domingo, 10 de abril de 2016

FESTA AVIATÓRIA


Festa Aviatória será realizada em Piracicaba, dia 10 de abril/2016 (domingo).

O destaque deste evento será a exibição e divulgação das diversas modalidades de esportes aéreos

O Aeroporto Comendador Pedro Morganti receberá neste domingo, dia 10 de abril, um dia de intensa programação do Festival Aerodesportivo Nacional, com exibições de modalidades como paraquedismo, balonismo; ultraleve; voo à vela (planador) e aeromodelismo. O evento acontecerá das 10h às 17h, e será totalmente gratuito e aberto ao público em geral.

Diversas ações foram organizadas para atrair a atenção de crianças e adultos. Entre as atrações gratuitas, estão os voos de balão ancorado à altura de até 30 metros, e um planetário elétrico/ótico de simulação com capacidade para 80 (oitenta) pessoas por seção, que deverá atender em média 1.000 mil pessoas durante todo o evento. Além disso, serão realizados 10 (dez) sorteios de saltos duplos de paraquedas, e os interessados poderão se inscrever para os sorteios durante o evento.

Os destaques do evento serão a participação dos paraquedistas da Equipe Os Cometas do Exército Brasileiro; a participação do campeão brasileiro de planador, Claudio Schmidt; e também a exibição da modalidade de paraquedismo Wingsuit, em que os paraquedistas praticam saltos com uma roupa especial que permite deslocamento horizontal e voos de alta performance.

Além disso, um convidado especial que virá ao evento para comemorar os 30 anos de paraquedismo é o paraquedista Luiz Henrique Tapajós Antunes, mais conhecido por Sabiá, que coleciona títulos nacionais e internacionais, e já participou diversas vezes do Programa Domingão do Faustão. Durante o evento, uma equipe mista (homens e mulheres) de 50 paraquedistas fará apresentações de diversas modalidades.

A realização do evento é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, e é resultado da celebração de um convênio com o Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte. A entidade vencedora do processo licitatório, que foi contratada para organização e execução do evento é a Associação Brasileira de Paraquedistas das Forças Armadas e Operacionais (PQD-MIL).

A primeira edição da Festa Aviatória foi realizada na cidade de Piracicaba nos meses de março e abril de 2012, também em parceria com o Ministério do Esporte. O Festival Aerodesportivo Nacional tem como objetivo oferecer aos piracicabanos e turistas vindos de cidades da região, uma oportunidade de conhecer e participar de esportes aéreos, que na maioria das vezes são de alto custo financeiro e de difícil acesso à maioria da população.

Ao divulgar as modalidades aerodesportivas, como paraquedismo, aeromodelismo, balonismo, ultraleves e planadores, a Prefeitura de Piracicaba objetiva também despertar na população o interesse pela atividade aérea e aproximar as pessoas da aviação civil. Segundo o Presidente da PQD-MIL, Rômulo Sousa dos Santos, “Este ano o evento não será voltado para quebra de recordes, mas para a demonstração de diversas modalidades de esportes aéreos”.

O evento conta com o envolvimento direto de aproximadamente 120 profissionais e com uma estrutura preparada com todos os itens de segurança obrigatórios requeridos pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) controlados por um um técnico de aviação civil que estará presente durante todo o evento.

O encerramento da Festa Aviatória acontecerá com a realização de uma ação simbólica voltada à preservação ambiental, onde 10 paraquedistas farão o Ecojump, um salto ecológico em que irão espalhar milhares de sementes de ipê branco, que é uma planta nativa da região.

Com base nas experiências anteriores, a expectativa é que participe um público de até 15 mil pessoas. O acesso será pela entrada principal do aeroporto e a saída, que estará sinalizada, será por dentro da Esalq/USP.

PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL AERODESPORTIVO NACIONAL - 10/04/2016


Paraquedismo: das 10h às 17h (sem intervalos)
Planetário: das 10h às 17h (sem intervalos)
Tendas temáticas das modalidades aéreas: das 10h às 17h (sem intervalos)
Tenda da educação e prevenção antidrogas: das 10h às 17h (sem intervalos)
Voos de balão tripulado (ancorado): das 10h às 17h (sem intervalos)
Aeromodelismo: dois voos, às 10h30 e às 14h30
Voo à vela (Planador): dois voos, às 11h15 e às 15h
Ultraleves (Modelo Básico e Avançado): dois voos, das 12h30 às 16h
Saltos duplos de paraquedas: das 13h às 17h
Salto ecológico (Eco Jump): às 16h45

Crédito da foto: Adilson Franco Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário