segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

RESIDÊNCIAS MÉDICAS APROVADAS EM PIRACICABA

Piracicaba é credenciada para residências médicas em nove especialidades

Data: 23/01/2015
Autor: Rodrigo Guidi - MTb 37756
Piracicaba teve o pedido de credenciamento de nove residências médicas aprovado pela CNRM (Comissão Naciona de Residênca Médica) do Ministério da Educação (MEC). A plenária que avaliou o pleito do município foi realizada nesta quinta-feira (22) em Brasília. A expectativa do prefeito Gabriel Ferrato e do secretário de Saúde, Pedro Mello, é iniciar as residências ainda no mês de março.

Foram confirmadas nesta quinta as residências em medicina de família e comunidade, ortopedia, cardiologia, pediatria, ginecologia e obstetrícia, clínica médica, cirurgia geral, medicina do trabalho e urologia.

Com a aprovação, o município tem até o dia 27 de fevereiro para cadastrar os residentes interessados, já que o início das residências médicas está previsto para 1º de março. “É uma grande e importante conquista para Piracicaba, pois o grande objetivo com as residências é capacitar a mão de obra médica e fixar esses profissionais em nosso município”, afirmou o prefeito Gabriel Ferrato.

A aprovação foi obtida após o pedido de credenciamento, realizado em setembro. O processo contou ainda com a visita de um representante da CNRM, que veio à cidade em dezembro para avaliar a documentação e conhecer a estrutura de saúde do município e dos hospitais parceiros no programa – HFC (Hospital dos Fornecedores de Cana) e Santa Casa.

Para o secretário de Saúde, Pedro Mello, a aprovação das residências trará avanços ao sistema de saúde piracicabano. “Estamos muito felizes, pois iremos transformar Piracicaba em um polo de formação e qualificação na área da saúde”.

O anúncio do credenciamento foi realizado na tarde desta sexta-feira (23) em coletiva de imprensa no Centro Cívico. O evento contou com a presença de representantes dos hospitais e da Coreme (Comissão de Residência Médica de Piracicaba), que conduz o processo de implantação do programa.
Integrante da Coreme e coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, a médica Anay Gomes Ferrer afirmou que o objetivo do programa é formar recursos humanos da área médica para atuação no SUS (Sistema Único de Saúde). “É importante insistir nesse caminho para formação em áreas estratégicas para o SUS e promover formação de excelência para a qualificação dos médicos”, afirmou.

Diretor jurídico da Fehosp (Federação das Santas Casas do Estado de São Paulo), João Orlando Pavão, afirmou que Piracicaba tem um perfil diferenciado. “Digo isso não apenas em São Paulo, mas em todo o país. Enquanto a maioria dos hospitais filantrópicos não tem apoio dos gestores municipais e estão fechando as portas, nosso município traz mais essa conquista para a área da saúde”, disse.

Para o provedor da Santa Casa, Adilson Zampieri, o programa de residências médicas terá reflexos em outras áreas do hospital. “Com certeza fará com que os demais profissionais saiam de uma zona de conforto e busquem aprimoramento profissional”.

Diretor do HFC, José Coral destacou a força do sistema de saúde de Piracicaba. “É uma boa notícia e que deve ser muito comemorada, pois iremos fortalecer ainda mais a rede de atenção à saúde de nosso município”, falou.

Os programas de residência serão coordenados pela Coreme, sob supervisão dos médicos Alex Lombardi Barbosa Ferraz (clínica médica), Anay Gomes Ferrer (medicina de família e comunidade), Rogério Antonio Tuon (pediatria), Miki Mochizuki (cirurgia geral), José Higino Ribeiro dos Santos Júnior (ginecologia e obstetrícia), Daniel Arruda Mello (ortopedia), Ecléa Spiridião Bravo (medicina do trabalho), Humberto Passos (cardiologia) e Silvio Cordeiro e Gustavo Borges (urologia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário