quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

PIRACICABA NO COMBATE AO AEDES AEGYPIT


O Aedes aegypti é o mosquito responsável pela transmissão da dengue, do zika virus e da chikungunya.

O surto de vírus da zika já atinge 33 países em três continentes, segundo a OMS.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou ter constatado a presença do zika vírus em estado ativo em amostras de saliva e de urina.


SINTOMAS
Mortes são raras, um em cada cinco pessoas infectadas desenvolve sintomas:

Dengue
A mais conhecida das três arboviroses, possui como sintomas mais comuns febre alta, cansaço excessivo, dores de cabeça, atrás dos olhos e no corpo, náuseas e vômitos.

Chikungunya
Apesar de ter sintomas parecidos com a dengue, a grande diferença da febre Chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus afeta as articulações dos pacientes e causa inflamações com fortes dores, podendo ser acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.


Zika Vírus 
Tem sintomas semelhantes aos da dengue, como febre, dor de cabeça e nas articulações, diarreia, náuseas e mal-estar. Porém, a grande diferença da doença é a erupção cutânea (exantema) acompanhada de coceira intensa no rosto, tronco e membros, podendo atingir a palma das mãos e a planta dos pés. Fotofobia e conjuntivite são outros sinais da doença.
Além do uso de alguns repelentes, eliminar os criadouros do Aedes aegypti é a maneira mais segura para se proteger, já que ainda não existem medicamentos específicos para essas doenças.

Dicas de prevenção:
1. Não deixe acúmulo de água. A água da chuva pode se acumular em garrafas, pneus, ou qualquer outro reservatório. Após os períodos de chuva, verifique se não ficou água acumulada em algum local.

2. Ponha areia nos vasos das plantas. Em vez de usar água para as plantas, use areia ou pó de café nos pires dos vasos e, então, coloque água. A água contida é suficiente para manter as plantas vivas, mas sem ser um ponto de depósito dos ovos do mosquito da dengue.

3. Faça furos nos pneus velhos. Os furos permitem que a água acumulada escorra, não ficando parada e, assim, evitando que o mosquito se reproduza.

4. Cuidado com a caixa d’água. A caixa d’água é um excelente reservatório para os ovos da dengue. Mantenha-a sempre fechada e a limpe frequentemente com produtos especializados para a limpeza de caixas. Isso também vale para poços, cisternas e caçambas que se acumulam água.

5. Remova folhas e galhos das calhas. Esses objetos, assim como outros (flores, pedaços de garrafa, etc) impedem que água escoe e então, se acumula. Verifique semanalmente o estado de calhas, canos e ralos.

6. Evite cultivar plantas aquáticas. A água das plantas aquáticas é limpa e propícia para a reprodução da dengue. Durante o pico da dengue, plante outros tipos de planta.

7. Mantenha latas e garrafas emborcadas para baixo. Isso evita que a água da chuva se acumule e fique parada por muito tempo. O ideal é jogar garrafas, latas e latões fora ou não deixá-los expostos.

8. Use telas protetoras. A tela protetora evita que os mosquitos entrem na sua casa, mas não impedem que ele se reproduza. O uso de telas e tecidos nas janelas é uma medida complementar e deve ser associada às outras práticas para evitar a reprodução do Aedes.

9. Cuide das piscinas. As piscinas são normalmente difíceis de tratar por possuem um volume grande de água. Se você não a está utilizando, cubra-a com uma lona. Trate a água da piscina com cloro e outros desinfetantes de água.

10. Preste atenção ao lixo. Muitas pessoas pensam que os lixos, por acumularem água suja, não apresentam perigo à dengue. Mas a verdade é que se há água acumulada, há a possibilidade de reprodução do mosquito. Para isso, vede os sacos de lixo e não os deixe expostos. 

Ainda não há uma vacina disponível no mercado para a dengue e o melhor tratamento é a prevenção.

+ INFORMAÇÃO

http://www.bbc.com/news/health-35370848
Zika surto: O que você precisa saber
Por James Gallagher editor Saúde, o site BBC News

A Organização Mundial de Saúde declarou que o vírus Zika uma emergência de saúde pública global.

Uma doença rara do sistema nervoso, a síndrome de Guillain-Barre, que pode causar paralisia temporário tem sido associada com a infecção.
Não há vacina ou tratamento de drogas para que os pacientes são aconselhados a descansar e beber muitos líquidos.
Mas a maior preocupação é o impacto que poderia ter sobre bebês em desenvolvimento no útero e do aumento dos microcefalia.
Mas maio 2015, foi relatado no Brasil e se espalhou rapidamente.
Desde então, tem também sido relatada em: Barbados, Bolívia, Colômbia, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guiana Francesa, Guatemala, Guadalupe, Guiana, Haiti, Honduras, Martinica, México, Panamá, Paraguai, Porto Rico, Saint Martin, Suriname e Venezuela.
É espalhada por Aedes mosquitos. Eles são encontrados em todas as Américas, exceto para o Canadá e Chile, onde é muito frio para eles para sobreviverem. Não está claro por quanto tempo alguém pode transmitir o vírus depois de ser infectado. Eles são os mesmos insetos que espalham dengue e chikungunya vírus.
E, ao contrário dos mosquitos que transmitem a malária, eles são mais ativos durante o dia, por isso, mosquiteiros oferecer proteção limitada.

Ela pode ser transmitida através de relações sexuais?
Houve casos relatados de transmissão sexual do vírus se espalhar para as pessoas que não têm visitado países afetados.
Este parece ser um evento muito raro, mas isso significa Zika tem um limitado potencial para se espalhar em qualquer país - não apenas aqueles com o Aedes mosquito.
Alguns países aconselham os homens de voltar para casa a partir de países afetados para usar preservativos se a sua parceira está grávida ou pode engravidar.
Isto deve ser feito durante 28 dias depois de chegar em casa se você não tem sintomas, e por seis meses se os sintomas se desenvolvem Zika.

O que as pessoas podem fazer?
Como não há nenhum tratamento, a única opção é para reduzir o risco de ser picado pelo mosquito.
As autoridades de saúde aconselham as pessoas a:usar repelentes de insetos, cobrir-se com roupas de mangas compridas, manter janelas e portas fechadas
Os mosquitos depositam seus ovos em água parada, as pessoas também estão sendo orientados a manter baldes e vasos de flores, vazios.
Os Centros de Controle de Doenças aconselhou as mulheres grávidas a não viajar para áreas afetadas.

Origem do Zika
Ele foi identificado pela primeira vez em macacos em Uganda em 1947.
O primeiro caso humano foi detectado na Nigéria em 1954 e tem havido novos surtos na África, Sudeste da Ásia e Ilhas do Pacífico.

Microcefalia
É quando um bebê nasce com uma cabeça anormalmente pequena, como seu cérebro não se desenvolveu corretamente.
A gravidade varia, mas pode ser fatal se o cérebro é tão subdesenvolvido que não pode regular as funções vitais para a vida.
As crianças que sobrevivem rosto com deficiência e atraso no desenvolvimento intelectual.
Ela pode ser causada por infecções tais como a rubéola, abuso de substâncias durante a gravidez ou anormalidades genéticas.
Brasil tinha menos de 150 casos de microcefalia em 2014.
Mas mais de 4.700 casos foram relatados desde 22 de outubro de 2015, com 404 confirmados e 3670 ainda está sendo investigada.
A ligação com Zika não foi confirmada, mas a OMS diz que é "fortemente suspeito".
Alguns bebés que morreram tinham o vírus no cérebro e tem sido detectada em placenta e do líquido amniótico também.









Nenhum comentário:

Postar um comentário