quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

MINICURSO DE HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DO CINEMA NOS SESC


Sesc abre inscrições para Minicurso de História e Evolução do Cinema

Programação do Cineclube deste mês, às terças-feiras, traz títulos com esta mesma temática como “Roma, cidade aberta” e “Corra Lola, corra”

Em março, nos dias 4, 11, 18 e 23, sempre às 19h30, o Sesc Piracicaba realiza o 2º Módulo do Curso de História e Evolução do Cinema - Um projeto de encontros com outros cinemas, ministrado pelo produtor e pesquisador da História do Cinema, Luis Carlos Pavan e pela produtora cultural e mestre em Comunicação e Semiótica, Careimi Ludwig Assmann. A participação é gratuita e as inscrições limitadas podem ser feitas na Central de Atendimento da unidade ou pelo e-mail inscricao@piracicaba.sescsp.org.br, informando nome do curso, do participante, idade, telefone e número da Credencial Sesc (se possuir). Caso haja mais interessados do que vagas, os credenciados na Categoria Plena terão prioridade no atendimento. A classificação etária para participar é de 16 anos.

No primeiro curso, que aconteceu em março de 2015, os encontros abordaram fundamentos do cinema e analisou as histórias que os filmes contam, seus sistemas de sinais, os contextos interpretativos e os elementos que contribuem para a imagem cinematográfica. Nesta segunda etapa, o curso aprofunda o estudo da história e da evolução do cinema a partir de 1930 e aborda as fases do avanço técnico-criativo do cinema e seus principais criadores/diretores. As temáticas abordadas serão, no dia 4/3, Neorrealismo e Comédia Italiana; Cinema Independente e Cinema Novo em 11/3;Cinema Oriental e Cinema Documental em 18/3; e Cinema Brasileiro e Latino-americano no dia 23/3.

O Curso de História e Evolução do Cinema integra a programação do Cineclube do Sesc Piracicaba, que é espaço dedicado à fruição cinematográfica por meio da exibição de filmes, que construíram a linguagem e deixaram sua marca na história do cinema mundial.

Sobre Gargântua Produções
A empresa iniciou suas atividades em 1999 e está localizada na cidade de São Paulo (SP). O nome é uma homenagem ao personagem da literatura francesa, o Gigante Gargântua, da obra de François Rabelais.

A produtora atua em diversas áreas da produção cultural: cinema, música, fotografia; desenvolve cursos, oficinas e palestras; consultoria para cineclubes, exposições e exibição de filmes, organização de debates temáticos, realização de documentários, projetos de mostras de audiovisuais e vídeos institucionais.

A formação e trajetória dos sócios da empresa é que permite essa amplitude de temas e ações. Luis Carlos Pavan é músico de formação clássica no violão, vivenciou o cineclubismo paulistano trabalhando nos Cineclubes Bexiga e Oscarito como divulgador e programador. Desde 1997 desenvolve trabalho de pesquisa e composição de trilhas sonoras, organizando mostras de cinema mudo com acompanhamento musical ao vivo. Desenvolve continuamente conteúdo para oficinas sobre a história e a produção de cinema. Careimi Ludwig Assmann é bióloga pela Unesp de Rio Claro (SP), mestre em comunicação e Semiótica pela PUC (SP). Desenvolve trabalhos de pesquisa sobre as conexões entre cinema, ciência, meio ambiente e educação. Desde 1997 atua como narradora de filmes mudos e produtora cultural. Fotógrafa, recentemente aprofundou seu conhecimento na área no International Center of Photography (New York).
Com informações de gargantuaproducoes.wordpress.com

Programação do Cineclube - Março
Em março, as exibições dos filmes no Cineclube do Sesc Piracicaba trazem o Ciclo História e Evolução do Cinema,com filmes clássicos brasileiros e estrangeiros. As sessões começam às 20h, são gratuitas e com retirada de ingressos com uma hora de antecedência.

“Roma, cidade aberta”, de 1945, será exibido em 8 de março, e acontece nos anos de 43 e 44 quando Roma, sob ocupação nazista, é declarada 'cidade aberta' para evitar bombardeios aéreos. Um dos líderes da Resistência, Giorgio, procurado pelos nazistas, se esconde no apartamento de Francesco e pede ajuda à noiva do amigo, Pina, que está grávida. Quando Francesco é morto, Giorgio foge para o apartamento de sua amante, Marina, sem imaginar que este seria o maior erro da sua vida.

“Corra Lola, corra”, no dia 15 de fevereiro, conta a clássica de Manni, o coletor de uma quadrilha de contrabandistas, que esquece no metrô uma sacola com 100.000 marcos. Ele só tem 20 minutos para recuperar o dinheiro ou irá confrontar a fúria do seu chefe, um perigoso criminoso. Desesperado, Manni telefona para Lola, sua namorada, que vê como única solução pedir ajuda para seu pai, que é presidente de um banco.

O longa japonês "Yojimbo" mostra o Japão do século XIX, quando Sanjuro, um samurai errante, entra em uma pequena cidade rural. Ao descobrir pelo estalajadeiro que a cidade é dividida em duas gangues, Sanjuro coloca os dois lados em confronto, mas quando Unosuke, filho de um dos bandidos, chega à cidade com um revólver, os esforços de Sanjuro ficam difíceis e ele sai da cidade. A exibição será no dia 22/3.

E por fim, "O Bandido da Luz Vermelha", filme de 1968, é sobre o marginal paulista João Acácio Pereira, que coloca a população em polvorosa e desafia a polícia ao cometer os crimes mais requintados - de estupro a assassinatos. A exibição deste clássico brasileiro será em 29/3.

CINECLUBE
Ciclo História e Evolução do Cinema
Terças, 20h. Teatro. Grátis. Retirada de ingressos com uma hora de antecedência.

08/03 (TER) - 20h - Roma, cidade aberta


15/03 (TER) - 20h - Corra Lola, corra


22/03 (TER) - 20h - Yojimbo

29/03 (TER) - 20h - O Bandido da Luz Vermelha


SERVIÇO
O que: 2º Módulo do Curso de História e Evolução do Cinema - Um projeto de encontros com outros cinemas
Quando: Dias 4, 11, 18 e 23/3
Local: Teatro do Sesc Piracicaba
Quanto: Grátis. Não recomendado para menores de 16 anos.

Inscrições: Na Central de Atendimento ou pelo e-mail inscricao@piracicaba.sescsp.org.br, informando nome do curso, do participante, idade, telefone e número da Credencial Sesc (se possuir). Caso haja mais interessados do que vagas, os credenciados na categoria Plena terão prioridade no atendimento. Vagas limitadas.
Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário