sexta-feira, 19 de junho de 2015

81ª FESTA DE SÃO JOÃO DE TUPI 2015



81ª  FESTA DE SÃO JOÃO DE TUPI
20 a 23/06
PRAÇA DA IGREJA SÃO JOSÉ - TUPI

PROGRAMAÇÃO
Programação Religiosa - Tríduo Festivo – 20 a 22 de junho
20/06 (sábado) 
19h Santa Missa 
Haverá venda de Cuscuz, pastel, espeto, mini pizza, doces e bebidas

21/06 (domingo)
19h Santa Missa 
Haverá venda de Cuscuz, pastel, espeto, mini pizza, doces e bebidas

22/06 (segunda)
19h Santa Missa

Programação Festiva
23/06 (terça)
06h – Toque da Alvorada com 12 tiros de morteiros 
10h - Santa Missa com bênção de São João 
11h – Serviço de Almoço no Salão Paroquial com comidas típicas: Cuscuz, Leitoa à pururuca, Frango inteiro frito, Porção de leitoa, Frango à passarinho e bebidas 
Festa com 80 barracas típicas na Praça da Igreja 
18h - Levantamento do mastro e acendimento da Grande Fogueira de São João 
19h – Palco com atrações musicais 
00h - Grande queima de fogos

▪ Estacionamento com seguro e vigilância – R$ 15,00
▪ Não será permitida a presença de vendedores ambulantes durante o evento. Haverá fiscalização da prefeitura no local.

História da Festa de São João de Tupi
Desde 1934, o Distrito de Tupi, há 15 quilômetros do centro da cidade de Piracicaba, realiza sua tradicional “Festa de São João”. O festejo acontece todos os anos, impreterivelmente, no dia 23 de junho, dando abertura ao evento o toque da alvorada às seis horas da manhã, com 12 tiros de morteiros. O ritual tem sequência às nove horas da manhã, com celebração da missa na Matriz de São José.

Mantendo a tradição, às seis horas da tarde acontece o levantamento do mastro em homenagem a Santo Antônio, São João Batista e São Pedro onde os devotos depositam no pé do mastro enfeitado com flores de campo, frutos da safra da região: cana-de-açúcar, arroz, milho e feijão, com os votos de boa colheita e prosperidade, e logo após a fogueira de aproximadamente 10 metros de altura é acesa.
Realização: Paróquia de São José de Tupi


A 81ª edição da Festa de São João de Tupi, evento tradicional do calendário de eventos turísticos de Piracicaba, acontecerá nos dias 20, 21, 22 e 23 de junho com programação religiosa e festiva, na Praça da Igreja São José, padroeiro do bairro de Tupi, com expectativa de receber um público estimado entre 15 e 20 mil pessoas.

Organizada pela Paróquia São José de Tupi, com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Turismo e de outras secretarias municipais, a Festa de São João de Tupi é considerada uma das mais antigas e ricas em folclore e religiosidade, pois revive as peculiaridades das grandes comemorações juninas.

Para a comunidade do bairro este é um evento muito importante, já que ela é diretamente beneficiada com os recursos arrecadados na venda dos produtos e comidas típicas. Além disso, 20% da verba do estacionamento será repassada ao projeto Tupi Escola de Futebol, e 8 instituições da cidade também participam da Festa, comercializando produtos em algumas barracas e recebendo 100% da renda arrecadada.

Nos dias 20, 21 e 22 acontece a programação religiosa, e no dia 23, durante a programação festiva, acontecerá a partir das 18h, a tradicional benção e levantamento do mastro. E em seguida, o esperado acendimento da fogueira, que assim como no ano anterior, será acesa com o auxílio de uma tecnologia por controle remoto. Já a queima de fogos está marcada para a 0h do dia 24, dia de São João.

O evento conta com a ajuda de 120 voluntários que atuam antes, durante e depois do evento, auxiliando nos preparativos da decoração do salão e da praça, na montagem das barracas e também na cozinha, preparando todas as delícias que anualmente são servidas no salão paroquial. Ao todo são servidos 5 toneladas de alimento dentro do salão durante a festa, chegando ao total de 15 a 17 toneladas de alimentos preparados durante o evento (no salão e nas barracas).

O Padre Renato Luiz Andreatto destaca a importância da festa para a manutenção de uma antiga tradição cultural, que está se extinguindo com facilidade, principalmente na região de São Paulo. Além disso, a festa é muito importante para sustentar o trabalho social que a Paroquia desenvolve junto à comunidade durante o ano. “Esta festa simboliza um costume que aos poucos, infelizmente, vem se perdendo, que é uma legítima festa junina que fazemos questão de manter viva em nossa comunidade.”

Na parte gastronômica, dentro do salão, as principais opções são a leitoa à pururuca, porção de leitoa, frango inteiro frito, porção de frango à passarinho e cuscuz. Já nas 80 barracas que ficam na praça, haverá quitutes de todos os tipos (pastel, tapioca, acarajé, milho verde, vinho quente, quentão, etc), doces e brincadeiras das festas juninas tradicionais.

Sobre o estacionamento, o padre afirmou que a empresa contratada e responsável pelo serviço irá oferecer vigilância e todos os veículos serão segurados. “Cobraremos R$ 15 por carro e recomendamos que os motoristas utilizem o estacionamento oficial da festa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário