quarta-feira, 3 de junho de 2015

114 ANOS DA ESALQ


Fundada em 1901, a ESALQ - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - é uma instituição pública e gratuita. 

Localizada em Piracicaba, a 160 km de São Paulo, conta com sete cursos de graduação: Administração, Ciências Biológicas, Ciências dos Alimentos, Ciências Econômicas, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Gestão Ambiental, os quais somam 2.300 estudantes aproximadamente. Na pós-graduação, cerca de 1.200 estudantes pesquisam em um dos 17 Programas (sendo dois interunidades, um interinstitucional e um internacional). 

A instituição já formou 14.286 profissionais na graduação e 8.619 na pós-graduação, sendo 2.883 doutores e 5.736 mestres.

A ESALQ tem área territorial de 3.825,4 hectares (corresponde a 48,85% da área total da USP), divididos no Campus "Luiz de Queiroz" (914,5 hectares) e nas estações experimentais em Anhembi, Anhumas e Itatinga (2.910,9 hectares). Possui atualmente, 246 professores e 546 técnicos e administrativos em 12 departamentos, 150 laboratórios e 2 Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) - Engenharia da Irrigação e Semioquímicos na Agricultura.

Aos seus estudantes, oferece restaurante universitário; salas de informática e acesso à Internet; atendimento médico e odontológico no Campus; intercâmbios em outros países; Praça Esportiva no Campus; bibliotecas; auxílios alimentação, moradia, transporte e livro; curso de inglês gratuito; bolsas de apoio. No total, são 430 vagas, oferecidas pelo vestibular da Fuvest.


114 ANOS DA ESALQ
Uma das unidades fundadoras da USP (Universidade de São Paulo) e pioneira no ensino de pós-graduação, a Esalq (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”) completa no dia 3 de junho/2015, 114 anos de fundação.

Para celebrar a data, a Esalq realiza no dia 3/6, evento comemorativo aos 45 anos da implantação dos cursos de doutorado, que são pioneiros na América Latina, com os programas de Fitopatologia, Genética e Melhoramento de Plantas, e de Solos e Nutrição de Plantas.

Serão celebrados ainda os 25 anos da criação dos cursos de doutorado nos programas em Economia Aplicada e em Irrigação e Drenagem (atual Engenharia de Sistemas Agrícolas).

PROGRAMAÇÃO
02/06 
- “Encontro sobre Plantas Infestantes de Culturas Agrícolas” 
- “De carona com Adeca: Empreendedorismo na Universidade”

03/06 
- Sala do Centenário do Edifício Central, evento comemorativo aos 45 anos da implantação dos cursos de Doutorado na ESALQ, pioneiros na América Latina, com os Programas de Fitopatologia, de Genética e Melhoramento de Plantas e de Solos e Nutrição de Plantas.
- 25 anos da criação dos cursos de Doutorado nos Programas em Economia Aplicada e em Irrigação e Drenagem(atual Engenharia de Sistemas Agrícolas).
- Saudação especial em virtude da aprovação do Mestrado em Administração.
- Café da manhã no Centro de Vivência marcará o início do Mês do Meio Ambiente, que contemplará uma série de eventos que ressaltam a importância da preservação dos recursos naturais para a educação ambiental da comunidade do Campus.

09/06 
-  “14º Treinamento avançado em nutrição de bovinos”; “Treinamento: Tecnologias e boas práticas de fabricação de queijos”
- “Oficina e gincana fotográfica”.

10/06 
- Toda a comunidade está convidada a participar do “Espaço de vivência em agroecologia: aula aberta sobre plantas alimentícias não convencionais”.

12/06 
- Inserida no Desafio Água acontecerá a “Oficina e gincana de frases”
- Museu “Luiz de Queiroz” inaugurará a exposição “Natureza imaginária”, com obras da artista Maria Atalie Rodrigues Alves.

16/06
 - “13º Treinamento em irrigação de pastagens”.

18/06 
- Projeto Cine PETEco exibe e debate o filme “La Belle Verte”
- Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição - “Treinamento em boas práticas para manipuladores de alimentos”.

20/06 
- Casa do Produtor Rural coordenará as ações do “Ciclo de palestras: produção de vinho de qualidade”.

22/06 
- Debate “40 anos do Proálcool: evolução setorial e impactos locais”

23/06 
- “30º Treinamento em nutrição e formulação de rações em microcomputadores para bovinos de corte”

24/06 
- “Workshop cooperação entre empresas e universidades: desafios da indústria do pescado”

25/06 
- Grupo Ternamente Eclético sobe ao palco do Salão Nobre para se apresentar no Música na ESALQ 

26/06
- “3º Treinamento em qualidade sensorial da cachaça”.

29/06 
- “25ª Jornada de atualização em agricultura de precisão”.


PARABÉNS
ESALQ


Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes "Luiz de Queiroz"

Departamento de Engenharia de Biossistemas


Nenhum comentário:

Postar um comentário