sexta-feira, 11 de março de 2016

22º ARRASTÃO ECOLÓGICO PELO RIO PIRACICABA

Comunicado Importante
Nota Informativa sobre adiamento do 22º Arrastão Ecológico pelo rio Piracicaba
Piracicaba, 11 de março de 2016 – A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Turismo, informa que devido às chuvas e à vazão do rio, a 22ª  edição do Arrastão Ecológico pelo rio Piracicaba, que aconteceria amanhã, 12/03, às 9h, será adiado. Em breve uma nova data será reagendada e divulgada.


A 22ª edição do Arrastão Ecológico pelo rio Piracicaba, ação que acontece anualmente e visa estimular a consciência ambiental sobre a conservação das margens e do rio Piracicaba, acontecerá no próximo sábado, dia 12, a partir das 9 horas. O trajeto será feito por voluntários, que seguirão por terra e também em barcos, e terá início na Rua do Porto, na rampa em frente ao Largo dos Pescadores. Para quem estiver em embarcações, o local de chegada e encerramento da ação será no Rancho do Roncato, localizado entre as cidades de Piracicaba e Águas de São Pedro (SP).

Esta importante ação de conservação do meio ambiente, que une cidadãos com o objetivo de retirar lixo e limpar as margens do rio Piracicaba, adotou neste ano o slogan “Recolhendo o lixo da falta de consciência ambiental”, como forma de chamar a atenção para comportamentos muito comuns ainda presentes em muitos córregos e rios de nossa cidade: o descarte irregular de lixo e entulho em áreas de preservação permanente.

O evento é uma realização da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio das Secretarias de Turismo (Setur) e de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), e da Oscip Pira 21, além de outras secretarias municipais. O 22º Arrastão Ecológico tem como apoio empresas como Masson Imóveis, Ambiental Piracicaba e Instituto Formar e também conta com empresas patrocinadoras como: Arcelor Mittal, Delta Supermercados, ElringKlinger, Oji Papéis Especiais, Instituto MRV, ACIPI e SIMESPI. No evento também estarão presentes projetos parceiros, como a Campanha Rio Vivo da SEDEMA e do Projeto “Adote uma Árvore 2010”, desenvolvido pelo ambientalista José Carlos Masson.

O Arrastão Ecológico, que em 2016 alcança a marca de 22 edições consecutivas, continua estimulando a consciência de crianças, jovens e adultos para os cuidados que a sociedade deve ter com os recursos naturais, mananciais, e em particular, com o rio Piracicaba.

O Arrastão Ecológico no rio Piracicaba foi idealizado no ano de 1995, pelo navegador José Luiz Guidotti, tendo ao seu lado como colaborador José Carlos Masson. Com o passar dos anos, o Arrastão veio ganhando mais adeptos e contando cada vez mais com a participação da população, estudantes, funcionários de grandes empresas e de grupos, como o Grupo de Escoteiros e o Instituto Formar.

Integra também a programação do 22º Arrastão Ecológico, a Campanha RIO VIVO, realizada pela SEDEMA e SETUR, que tem por objetivo estimular a consciência ambiental com práticas educativas e estimular o turismo sustentável. Uma das ações da Campanha durante o evento é o recolhimento de materiais especiais considerados resíduos perigosos como: pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, óleo de cozinha usado e materiais eletroeletrônicos. Esses resíduos, principalmente se forem descartados incorretamente, em contato com rios e cursos d’água podem causar danos irreversíveis ao meio ambiente. O projeto Projeto “Plante uma Árvore 2010”, desenvolvido e coordenado pelo ambientalista José Carlos Masson, também está como parceiro no evento e visa estimular o plantio e conservação de matas ciliares ao longo do rio Piracicaba.

Segundo a secretária de Turismo, Rose Massarutto, este é um evento muito importante para a cidade e principalmente para o rio Piracicaba, que é o atrativo turístico do município mais visitado durante o ano todo. “Proteger este importante recurso natural e conscientizar a sua preservação é fundamental para garantir que sua beleza seja conservada, e que a atividade do turismo seja realizada de forma sustentável”.

Para Rogério Vidal, secretário do Meio Ambiente, o Arrastão Ecológico é um evento simbólico que demonstra a ligação afetiva que a população tem com o rio. "Esta ação é a continuidade de um processo de luta pela conservação da qualidade das águas do rio Piracicaba, que recebe poluição não só da cidade de Piracicaba, mas de toda a Bacia. Convido toda a população para participar, por terra ou por barco, desta importante ação."

O Secretário Executivo da Oscip Pira 21, Prof. Josué Adam Lazier, ressalta que o Arrastão Ecológico visa mobilizar e conscientizar as pessoas sobre o descarte correto do lixo urbano e rural, promover a educação ambiental em defesa do rio Piracicaba, em prol do meio ambiente e do turismo local, objetivos alinhados à Agenda 21 de Piracicaba.

“Todo ano retiramos aproximadamente 1 (uma) tonelada de lixo e entulho das margens do rio, tanto em terra, quanto pela água com o auxílio dos barcos que acompanham a ação. É um gesto simbólico, mas meu maior desejo é ver o rio e suas margens limpos o ano todo, livres de lixo e poluição”, afirma José Carlos Masson, que é colaborador do evento desde as primeiras edições, ressaltando a importância da participação da sociedade na manutenção da limpeza do rio.

Informações importantes aos participantes do 22º Arrastão Ecológico:
A Comissão Organizadora conta com uma equipe de segurança oficial do evento durante todo o trajeto pelo rio e por terra.

▪ Menores de idade somente poderão participar do Arrastão Ecológico, seja em embarcações ou por terra, mediante a autorização de um responsável.

• Aqueles que participarem do Arrastão Ecológico COM EMBARCAÇÕESdeverão estar cientes e respeitar as seguintes normas:
- As embarcações deverão estar legalizadas e os responsáveis deverão apresentar o licenciamento do ARRAIS e preencher com antecedência a ficha de inscrição, que poderá ser enviada no email josecarlosmasson@gmail.com, aceitando e acordando com as normas estabelecidas com a organização do evento;
- Os tripulantes dos barcos deverão providenciar: combustível, peças de reposição para situações de emergência, colete salva-vidas, protetor solar, bonés, água e demais acessórios necessários para uma navegação tranquila;
- É expressamente proibido o uso de bebidas alcoólicas;
- Os participantes receberão instruções de procedimentos antes da saída dos barcos, bem como luvas e sacos plásticos para armazenamento do lixo coletado ao longo do rio;
- Os sacos de lixo com o material coletado deverá ser mantido nos barcos até o ponto de descarte combinado com a organização do evento;
- A rampa de acesso ao rio estará liberada para as embarcações a partir das 7h.

• Aqueles que participarem do Arrastão Ecológico POR TERRA deverão estar cientes e respeitar as seguintes normas:
- Organizar-se em grupos para as atividades, conforme orientações da comissão organizadora;
- Os participantes receberão instruções de procedimentos antes da saída dos grupos, bem como luvas e sacos plásticos para armazenamento do lixo coletado ao longo do rio;
- Estar ciente dos riscos das atividades realizadas nas margens do rio Piracicaba, conforme orientações da comissão organizadora, e tomar os cuidados necessários para evitá-los;
- Sugere-se que os participantes providenciem garrafas de uso pessoal para armazenamento de água para beber. Também é recomendável o uso de calças compridas, meias por cima da barra das calças, sapatos confortáveis, bonés ou chapéus, e protetor solar.

O 22º Arrastão Ecológico no rio Piracicaba é uma ação realizada pela Prefeitura de Piracicaba (por meio da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente e da Secretaria de Turismo) e OSCIP Pira21.
Patrocinadores: ACIPI; Arcelor Mittal; Delta Supermercados; ElringKlinger; Instituto MRV; Oji Papéis Especiais e Simespi.
Apoio: Masson Imóveis; Instituto Formar e Ambiental Piracicaba

SERVIÇO:
22º Arrastão Ecológico no rio Piracicaba
Data: 12 de março de 2016 (sábado)
Horário: a partir das 9h
Início: Rampa em frente ao Largo dos Pescadores, na Rua do Porto
Final: Para quem estiver em embarcações, o local de chegada e encerramento será no Rancho do Roncato (no localizado entre as cidades de Piracicaba e Águas de São Pedro)

Mais informações sobre o Arrastão Ecológico:
Sandra Novaes – Gestora de Projetos da Oscip Pira 21 – (19) 34227371
Núcleo de Educação Ambiental da SEDEMA - (19) 3417-9494 | e-mail: neasedema@piracicaba.sp.gov.br
Secretaria de Turismo – (19) 3403-1270 | e-mail: setur@piracicaba.sp.gov.br

• Texto elaborado com informações da Sedema, Setur e OSCIP Pira21

Nenhum comentário:

Postar um comentário