes do semiárido.

Quarta-feira – 08/06/2016 – 19h30
Boca do Lixo (54’), de Eduardo Coutinho
O cenário, à primeira vista, pode chocar: um ponto de escoamento de lixo em São Gonçalo, município do Rio de Janeiro. Seringas usadas, comida em estado de decomposição, um estado de miséria absoluta. Pessoas selecionam objetos e comida que possam ser reaproveitados; o que foi rejeitado por uma pessoa serve como fator de sobrevivência para esta. O cenário desalentador não exprime o estado de espírito dos catadores.

QUINTA-FEIRA – 09/06/2016 – 19h30
A Margem do Lixo (1:23’), de Evaldo Mocarzel
O filme retrata a rotina de vida dos catadores de papel e recicláveis na cidade de São Paulo.

SEXTA-FEIRA – 10/06/2016 – 19h30
Ilha das Flores (13’), de Jorge Furtado
Curta-metragem que mostra como a economia gera relações desiguais entre os seres humanos. O filme já foi acusado de "materialista" por ter, em uma de suas cartelas iniciais, a inscrição "Deus não existe". A CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) concedeu ao filme o Prêmio Margarida de Prata, como o "melhor filme brasileiro do ano" em 1990. Em 1995, Ilha das Flores foi eleito pela crítica europeia como um dos 100 mais importantes curtas-metragens do século.

ESCOLA DE BAMBU (15’):
Curta-metragem que relata a realidade de uma Escola de Bambu existente na comunidade africana de Fendel, na Libéria. O material gerou um projeto de ajuda humanitária para a reconstrução da escola.

Elias dos Bonecos (14’), de Nordahl Christian Neptune
Curta-metragem, que retrata a vida e obra do artista popular piracicabano Elias Rocha, mais conhecido como Elias dos Bonecos, falecido no dia 1º de abril de 2008.

SÁBADO 11/06/2016 - 9h

Plante Vida – Nascemos Juntos Para Viver
Sedema / NEA e os Hospitais Santa Casa, Unimed e Plantadores de Cana 

Local: Praça da Paz - final da Av. 31 de Março com a Av. Nossa Sra. de Fátima


Fonte: Prefeitura de Piracicaba



PROGRAMAÇÃO SESC PIRACICABA
DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE - 2 a 28 de junho
Sesc realiza programação intensa em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Ciclo de palestras, shows, bate-papo, oficinas e vivências fazem parte das ações educativas que o Sesc SP promove para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. Para este ano, a programação nas unidades estimula a percepção sobre questões ambientais a fim de difundir o debate sobre sustentabilidade com destaque para áreas verdes urbanas.

Entre os destaques da programação em Piracicaba está abertura das atividades com show do grupo piracicabano“Cantoá” nesta quinta, 2 de junho, às 20h. O trabalho dialoga com a cultura da sustentabilidade ao trazer instrumentos regionais que fortalecem as raízes fundamentadas no samba, ijexá, baião, xote, maracatu, frevo e música caipira. A apresentação é gratuita, será na Comedoria do Sesc e traz repertório formado por canções e compositores que carregam a essência do regionalismo, como Luiz Gonzaga, Zé Ramalho, Tião Carreiro, Nação Zumbi e Gilberto Gil.

“Agricultura Urbana: uma ocupação verde de espaço urbano” é um dos projetos que integra a programação e traz, por meio de bate-papo e oficina, a discussão em torno dos métodos de cultivo sustentável como a agricultura familiar e a agroecologia, que se baseiam na valorização social, promoção da saúde e preservação ambiental. Nesta programação,Guilherme Calabró, engenheiro agrônomo, e Juliano Scarpelin, engenheiro florestal, abordarão conceitos de como implantar a agroecologia em ambientes pequenos, como funciona a agricultura familiar e sua inter-relação com o meio ambiente. Os encontros acontecerão nos dias 4, 7 e 18 de junho.

O Ciclo de Palestra sobre o “Direito Ambiental em Ambiente Urbano” que aborda temas sobre rios, barragens, o papel da sociedade civil na preservação ambiental e como o ser humano modifica o ambiente no qual vive de modo a satisfazer suas demandas sociais e econômicas também é tema da programação do Dia Mundial do Meio Ambiente. Serão duas palestras que acontecerão nos dias 8 e 10 de junho, sempre às 19h30, no Teatro do Sesc e com entrada gratuita.

Para o dia 26 de junho, a Feira de Agroecologia e do Consumo Responsável recebe diversas iniciativas de Piracicaba e região que promovem a agroecologia e a economia solidária para mostrar ao público os trabalhos realizados na cidade. A Feira acontece na Praça do Sesc a partir das 10h e conta com a participação das seguintes iniciativas: Amor Integral, Broto D’Água, Cabocla Amazônia, Casa Nômade, Cuitelo Real, Cultura da Floresta, GEWA - Grupo de Estudos Walter Accorsi, Mani, Núcleo Nheengatu de Agroecologia, Oyá, Permearte, Raros Fazedores de Chocolate, Rede Guandu, Refazenda, Sabiá Sócio Agrobiodiversidade Alimentar, Sítio Marieta e Terra Preta, Sítio Santa Helena e Sítio São Benedito.

AGENDA
Show - Cantoá
O trabalho do grupo piracicabano dialoga com a cultura da sustentabilidade ao trazer instrumentos regionais que fortalecem as raízes fundamentadas no samba, ijexá, baião, xote, maracatu, frevo e música caipira. A banda traz na bagagem influências das tradições populares do Brasil e apresenta um repertório variado, com músicas autorais, canções de domínio público e outros compositores que carregam a essência do regionalismo, como Luiz Gonzaga, Zé Ramalho, Tião Carreiro, Nação Zumbi e Gilberto Gil.
Dia 2, quinta, 20h.
Comedoria. Grátis. Livre para todos os públicos.

Espaço Brincar
Conhecendo algumas espécies de peixe do Rio Piracicaba

Neste encontro a pedagoga e professora de educação infantil Dani Farto contará histórias do nosso rio e os peixinhos que vivem por lá proporcionando um encontro entre pais e filhos para vivenciar experiências com o feltro e um lúdico jogo da memória temático.
Dia 4, sábado, 11h.
Sala de Leitura. Grátis. Livre para todos os públicos.

Show - Terra e Prosa
Banda que traz em seu repertório músicas com temática socioambiental em versos, prosas e sons. Apresenta obras de Geraldo Azevedo, André Abujamra, Xangai, Luiz Gonzaga e Elomar, além de trabalhos autorais dos integrantes da banda e músicas compostas na oficina Ambiente e rima na ponta da língua, realizada em maio no Sesc. O grupo é formado por Andrea Martins (voz e percussão), Eduardo Vianna (percussão), Marcio Sartório (voz e violão), Ramon Rocha (voz, violão e viola) e Thiago Barros (baixo).
Dia 5, domingo, 16h.
Comedoria. Grátis. Livre para todos os públicos.

Ciclo de Palestras
Direito Ambiental em Ambiente Urbano

O ser humano modifica o ambiente no qual vive de modo a satisfazer suas demandas sociais e econômicas. Entretanto, tal interferência pode alterar e comprometer todo o equilíbrio dos ecossistemas. É possível garantir o direito de ambos de existirem concomitantemente de maneira harmônica?

Rios e barragens: qual o direito da população?
A construção de barragens em rios proporciona à população serviços como o de fornecimento de energia elétrica e hidrovias. Entretanto, altera a formação original fluvial e interfere no desenvolvimento da fauna e flora. Com a Profa. Dra. Sílvia Regina Gobbo, da UNIMEP.
Dia 8, quarta, 19h30.
Teatro. Grátis. Livre para todos os públicos.

A dicotomia do Direito Ambiental em ambiente urbano
Por que é preciso ter uma legislação para proteção ambiental se o ser humano faz parte desse ambiente? Com o Prof. Dr. Paulo Affonso Leme Machado, da UNIMEP.
Dia 10, sexta, 19h30.
Teatro. Grátis. Livre para todos os públicos.

Agricultura Urbana: uma ocupação verde de espaço urbano

O projeto visa discutir de que maneira alguns métodos de cultivo sustentável como a agricultura familiar e a agroecologia, que se baseiam na valorização social, promoção da saúde e preservação ambiental, ultrapassaram os limites do campo para se desenvolver, também, nas áreas urbanas.
Bate-papo
Agricultura convencional, agricultura orgânica e agroecologia
Apresentação de três conceitos muito usados atualmente na produção agrícola.
Com Guilherme Calabró, engenheiro agrônomo, e Juliano Scarpelin, engenheiro florestal.
Dia 4, sábado, 14h.
Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. Livre para todos os públicos.

Oficina

Agroecologia em ambiente urbano – Hortas para pequenos espaços
Aprenda como implantar os conceitos e a prática da agroecologia em ambientes como casas e apartamentos. ComGuilherme Calabró, engenheiro agrônomo, e Juliano Scarpelin, engenheiro florestal.
Dia 7, terça, 19h.
Sala do Curumim. Grátis. Não recomendado para menores de 14 anos. Inscrições pelo portal sescsp.org.br

Bate-papo
Agroecologia na merenda escolar e outras entidades por meio dos mercados institucionais
É possível contemplar instituições públicas de ensino e demais entidades com produtos de agroecologia? Com Ana Flávia Bádue, do Instituto Kairós, Profa. Dra. Gilma Lucazechi Sturion, do Conselho de Alimentação Escolar, Morgane Retière, do Instituto Terra Mater e Venceslau Donizete de Sousa, da Cooperativa da Agricultura Familiar e Agroecológica.
Dia 15, quarta, 19h.
Comedoria. Grátis. Livre para todos os públicos.

Bate-papoImportância da agricultura familiar: produção de alimentos e serviços ambientais

O encontro discute os conceitos e práticas de agricultura familiar, apresentando sua inter-relação com o meio ambiente e as necessidades humanas. Com Guilherme Calabró, engenheiro agrônomo, e Juliano Scarpelin, engenheiro florestal.
Dia 18, sábado, 14h.
Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. Livre para todos os públicos.

Ideias e ações para um novo tempo

Programação que integra reflexões e experiências sociais transformadoras voltadas à sustentabilidade, com destaque para pessoas e instituições que fazem diferença na construção de um novo tempo.
Aproximação entre produtor e consumidor: uma articulação real
Duas instituições que atuam na facilitação entre produtores e consumidores para a venda direta de produtos agroecológicos e de agricultura familiar, ambas com sede em Piracicaba, conversam sobre o trabalho desenvolvido, suas dificuldades e conquistas, mostrando os benefícios sociais e econômicos de um consumo consciente. Com Mariana Pedrozo, da Direto da Roça e Tathiana Trigo, da Rede Guandu. Mediação: Guilherme Calabró, do Instituto Terra Mater.
Dia 21, terça, 19h30.
Comedoria. Grátis. Livre para todos os públicos.

Feira de Agroecologia e do Consumo Responsável
Diversas iniciativas de Piracicaba e região que promovem a agroecologia e a economia solidária mostram ao público seus trabalhos realizados com foco na convivência sustentável entre seres humanos e meio ambiente, para contribuir com a promoção do consumo responsável. Com: Amor Integral, Broto D’Água, Cabocla Amazônia, Casa Nômade, Cuitelo Real, Cultura da Floresta, GEWA - Grupo de Estudos Walter Accorsi, Mani, Núcleo Nheengatu de Agroecologia, Oyá, Permearte, Raros Fazedores de Chocolate, Rede Guandu, Refazenda, Sabiá Sócio Agrobiodiversidade Alimentar, Sítio Marieta e Terra Preta, Sítio Santa Helena e Sítio São Benedito.
Dia 26, domingo, 10h.
Praça. Grátis. Livre para todos os públicos.

Como usar e ocupar espaços públicos?
Os espaços públicos são, por essência, lugares de encontros, diálogos e ações transformadoras da sociedade. Entretanto, esses espaços têm sido delegados ao abandono ou ao mero adorno. O projeto discute como o cidadão pode usar e ocupar um espaço público.

Intervenções participativas e apropriação do espaço público
O encontro debate sobre a gestão participativa nas cidades e as diversas maneiras de intervenção nos espaços públicos por meio do uso socioeducativo e apropriação cultural e produtiva de tais espaços.
Com os arquitetos André Blanco, do Instituto Ambiente Total e Luca Stasi, do Estúdio Ctrl+Z.
Dia 28, terça, 19h30.
Comedoria. Grátis. Livre para todos os públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário