sexta-feira, 4 de setembro de 2015

PARABÉNS BARÃO 50 ANOS


O Estádio Municipal Barão da Serra Negra completa no dia 4 de setembro 50 anos de fundação. No mesmo dia, o XV de Piracicaba recebe no local o Rio Branco de Americana, em duelo válido pela oitava rodada da primeira fase da Copa Paulista, às 20h. Antes do início da partida algumas ações serão feitas em alusão ao aniversário da casa do Alvinegro Piracicabano.

Antes de a bola rolar em mais um jogo do Nhô Quim pela competição estadual, haverá, às 18h30, a abertura da exposição “50 anos do Barão”, que contará com fotos históricas do arquivo pessoal do historiador Antônio Zinsly espalhadas pelos alambrados da geral e cativa. Além disso, autoridades e convidados acompanharão o aterramento da cápsula do tempo em frente à Sala Bauma de Imprensa.

O objeto contará com as edições do dia dos três jornais de Piracicaba; fotos históricas do estádio; fotos e relatos de funcionários do XV de Piracicaba e da Prefeitura Municipal, que trabalham diariamente no local, além de ex-jogadores do Nhô Quim que fizeram parte desses 50 anos do Barão; cartas das autoridades de Piracicaba falando sobre o momento; a camisa atual do XV; e uma cópia do documentário especial produzido pela equipe de comunicação da Câmara de Vereadores. Além disso, haverá o descerramento da placa comemorativa ao 50º aniversário do Barão.

Para fechar, os ex-jogadores do XV, Nilton Rodarte e Virgílio Salgado, que participaram da partida de inauguração entre o Palmeiras e o Alvinegro Piracicabano, darão o pontapé inicial de XV x Rio Branco.

A ação é uma iniciativa da Câmara de Vereadores de Piracicaba, através do vereador Pedro Kawai, da Prefeitura, através de sua secretária de Esportes Lazer e Atividades Motoras (Selam) e Rádio Educativa FM e do XV de Piracicaba.








História do Barão
Inaugurado no dia 4 de setembro de 1965, ainda inacabado após quase cinco anos de obras, pelo então prefeito municipal Luciano Guidotti, o Estádio Municipal Barão da Serra Negra, denominado por meio da lei 1.365 de novembro de 1965, é a casa do Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba.

O projeto de construção do estádio do XV, que até então mandava seus jogos no extinto Roberto Gomes Pedrosa, foi iniciado efetivamente por meio da lei 368 de 3 de julho de 1953, sancionada pelo prefeito Samuel de Castro Neves. Mas foi outra lei, a de 924 de 24 de novembro de 1960, sancionada pelo prefeito Francisco Salgot Castillon, que autorizou a construção.

A primeira partida disputada no local foi entre o Alvinegro Piracicabano e o Palmeiras, duelo que terminou empatado em 0 a 0, com um público de 15.674 pessoas e renda de Cr$ 19.825.000,00. Anterior ao início do jogo, o Nhô Quim homenageou o presidente da equipe paulistana, Delfino Facchina, que por sua vez ofereceu uma placa de bronze para a Prefeitura de Piracicaba. O XV de Piracicaba, do técnico Gilson Silva, foi escalado com Sílvio; Virgílio, Pescuma, Dorival e Chiquinho; Bastos e Emílio; Warner, Rodarte, Benê e Sabino.

Na sequência, mais dois jogos contra outros grandes da capital: São Paulo e Corinthians. Contra o Tricolor, mais um empate sem abertura do placar, já contra o Corinthians saíram os primeiros gols, porém, a maioria a favor do adversário. Flávio, duas vezes, e Marcos marcaram para o Alvinegro da capital, enquanto Pescuma descontou para o XV. Assim, o atacante corinthiano Flávio ficou gravado na história como autor do primeiro gol do Barão.

A torcida piracicabana precisou, portanto, esperar mais um pouco para comemorar a primeira vitória do time do coração em seu novo estádio. E ela veio no dia 26 de setembro do mesmo ano, quando o XV venceu o Comercial por 3 a 1, em peleja válida pelo Campeonato Paulista de 1965. Os tentos quinzistas foram anotados por Chiquinho, Benê e Tabai.

Inicialmente capaz de comportar 26.528 torcedores, o Barão, devido às restrições legais, teve sua capacidade limitada em 18.799 pessoas. As dimensões atuais do campo são de 100m x 67m. O estádio integra o Conjunto Esportivo Municipal, que conta também com ginásio principal, miniginásio, conjunto de piscinas e pista de atletismo.


Fonte: texto de Sabrina Franzol e Camila Piacentini escrito para o livro oficial do centenário do clube, “100 anos: Destemido e Valente”

Partida Inaugural
A partida que marcou a inauguração oficial do Estádio Municipal Barão da Serra Negra foi entre XV de Piracicaba e Palmeiras, em duelo válido pelo Campeonato Paulista e que terminou empatado em 0 a 0. 15.674 pessoas lotaram as arquibancadas e a renda foi de Cr$ 19.825.000,00. Anterior ao início do jogo, o Nhô Quim homenageou o presidente da equipe paulistana, Delfino Facchina, que por sua vez ofereceu uma placa de bronze para a Prefeitura de Piracicaba. O XV, do técnico Gilson Silva, foi escalado com Sílvio; Virgílio, Pescuma, Dorival e Chiquinho; Bastos e Emílio; Warner, Rodarte, Benê e Sabino. Já o Palmeiras de Filpo Nuñes foi a campo com Valdir Joaquim de Moraes; Djalma Santos, Djalma Dias, Procópio e Ferrari; Dudu e Ademir da Guia; Gildo, Servílio, Tupãzinho e Rinaldo.

Quem foi o Barão da Serra Negra
Francisco José da Conceição, o Barão da Serra Negra nasceu em 1824. Na juventude dedicou-se à carreira comercial, estabelecendo-se em Piracicaba com importante loja de fazendas, armarinhos, ferragens e outros artigos. Seu espírito empreendedor o levou em seguida para a lavoura, onde mostrou suas qualidades de agricultor. Sua dedicação à política do antigo Partido Conservador e a sua hombridade fizeram com que D. Pedro II lhe conferisse o elevado título de Barão de Serra Negra, antes do baronato já ocupava o posto de coronel da Guarda Nacional. Francisco José da Conceição faleceu, aos 76 anos, em Rio das Pedras, no dia 2 de outubro de 1900.

Fonte: http://www.xvpiracicaba.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário