terça-feira, 12 de janeiro de 2016

XIX PASSEIO DE BARCOS

O percurso do passeio é de 90km, partindo de Piracicaba até o Condomínio Tamanduá, em Santa Maria da Serra.

PROGRAMAÇÃO

Piracicaba
20 e 21/01
Início das Incrições- Largo dos Pescadores das 17h30 até 21h00

22/01
19h30 – Missa dos Navegantes
Local: Capela do Divino – ao lado do Salão do Divino – Largo dos Pescadores

23/01
08h00 – Show Sertanejo com Moisés e Claudemir
09h00 – Benção dos Barcos
09h30 – Saída do Passeio
Local: Rampa de acesso do Largo dos Pescadores

Santa Maria da Serra
22/01
15h00 – Peixamento do Rio Piracicaba com alevinos da AES Tietê (a confirmar)
Local: Estância Tamanduá

23/01
10h00 – Tenda Tamanduá com serviço completo de bar
Local: Estância Tamanduá



O 19º Passeio de Barcos pelo rio Piracicaba será realizado no dia 23 de janeiro (sábado), e terá início às 8h com show de música sertaneja e benção dos barcos. A partida do passeio acontece às 9h30, da rampa da Rua Porto – Piracicaba/SP, com travessia até Santa Maria da Serra/SP, percorrendo cerca de 90 km de rio (48,59mn).

Promovido pela empresa Lambda Engenharia, com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, este evento faz parte do calendário turístico do município, e visa oferecer aos navegantes o lazer do turismo náutico, a conscientização sobre o meio ambiente e a preservação dos recursos hídricos.

Mantendo a tradição do passeio que sempre é realizado em data próxima ao dia de Nossa Senhora dos Navegantes, anualmente comemorado no dia 2 de fevereiro, este ano o passeio acontecerá no sábado, dia 23 de janeiro, com os barcos acompanhados pela imagem de Nossa Senhora dos Navegantes.

Segundo o engenheiro Lucas Moura, presidente da Comissão Organizadora, este é um evento sem fim lucrativos, que conta com a participação de mais de 75 voluntários para sua organização e realização, e traz um impacto financeiro positivo para a cidade no dia do evento. "Fizemos um levantamento sobre a movimentação financeira que o passeio trouxe para a cidade de Piracicaba em 2015, nos baseando nas 80 embarcações que se inscreveram no passeio no ano passado, e chegamos em um valor aproximado de 74 mil reais, referente aos gastos com combustível (para os barcos e para os carros que levam as embarcações) e com alimentação dos participantes", afirmou Lucas. Ele ressaltou ainda que neste ano, os números relacionados ao passeio devem aumentar, pois o rio cheio atrai mais participantes "recebemos inclusive ligações de pessoas de 15 cidades da região e de São Paulo, que pretendem participar do passeio este ano".

A secretária de Turismo, Rose Massarutto, ressaltou a importância de que todas embarcações e seus comandantes devem estar em dia com toda a documentação (ARRAIS, licenciamento e seguro da embarcação, etc), além de equipadas com os devidos itens de segurança como coletes, extintor etc, em conformidade com as exigências da NORMAN3, (art. 113, item 0403), da Marinha do Brasil. Além disso, será obrigatório a colagem do adesivo de numeração da inscrição nas duas laterais frontais da embarcação (proa).

Assim como em edições anteriores a fiscalização da documentação dos participantes, suas embarcações e itens de segurança nas rampas de acesso ao rio são de responsabilidade da Marinha do Brasil, que podem inclusive fazer uso de bafômetros e tem poder de apreensão das embarcações dentro do rio. Os organizadores ressaltam que este é um passeio e não uma competição de velocidade ou de manobras radicais ou ainda de potência dos motores, e durante todo o evento a Marinha fiscalizará os participantes.

INSCRIÇÕES
Aos interessados em participar do passeio, haverá um posto de inscrições montado no Largo dos Pescadores – Rua do Porto, nos dias 21 e 22 de janeiro, das 17h30 às 21h. Este ano, o valor da inscrição será de R$ 15,00 (quinze reais) e mais um quilo de alimento não perecível. Todos os alimentos arrecadados serão doados para a Casa do Bom Menino de Piracicaba.

A fichas de inscrição, regulamento e todas as informações importantes sobre o passeio estão no site www.passeiodebarcos.com.br. Os participantes podem inclusive se antecipar e levar ao posto de inscrição a ficha de inscrição já preenchida. Para isso, basta acessar o site do passeio, baixar o arquivo e imprimir a ficha.

Esse evento realizado pela Lambda Engenharia tem contado com o apoio e colaboração da Prefeitura de Piracicaba, por meio de diversas secretarias municipais, entre elas a Setur, a Guarda Civil, a Brigada de Emergência, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, a Polícia Militar, a Marinha do Brasil, a Prefeitura de Santa Maria da Serra, a Irmandade do Divino, o Clube dos Navegadores do Bongue, patrocinadores, entre outros.

Programação do 19º Passeio de Barcos

PIRACICABA
-> 21 e 22/01/2016 - Inscrições no Largo dos Pescadores - das 17h30 até às 21h
-> 22/01/2016 - Missa dos Navegantes, às 19h30 - Local: Capela do Divino, ao lado do Salão do Divino – Largo dos Pescadores
-> 23/01/2016
8h - Show Sertanejo
9h - Benção dos Barcos
9h30 - Saída do 19º Passeio de Barcos

SANTA MARIA DA SERRA
-> 22/01/2016 – às 15h00 - Plantio de mudas nativas da região. Local: Condomínio Tamanduá
-> 23/01/2016 - Haverá uma tenda de recepção no Condomínio Tamanduá aos navegadores, montada com serviço completo de bar, a partir das 10h

Regulamento e informações importantes sobre o 19º Passeio de Barcos

Este é o regulamento para o 19º Passeio de Barcos do Rio Piracicaba a realizar-se no dia 23 de Janeiro de 2016. O presente Regulamento deverá ser rigorosamente seguido pelos participantes do Passeio de Barcos pelo Rio Piracicaba, de Piracicaba à Santa Maria da Serra.

Ao assinar a ficha de inscrição os participantes concordam com o inteiro teor deste regulamento, o termo de responsabilidade e com as determinações da Comissão Organizadora indicada pela promotora Lambda Engenharia.

1. DOS ATOS REGULAMENTARES:
1.1. Toda embarcação se inscreverá via uma ficha (formulário do evento), relacionando seus tripulantes e passageiros e entregará nos locais estipulados.
1.2. Haverá uma identificação para cada embarcação (adesivo específico para cada passeio) que deverá ser colocado em local bem visível preferencialmente na proa da embarcação e mantida lá durante toda a duração no evento.
1.3. Toda a embarcação inscrita deverá ter um comandante habilitado que se responsabilizará pela mesma, por toda a tripulação e/ou acompanhantes (passageiros) e pelas exigências da NORMAM-3, do RIPEAM, do R-LESTA e deste Regulamento.
1.3.1. A embarcação deverá ter sua documentação, habilitação e registro de acordo com a Capitania dos Portos, isto é, em ordem conforme exigido pela Marinha do Brasil que a seu critério poderá realizar fiscalização.
1.3.2. A lotação total – tripulação, passageiros/acompanhantes deverá estar de acordo com a licença da embarcação e identificados na ficha de inscrição (item 0113 da NORMAM-3). O comandante e/ou proprietário responde por danos a terceiros ou pelas vítimas de acidentes causados por sua embarcação conforme determina a legislação do tráfego aquaviário (RIPEAM e R-LESTA).
1.3.3. Toda embarcação deverá ter a bordo o equipamento de salvatagem conforme exigências legais e da Marinha.
1.3.4. Toda embarcação deverá ter combustível suficiente para todo o trajeto, bem como reserva, se necessário.
1.3.4.1. Além do combustível, deverão ser previstos com segurança: água, alimentação e vestimenta adequada, providenciadas por conta dos participantes.
1.4. A velocidade da embarcação durante todo o trajeto, bem como as paradas que se fizerem necessárias serão determinadas pela comissão organizadora ao longo do trajeto.
1.4.1. As embarcações participantes não deverão afastar-se, do conjunto de barcos conforme for estipulado pela comissão.
1.5. Qualquer incidente havido durante o trajeto deverá ser comunicado a comissão organizadora.
1.5.1. Haverá, durante o trajeto (onde acessível), haverão equipes de apoio por terra e barcos da Comissão Organizadora identificados por bandeiras.

2. DAS RECOMENDAÇÕES:
2.1. Existência de colete salva-vidas para todos.Recomendamos também ter uma bóia circular com retinida de mais de 20m
2.2. Manobras radicais, brincadeiras e outras exibições que possam causar acidentes ou atrapalhar o passeio são proibidas.
2.3. Não consumir bebidas alcoólicas.
2.4. Coloque todo o lixo produzido no barco em sacos plásticos para depois depositá-lo em local adequado na chegada.
2.5. Observar com muita atenção o horário de saída. Esteja no local determinado com boa antecedência.
2.6. Observar com bastante carinho a Natureza, não a ofendendo sob nenhum aspecto – Plantas, animais e meio ambiente.
2.7. Este Passeio de Barcos é um belo passeio, portanto aproveite-o com atenção observando os locais históricos, ecológicos, educacionais, turísticos e tudo o mais que se possa aproveitar.
2.8. Os participantes ao se inscreverem cedem gratuitamente o direito de imagem sem qualquer restrição para uso da Lambda Engenharia (Lambda Inspeções, Treinamento e Serviços Ltda) podendo esta ceder tais imagens para uso de terceiros.
2.9. Os participantes podem e devem fotografar e filmar à vontade, para uso particular, não podendo no entanto comercializar tais imagens sem autorização expressa da promotora do evento. Os órgãos de comunicação podem sob autorização da promotora do evento utilizar imagens do evento em seus programas e noticiários.
2.10. Aos navegadores se recomenda, além do já citado, levar: água para beber, sapatos adequados, boné ou chapéu, protetor solar, camisa de manga longa, remédios, sacos de lixo, máquina fotográfica, filmadora, pilhas, filmes, fitas de vídeo, repelente, capa de chuva, pino e contra pino para hélice se preciso for, óculos polarizados etc.

3. DAS RESPONSABILIDADES:
3.1. A Promotora do evento não assume nenhuma responsabilidade por acidentes e danos pessoais ou materiais causados a embarcação inscrita ou a terceiros nem por problemas de ordem pessoal à tripulação ou acompanhantes tanto em água quanto em terra.
3.2. É de única responsabilidade do comandante da embarcação a decisão de seguir ou não no passeio independente das condições de navegação do Rio Piracicaba, isentando toda a Organização do Evento por acidentes ou incidentes ocorridos durante o evento.
3.3. Os menores de idade serão de responsabilidade do comandante da embarcação inscrita.
3.4. Cada participante irá por sua conta e risco.
3.5. O retorno de pessoas e embarcações para seu local de origem é por conta dos participantes.
3.6. O passeio terá término, em Sta. Maria da Serra- SP ou outro local determinado pela Comissão Organizadora na hora da partida.
3.7. Os familiares, amigos ou auxiliares que aguardarão os navegadores na chegada, receberão crachá ou outro documento para identificação do veículo permitindo a entrada do mesmo no local de término do passeio, devendo manter esta identificação todo o tempo de permanência no local. O comandante da embarcação responde pela presença dessas pessoas. A promotora do evento e seus parceiros não respondem por carros e objetos, nem cobrarão pelo estacionamento no local. Deverão respeitar as normas de conduta e circulação do local sob pena de serem retirados.
3.8. Ao assinar a ficha de inscrição os participantes aceitam este regulamento no seu inteiro teor, bem como concordam com a sua responsabilidade. A entrega da ficha é obrigatória conforme art. 113 Normam-03.
3.9. A promotora do evento (Lambda Engenharia) poderá suspender o evento se no ato da saída as condições do rio e do tempo se tornarem perigosas para a navegação, não arcando com nenhum ônus relativo aos participantes.
3.10. As embarcações que estiverem pondo em risco a segurança das demais por desrespeitarem as determinações de navegação ou usarem de imprudência serão retiradas do passeio pelos membros da Comissão Organizadora e/ou pela Marinha do Brasil.
3.11. As embarcações só poderão pelas rampas com: seu MOTOR INSTALADO, devidamente ABASTECIDA, após FICHA DE INSCRIÇÃO entregue e ADESIVOS identificadores da inscrição COLADOS NA PROA, suas CARGAS E EQUIPAMENTOS alojados, desatadas das carretas e devem permanecer dentro do Rio. NENHUM VEÍCULO PODE PERMANECER NA RAMPA APÓS A DESCARGA DA EMBARCAÇÃO.
3.12. Para fins deste Regulamento o termo embarcação se refere a barco, lancha, bote, jet-ski, veleiro, prancha motorizada, house-boats, balsa, jangada, infláveis diversos, consideradas “construção flutuante”.
3.13. Só poderão participar do Passeio embarcações motorizadas (autopropulsadas).
3.14. A Comissão Organizadora tem poderes para fazer cumprir todas as determinações deste Regulamento.
3.15. Este regulamento se aplica a todos os passeios dessa natureza e será modificado pela C.O. quando necessário



Realização: Lambda Inspeções e Engenharia de Soldagem – São Paulo – SP
Tel: (11) 3852-0098 / (19) 99172-8282 (Vivo)
E-mail: passeiodebarcos@gmail.com / www.passeiodebarcos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário