terça-feira, 14 de outubro de 2014

PARQUE TECNOLÓGICO PIRACICABA


O Parque Tecnológico Piracicaba “Engenheiro Agrônomo Emílio Bruno Germek” (PTP) completou dois anos em operação, sob a gestão do Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool). Referência para o setor sucroenergético, o Parque Tecnológico é classificado atualmente como fundamental para o progresso de Piracicaba e região.

Com 774.411,24 mil m² de área, o PTP está em atividade com as empresas Raízen, Koppert, Delta CO2 e Benri. As empresas Bioagri. Dinamo, Empral, Fermentec, GAtec, Algae Biotecnologia e Agro Analítica Consultoria Agronômica já estão em processo de instalação.

Para o gerente de Automação da Dinamo, Wilson Francischi, estar no Parque Tecnológico aproxima e facilita a rede de contatos da empresa, “acreditamos que o ambiente que o Parque nos ajuda na concentração para elaborarmos pesquisas e também é um espaço apropriado para recebermos nossos clientes com uma estrutura diferenciada”, disse.

Empresas como a Bioagri adotam o PTP como estratégia de crescimento e investimento em Piracicaba, "a nova unidade no Parque Tecnológico conta com equipamentos de ponta e equipe altamente especializada, além de ter um papel fundamental para o desenvolvimento da empresa e de novos negócios”, disse Luis Fernando Maida, diretor-presidente do Grupo Bioagri – a Mérieux NutriSciences Company no Brasil e América Latina.

O gestor do PTP e diretor executivo do Apla, Flavio Castelar analisa o desenvolvimento e a abrangência do Parque Tecnológico nos dois anos, “A experiência de implantação, gestão e a governança do Parque está sendo referência para muitas cidades que visitam o PTP em busca de informações para implantarem seus Parques Tecnológicos e também recebemos delegações de diversos países que nos procuram para adquirirem conhecimento, parcerias, convênios e acordos de cooperação”.

No final de setembro, especialistas do setor sucroenergético receberam a visita do vice-presidente da Hyundai, Young Tack Lee, que com sua equipe do Brasil e da Coreia do Sul vieram conhecer as novas tecnologias para maior eficiência dos motores da marca.

Este ano, o PTP sediou importantes eventos, encontros, seminários, simpósios e cursos na área sucroenergética. Entre os principais estão a explanação do PAISS Agrícola – programa de apoio à inovação na agricultura, promovido pelo BNDES e Finep, Simpósio “Cenários, perspectivas e previsões de produção de cana-de-açúcar e seus produtos”, realizado pelo Grupo de Estudos em Cana-de-açúcar (GECA) e a Semana de Tecnologia promovida pela Fatec.

Sobre o Parque Tecnológico Piracicaba
O PTP é inserido no Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, regulamentado pelo Decreto Estadual 50.504, graças à convergência do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura Municipal de Piracicaba, com o objetivo de promover informação tecnológica, estimular a cooperação entre centros de pesquisa, universidades e empresas, além de dar suporte ao desenvolvimento de atividades empresariais.

O Parque Tecnológico possui espaços para implantação empresas e laboratórios, contando para apoio das empresas, também com salas de reunião, auditório para 200 pessoas, sala de treinamento e biblioteca.

No PTP também estão instaladas uma Fatec (Faculdade de Tecnologia de Piracicaba) e um IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) e também opera em parceria a Esalqtec – incubadora tecnológica da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

O Parque Tecnológico também possui uma área desenvolvida pela iniciativa privada, para instalação de projetos que visam dar suporte às empresas, onde já está em funcionamento a Concessionária Hyundai Aversa, e primeira fase do Garden Mall, novos empreendimentos já estão em fase de construção como, Vitória Hotel, Centro de Eventos, Torres Corporativas, entre outros. Também já estão implantados os empreendimentos residenciais Villa D´Áquila e Alphaville Piracicaba, “Esses novos projetos consolidam a região do Parque Tecnológico como um dos principais polos de desenvolvimento e valorização de Piracicaba”, informou Castelar.

www.parquetecnologico.piracicaba.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário