terça-feira, 12 de abril de 2016

PROGRAMAÇÃO VIRADA CULTURAL PAULISTA 2016 PIRACICABA

PIRACICABA É PALCO DE 45 ATRAÇÕES GRATUITAS NA VIRADA CULTURAL PAULISTA
Com duas atrações inéditas na Virada Cultural Paulista: Erasmo Carlos e a banda NX Zero




Piracicaba irá receber os shows de Erasmo Carlos, NX Zero, Originais do Samba, Ana Cañas, Negra Li e a banda piracicabana Dona Zaíra na Virada Cultural Paulista 2016, que acontecerá nos dias 21 e 22 de maio. 

Toda a programação da Virada é gratuita e celebra variadas vertentes artísticas, como música, dança, teatro e artes plásticas. O evento é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura, com execução da Apaa (Associação Paulista dos Amigos da Arte). Em Piracicaba tem a correalização da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria da Ação Cultural e parceria com o Sesc. Apoio do MIS (Museu da Imagem e do Som), Instituto Pensarte, Museu do Café e Cavalera. 

Enquanto o Estado arca com todos os custos de contratação dos artistas e monta a programação cultural principal, as prefeituras arcam com todo o investimento na montagem da infraestrutura de palco, som e luz, além de garantir a segurança e a limpeza nas áreas do evento.

ABERTURA OFICIAL - TEATRO DO ENGENHO
O Teatro Erotídes de Campos receberá importantes atrações durante a maratona cultural. A abertura oficial da Virada, inclusive, acontece em suas dependências.
21/05 (sábado) 
18h30 - Apresentação do Coro da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), sob regência de Maria Guinand. 
20h -  Banda União Operária, fundada em 1906
23h59 - O humor tem espaço garantido, com apresentação da stand-up comedy de Celso Junior.

22/05 (domingo) 

10h - Coral do Projeto Guri - polo Piracicaba. Na sequência, as crianças são convidadas a participarem de três atrações diferentes. 
11h -  É a vez de contação de histórias, com a Cia La Mariquita de Variedades.
14h - Apresentação de teatro sobre a literatura infantil Felpo Filva. 
16h - Está programado o Diversão em Cena, com o espetáculo Sonhatório.

PROGRAMAÇÃO - ENGENHO CENTRAL
PALCO 1 (externo)
21/05 (Sábado)
19h30 - Dona Zaíra
21h - Originais do Samba
22h30 - Ana Cañas
23h59 - Erasmo Carlos


22/05 (Domingo)
15h30 - Negra Li
17h - Silva
18h30 - Banda NX Zero 



O DJ Rodrigo Bento garante o agito nas pick-ups entre as atrações. Seus sets ecléticos propõem uma viagem pela história da música popular brasileira, do samba aos grooves e do regionalismo ao rock psicodélico – Brasil do Norte ao Sul.

PALCO 2
21/05 (Sábado)
20h30 às 21h – Bem Aventurados
22h às 22h30 – Maracangalha
23h30 às 23h59 – Dhammer


22/05 (Domingo)

16h30 às 17h – Daniel Garnett e Peqnoh
18h às 18h30 – Kamikazes Incapazes

PINACOTECA
Dia 22, na Pinacoteca, às 8h, haverá pintura ao ar livre e oficina com o grupo Caipiras do Plein Air. Às 9h, oficina de pintura e colagem com o artista Miguel Ângelo Sanches; e das 14h às 18h, visita monitorada à 28ª Mostra Almeida Jr. Atividades essas voltadas ao público em geral e artistas.



SESC
Sesc terá palco de exposição, literatura, show, teatro, dança, entre outros segmentos artísticos e culturais durante a Virada. 

Destaques da programação:
21/05 (sábado) - estão a Exposição Ugra Zine com aproximadamente 250 zines de países ibero-americanos selecionados do acervo da Ugra Zine Fest; apresentação de danças urbanas e um grande baile ao som de hip hop, soul, funk com Nelson Triunfo; encontro entre música e poesia com o escritor e performer carioca Fausto Fawcett, o cronista Xico Sá, o compositor Junior Barreto, a atriz piracicabana Gabriela Elias e o DJ Eduardo; e encerra com show de reggae com a banda Mato Seco.

22/05 (domingo) - a unidade apresenta intervenção de literatura com o Grupo Caixa de Imagens a partir do universo criativo do escritor Mário de Andrade; espetáculo de circo com a Cia. Pelo Cano; a peça-instalação intitulada Horário Nobre, que possibilita o público espiar, por um buraco de fechadura, um recorte do mundo nos dias que correm; show do Matuto Moderno, que apresenta composições autorais embaladas por passos de catira e conta com participação ao lado dos Favoritos da Catira e do violeiro Índio Cachoeira; e encerra com a exibição gratuita do longa de Mad Max – Estrada da Fúria, vencedor de seis prêmios no Oscar deste ano e que integra também a programação do Festival Sesc Melhores Filmes.

ARTES VISUAIS 
Artes Visuais Gravado A exposição traça um panorama da gravura contemporânea brasileira, com recorte focado em suas principais técnicas e desdobramentos. Composta por 48 trabalhos do Acervo Sesc de Arte Brasileira realizados a partir da década de 1970, a mostra pretende observar como a arte contemporânea brasileira problematizou as articulações entre forma e conteúdo. 
Sábado, 18h às 22h15 
Domingo, 9h30 às 18h. 
Área de Exposições. Grátis. Livre para todos os públicos. 

ENTRE PAREDES 
A parede da Comedoria se transforma em lugar destinado às artes plásticas e abre espaço para diferentes técnicas e estilos. A cada dois meses um artista é convidado para mostrar um pouco do seu trabalho.

Acredite na humanidade 
Com traços gestuais e intuitivos, a artista Renata Egreja procura criar um universo orgânico, lúdico e colorido nas paredes da Comedoria. 
Sábado, 18h às 22h15 
Domingo, 9h30 às 18h
Comedoria. Grátis. Livre para todos os públicos. 

DANÇA 
Nelson Triunfo - As Danças Urbanas, do Soul ao Hip Hop Ícone da cultura black brasileira, Nelson Triunfo vai comandar um baile como os de antigamente: ao som de muito hip hop, soul e funk, com direito a passinhos coreografados que serão ensinados para a plateia. A apresentação vai mostrar diversas variações dos estilos, como popping, locking, b.boy e waacking, com a participação de dançarinos. O DJ Cleitão é quem vai cuidar das picapes de onde vão sair clássicas como Sex Machine, de James Brown, Let's Get It On, de Marvin Gaye, e Mandamentos Black, de Gerson King Combo. 
Dia 21, sábado, 18h. 
Comedoria. Grátis. Livre para todos os públicos. 

LITERATURA 
Exposição Ugra Zine Exposição com aproximadamente 250 zines de países ibero-americanos selecionados do acervo da Ugra Zine, realizadora do Ugra Zine Fest, evento anual voltado a fanzines do mundo inteiro, na capital paulista. 
Sábado, 18h às 22h15 
Domingo, 9h30 às 18h. 
Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. Livre para todos os públicos. 

Trovadores do Miocárdio 
Encontro entre música e poesia com o escritor e performer carioca Fausto Fawcett , o cronista Xico Sá, o compositor Junior Barreto e o DJ Eduardo Beu. A performance consiste em crônicas e textos inspirados em músicas que falam sobre o amor e seus desdobramentos. 
Dia 21, sábado, 19h. 
Comedoria. Grátis. Livre para todos os públicos. 

Milhor 
Com o Grupo Caixa de Imagens A partir do universo criativo do escritor Mário de Andrade o grupo constrói com o público o seu palco. Nesta performance dois atores peregrinam por caminhos diferentes, até unirem-se no momento da instalação, que se dá quando o público segura o palco-cenário – uma cabaça – no qual Ci, uma boneca de aproximadamente 7cm, vive sua trajetória e presenteia seus espectadores. 
Dia 22, domingo, 12h e 14h. 
Itinerante. Grátis. Livre para todos os públicos. 

MÚSICA 
Mato Seco 
A banda formou-se em meados de 2002, na cidade de São Caetano do Sul, e apresenta canções com letras de cunho social, cantadas em português. O Mato Seco aposta numa musicalidade baseada no reggae de raiz, diluindo influências de Bob Marley e Peter Tosh a uma forma brasileira de fazer reggae e dialogando com o que há de contemporâneo no gênero. Durante sua trajetória, o grupo gravou os discos Mato Seco (2006), Seco Mas Não Morto (2009) e Seco e Ainda Vivo (2012). Neste show, apresenta composições do disco mais recente, além de sucessos dos trabalhos anteriores. 
Dia 21, sábado, 20h. 
Comedoria. Grátis. Não recomendado para menores de 16 anos. A entrada de menores de 16 anos será permitida apenas se acompanhados do responsável legal (pai ou mãe). 

Matuto Moderno 
Há mais de 15 anos na estrada, a banda tornou-se a mais representativa na fusão da viola caipira com o rock’n roll. Nesse show, toca composições autorais embaladas por passos de catira que se transformam em potentes grooves. O grupo se apresenta ao lado dos Favoritos da Catira e do violeiro Índio Cachoeira, que anos atrás integrou uma das mais famosas duplas caipiras do País, Cacique e Pajé. 
Dia 22, domingo, 16h. 
Comedoria. Grátis. Livre para todos os públicos. 

CINEMA 
O Abraço da Serpente 
(El Abrazo de La Sierpente) COL, 2016, P&B, 125’ Dir: Ciro Guerra Elenco: Nilbio Torres, Antonio Bolívar e Yauenkü Miguee. Karamakate, um xamã amazônico e último sobrevivente de sua tribo, vive na selva em isolamento voluntário. Sua vida muda com a chegada de um pesquisador americano que procura uma planta sagrada. Juntos, eles embarcam numa jornada ao coração da Amazônia, na qual passado, presente e futuro estão ligados, e na qual Karamakate vai recuperar lembranças esquecidas. Baseado nos relatos dos exploradores Theodor Koch-Grunberg e Richard Evans Schultes. Vencedor do prêmio da CICAE, na Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes. 
Dia 21, sábado, 22h. 
Teatro. Grátis. Não recomendado para menores de 16 anos. Retirada de ingresso com 1 hora de antecedência. 

Mad Max 
Estrada da Fúria (Mad Max: Fury Road) AUS/EUA, 2015, cor, 120’ Dir: George Miller Elenco: Tom Hardy, Charlize Theron e Zoë Kravitz. Após ser capturado por Immortan Joe, um guerreiro das estradas chamado Max se vê no meio de uma guerra mortal, iniciada pela Imperatriz Furiosa na tentativa de salvar um grupo de garotas, que o tirano Joe usava como parideiras. Também tentando fugir, Max aceita ajudar Furiosa em sua luta contra Joe e se vê dividido entre mais uma vez seguir sozinho seu caminho ou ficar com o grupo. Vencedor de 6 prêmios no Oscar 2016. 
Dia 22, domingo, 17h30. 
Teatro. Grátis. Não recomendado para menores de 16 anos. Retirada de ingresso com 1 hora de antecedência. 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS 
Mister “Ai” 
Pedro adorava brincar com seu smartphone, videogame, tablets e todo tipo de tecnologia. João adorava jogar bola, brincar de inventar brinquedos com sucatas e criar suas próprias brincadeiras. João dizia que aquele negócio de tecnologia não estava com nada. Pedro achava os jogos do João meio sem graça. Será que eles vão conseguir se entender? 
Dia 22, domingo, 11h. 
Comedoria. Grátis. Livre para todos os públicos. 

CIRCO 
Pé de Palhaço Cia. 
Pelo Cano O novo espetáculo reúne esquetes criadas pelas palhaças Emily (Vera Abbud) e Manela (Paola Musatti) durante suas intervenções com os Doutores da Alegria, Jogando no Quintal e Sampalhaças. As artistas trabalham juntas há mais de 20 anos e trazem na bagagem números clássicos de circo, criações próprias e muita criatividade, convidando o público a participar dessa tarde de palhaçada. 
Dia 22, domingo, 14h. 
Parque Lúdico. Grátis. Livre para todos os públicos. 

TEATRO 
Horário Nobre - Cia Contraponto 
A peça-instalação acontece no interior de um barraco no qual vivem dois homens: Zé, um catador de sucata e Rato, um malandro. Um aparelho de tevê antigo e quebrado, mudo e sem imagem, no meio do espaço. O espetáculo traz um questionamento sobre a vida filtrada pelo que se vê, ouve e lê. O público, como se estivesse a espiar por um buraco de fechadura, observa um recorte do mundo, de seu próprio mundo, nos dias que correm. 
Dia 22, domingo, 15h. 
Estacionamento. Grátis. Não recomendado para menores de 14 anos. Retirada de ingresso com 1 hora de antecedência.

CASA DO POVOADOR
A Casa do Povoador receberá três oficinas no domingo direcionadas às crianças de 7 a 12 anos. A Criando com Adalgiza, das 10h às 12h, coordenada pela artista Adalgiza Vaz Rimoli; a Pintando com Luisa, das 14h às 16h, coordenada pela artista plástica Luisa Libardi; e a oficina de origami infantil com Richard e Dorinha, também das 14h às 16h, coordenada por Richard Kennedy e Dorinha Vitti Kennedy. Além disso, a exposição As Coisas têm o Valor que “Nóis” dá pra Elas, fruto de um ensaio do fotógrafo piracicabano Aristeu Victor realizado em 2001 do folclórico artista Elias Rocha, o Elias dos Bonecos, estará aberta ao público das 8h às 18h.


MAIS PROGRAMAÇÃO
MUSEU PRUDENTE DE MORAES 
No Museu, das 12h às 16h do domingo, 22, a exposição Porta, Porteira e Portão: modos de falarrr e costumes do interiorrr estará aberta ao público, e às 14h a criançada poderá participar da contação de histórias Contos para Sonhar, com a contadora Elide Fernanda de Almeida Leite.

MISP (Museu da Imagem e do Som)
Também no domingo, a sala de exibição do MISP (Museu da Imagem e do Som), na Estação da Paulista, apresentará dois documentários. O primeiro, das 9h às 10h, trata-se do Musicalidade Piracicabana, dirigido por André Boaretto, e na sequência, das 10h às 11h30, é a vez do Nhô Quim, o Caipira Centenário, dirigido por Bruna Epiphanio

BIBLIOTECA MUNICIPAL
A Biblioteca Municipal, por sua vez, promove contação de histórias, no domingo, no Parque da Rua do Porto, próximo ao lago, das 10h às 12h, com as contadoras Graziela Angelocci e Elide Fernanda. A atividade é voltada para crianças, mas jovens e adultos que se interessarem também serão bem-vindos.

ACESSO 
Apenas pessoas credenciadas, funcionários, artistas e produtores terão acesso com automóveis ao interior do Engenho Central. O estacionamento de veículos ao público pode ser feito na avenida Beira Rio, nas proximidades da Ponte Pênsil e no entorno do Mirante. As pontes Pênsil, do Mirante e a passarela estaiada dão acesso ao interior do local para quem chega a pé.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) aumentou as linhas de ônibus para atender o público que sai do Engenho. São seis linhas especiais (Jardim Gilda, Cecap, Monte Líbano, Novo Horizonte, Vila Fátima e São Jorge), com duas saídas cada da Ponte Pênsil, programadas para 1h30 e 3h na madrugada de sábado para domingo.


Durante as atrações no Engenho Central não é permitida a entrada com mochila, bolsas grandes, garrafas, latas, demais materiais cortantes e bebidas alcoólicas, tampouco com bicicleta e/ou skate.

A praça de alimentação receberá o apoio e a colaboração de 12 entidades cadastradas junto ao Fussp (Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba), são elas: LBV, Educando pelo Esporte, Amas, Funjape, Auma, Crami, Síndrome de Down, Lar Escola Coração de Maria, Oratório São Mário, Banco de Remédios, Apaspi e Saviri Creche Ada Dedini. O público contará com itens diversos para consumo, como cuscuz, espetinhos, sanduíches de pernil, sanduíches de linguiça e outros, além de água, refrigerante, cerveja e batida.



SERVIÇO  

A programação completa da Virada Cultural Paulista 2016 em Piracicaba pode ser acessada pelo sitewww.viradaculturalpaulista.sp.gov.br/cidades/piracicaba.





Nenhum comentário:

Postar um comentário