terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

POPULAÇÃO PIRACICABANA RECLAMA DO ALTO CUSTO DA ÁGUA


população piracicabana, tem recebido a tarifa de água, com grande preocupação, devido ao aumento sucessivo que vem sendo cobrado dos consumidores. Motivo pelo qual tem gerado muitas reclamações.

Piracicabanos relatam que além do alto custo, o abastecimento tem sido afetado pela falta da água em vários bairros da cidade e recebimento de contas surpreendentes, com valores que superam em muito o do consumo normal. Tanto as residências, quanto o comercio estão sendo atingidos pelos abusos em suas contas.

A Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Ares-PCJ), informou no dia 29/01/2016, o aumento de 13,44%, que entrará em vigor a partir de março/2016, é o terceiro reajuste em um ano.

A Câmara de Vereadores de Piracicaba, aprovou, em regime de urgência, o Requerimento nº 066/2016, que convoca o presidente do SEMAE para Audiência Pública a ser realizada no próximo dia 1º de março, às 19 horas, no Plenário Francisco Antonio Coelho, para dar esclarecimentos sobre os sucessivos aumentos na tarifa da água em Piracicaba.

A insatisfação geral da população, levou piracicabanos a criarem um grupo, o LESADOS PELO SEMAE, no facebook, o qual em apenas uma semana, conseguiu mais de 12.000 membros (até a noite de 10/02/2016). Tamanha é a gravidade do problema vivido pela população usuária do SEMAE. O grupo foi criado devido a rejeição de PL que pedia a revogação de convênio da Prefeitura com a Ares-PCJ, no dia 04/02/2016. 

O numero de membros do grupo cresce diariamente, numa proporção significativa, passando dos 30.000 membros, até o dia 14/02/2016.

A população cobra da Câmara de Vereadores e do Prefeito, um parecer favorável, para a solução de um problema que não pode arcar financeiramente, o pagamento absurdo da tarifa de Água e Esgoto.

Segue abaixo a Ata da Câmara de Vereadores de Piracicaba:

CÂMARA DE VEREADORES DE PIRACICABA
Ata - 2ª Sessão Ordinária de 2016
Data: 04/02/2016

Às dezenove horas e quarenta e quatro minutos do dia quatro do mês de agosto do ano de dois mil e dezesseis, na Sala das Reuniões da Câmara de Vereadores, instalada em prédio próprio, na Rua Alferes José Caetano, 834, contando com quórum regimental e sob a presidência do Vereador Matheus Antonio Erler, foi realizada a Segunda Reunião Ordinária da Quarta Sessão Legislativa da Décima Sexta Legislatura. Pelo Segundo Secretário da Mesa Diretora, Vereador Ronaldo Moschini da Silva, foi feita a leitura bíblica (Salmo 23). Na sequência, pelo Primeiro Secretário da Mesa Diretora, Vereador Pedro Motoitiro Kawai, a chamada regimental, que contou com quórum de abertura, bem como a leitura das matérias que deram entrada no Expediente da Reunião. Passando ao USO DA TRIBUNA POPULAR, o primeiro orador foi o Senhor José Antonio Pereira, que abordou o tema “Falta de água no Bairro Jardim Nova Suiça e São Jorge” (20h02min). Na sequência, foi feita entrega da Moção nº 124/15, de autoria da vereadora Márcia G.C.C.D. Pacheco, para Claunidei Pollesel (20h17min). Às vinte horas e trinta e cinco minutos, os trabalhos foram suspensos para reunião na sala da Presidência, sendo retomados às vinte e uma horas e quinze minutos. Encerrado o Expediente às vinte e uma horas e quinze minutos, e não havendo Uso da Tribuna, deve ser chamado para fazer uso da Tribuna na próxima reunião o vereador André Gustavo Bandeira. Respeitados os quinze minutos regimentais de intervalo, o Presidente reabriu os trabalhos camarários às vinte e uma horas e trinta minutos e, pelo Primeiro Secretário da Mesa foi feita a chamada regimental, que constatou a presença dos seguintes vereadores: 1 – Adair Doniani; 2 - André Gustavo Bandeira; 4 - Carlos Alberto Cavalcante; 5 - Carlos Gomes da Silva; 6 - Dirceu Alves da Silva; 7 - Francisco Almeida do Nascimento; 8 - Gilmar Rotta; 9 - João Manoel dos Santos; 10 - José Antonio Fernandes Paiva; 11 - José Aparecido Longatto; 12 - José Benedito Lopes; 13 - Laércio Trevisan Júnior; 14 - Luiz Carlos Arruda; 15 - Madalena - Luiz Antonio Leite; 16 - Márcia Gondim Carneiro da Cunha e Dias Pacheco; 17 - Matheus Antonio Erler; 18 - Paulo Henrique Paranhos Ribeiro; 19 - Paulo Roberto de Campos; 20 - Paulo Sérgio Camolesi; 21 - Pedro Luiz Cruz; 22 - Pedro Motoitiro Kawai; e 23 - Ronaldo Moschini da Silva. Às vinte e uma horas e trinta minutos os trabalhos foram novamente suspensos, sendo retomados às vinte e uma horas e trinta e nove minutos. Passando à deliberação da Ordem do Dia, ficou assim a situação das matérias constantes da mesma:

EM DISCUSSÃO ÚNICA
PARECER CONTRÁRIO DA C.L.J.R.
AO P.L. Nº 268/15 - De autoria do vereador Laércio Trevisan Júnior, que revoga integralmente a Lei Nº 7.371, de 07 de agosto de 2012 que “dispõe sobre a ratificação integral do Protocolo de Intenções do Consórcio Público de Direito Público Agência Reguladora dos Serviços de saneamento das bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – Agência Reguladora PCJ (ARES-PCJ).”

RESULTADO
Acatado o Parecer Contrário
(15 votos favoráveis)

OBSERVAÇÕES
Com Preferência de Votação.
06 votos contrários: Laércio Trevisan, Dirceu, Paiva, Francisco Almeida, Paulo Campos e Paulo Camolesi.


.
.
.
.
.


04 DE FEVEREIRO DE 2016
Câmara aprova convocação do presidente do Semae

Em reunião pautada pela discussão sobre parecer ao PL 268/2015, vereadores decidiram chamar Vlamir Schiavuzzo para debater reajuste da tarifa d’água

A pauta da Ordem do Dia que seria votada na 2ª reunião ordinária da Câmara de Vereadores de Piracicaba neste ano foi adiada por conta da ampla discussão em torno do parecer contrário da Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR) ao projeto de lei 268/2015, de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PR). O assunto monopolizou o debate entre os parlamentares na noite desta quinta-feira (4).

Trevisan Jr. propôs a revogação integral da lei 7.371, de 2012, que ratifica o Protocolo de Intenções do Consórcio Público de Direito Público Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – Agencia Reguladora PCJ (Ares PCJ). Após a discussão em plenário, o parecer contrário da CLJR foi acatado e o PL rejeitado pelos vereadores.

Ainda assim, foi aprovado, em regime de urgência, o requerimento 66/2015, também de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PR), que convoca Vlamir Schiavuzzo, presidente do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) para dar esclarecimentos sobre os sucessivos aumentos na tarifa d’água em Piracicaba. A audiência pública está marcada para o próximo dia 1º de março. 

A Câmara de Vereadores disponibiliza em seu site o vídeo:
Câmara aprova convocação do presidente do Semae

Fonte de Pesquisa:
http://www.camarapiracicaba.sp.gov.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário