segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

BLOCO DA EMA "10 ANOS DE FOLIA" - CARNAVAL 2015



Diversão, brincadeira, alegria e cultura são os principais ingredientes do Bloco da Ema.



O bloco de carnaval idealizado pelo pernambucano Tony Azevedo, artista plástico, músico e produtor cultural, foi inaugurado no carnaval de 2006.

O Bloco da Ema teve desde o início como principal preocupação incorporar à cultura piracicabana elementos das tradições musicais e carnavalescas do nordeste, sem que a festa perdesse seu vínculo e identificação com Piracicaba. 

Partindo dessa ideia, o bloco saiu em 2006 trazendo ritmos como o coco, a ciranda e o maracatu, e marchinhas executadas por uma banda da cidade, além da Ema, figura que participou ativamente do cortejo e dá nome ao bloco pelas características de alegria e graciosidade e por ser uma presença freqüente nas músicas folclóricas do Nordeste. 

Em 2007, mais consistente, o Bloco saiu com um número ampliado de foliões, os participantes do Bloco percorreram ao som de alfaias, caixas de guerra, gonguês, xequrês e ganzás as ruas de Piracicaba até a famosa Rua do Porto, no Casarão do Turismo, um dos corações da cidade e um local que, segundo Tony Azevedo, lembra muito as ruas do Recife Antigo, pelas quais blocos desfilam sua alegria e originalidade, aliados a grupos como os dos caboclinhos, maracatus, entre outros. 

Uma das intenções do criador do Bloco, também, é resgatar a tradição, que já foi forte na cidade, dos blocos de rua, nos quais os integrantes se inserem por pura diversão e não com o compromisso de “desfilar” para um público, como nas grandes escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo, as quais acabam por influenciar a visão que se tem do carnaval em muitas cidades do interior em todo o país. 

Além do diferencial quanto ao cortejo, aos ritmos e à proposta, o Bloco da Ema ainda traz, a cada ano, antes do dia da saída dos foliões, uma série de atividades prévias que vão criando um clima de interação entre os participantes. 
Camila Daniele

Parceiros:
Prefeitura de Piracicaba
Secretaria Municipal de Ação Cultural
Secretaria Municipal de Turismo
Centro de Documentação, Cultura e Politica Negra
Conselho Municipal do Negro
Empresas de Piracicaba e região

Nenhum comentário:

Postar um comentário