sábado, 4 de outubro de 2014

FEIRA DA CASA DAS OFICINAS NA CASA DO POVOADOR

Casa do Povoador recebe exposição “Arte na Saúde Mental”

A Casa do Povoador recebe dia 5/10 (Dom) a exposição “Arte na Saúde Mental”. 
A exposição acontece das 8h às 18h. Composta por trabalhos em tecelagem, mosaico, papel reciclado e telas, a mostra reúne trabalhos dos usuários da Casa das Oficinas, projeto da Saúde Mental do município.

Além de expor o trabalho dos oficineiros e os quadros pintadores pelos pacientes atendidos no CAPS II, a mostra também irá comercializar os produtos. Os valores arrecadados durante a venda dos produtos expostos será revertido para os próprios usuários do serviço.

CASA DAS OFICINAS
Inaugurada em setembro de 2009, a Casa das Oficinas atende aproximadamente 60 usuários. Segundo a coordenadora da Saúde Mental, Vandrea Novello, a implantação da Casa das Oficinas possibilitou o desenvolvimento de atividades artísticas e artesanais que podem ser transformadas em fonte de renda para os usuários assistidos pelo projeto.

“O projeto previa algumas atividades que foram se sofisticando, como jardinagem e reciclagem de materiais e a casa surgiu da necessidade de termos um espaço próprio para essa finalidade, separado do atendimento”, disse. Para Vandrea, o trabalho é um dos pilares do processo de reabilitação de saúde mental. “Faz parte da vida do ser humano e é um direito deles”.

Segundo Vanessa Rossetto, terapeuta ocupacional da Casa das Oficinas, o serviço chega a receber encomendas de lembranças de aniversário, cartões de Natal e brindes promocionais. “É um trabalho de inserção social. Os usuários sentem-se produtivos e ampliam suas escolhas. Além disso, eles geram renda que é rateada entre todos”, disse Vanessa.

Casa das Oficinas
Rua Jane Conceição, 1.738 
Segunda a sexta-feira das 8h às 17h. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário