terça-feira, 16 de setembro de 2014

PROGRAMAÇÃO MUSEU PRUDENTE DE MORAES

As atividades tem entrada gratuita:
17/09 a 09/11 - Ter a Dom - 9h às 17h
Exposição “Um museu feito para nós, por nós”
Realizada pelo Museu da Imagem e do Som de Campinas e produzida por pessoas com deficiência visual e auditiva, a exposição “Um museu feito para nós, por nós” apresenta através de fotogramas, cartazes, móbiles e instalações, reinterpretações de objetos por meio da experimentação de diversas linguagens artísticas. Fruto do projeto proposto ao Programa de Ação Cultural (ProAC), do Governo do Estado de São Paulo, pelo Centro Cultural Louis Braille de Campinas.

Haverá também mostra por meio de fotografias de ações culturais desenvolvidas por Entidades que atendem pessoas com necessidades especiais como a APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Piracicaba, AUMA - Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Piracicaba, AVISTAR - Associação de Atendimento à Pessoas com Deficiência Visual, Espaço PIPA – Associação Síndrome de Down de Piracicaba tendo como intuito sensibilizar a sociedade pela causa à inclusão cultural das pessoas com deficiência.

O Museu Prudente de Moraes atuando como espaço de responsabilidade social e importância sociocultural, como instituição pública, compartilha da responsabilidade não apenas de pesquisar, preservar e comunicar o patrimônio cultural nele abrigado, mas de promover ações culturais com enfoque educacional e de inclusão social, buscando atrair frequência de diferentes públicos, contribuindo no processo de acesso à cultura e à cidadania.

17/09 - 14h30
Palestra “Terapeutas de Asas” 
A SEMAC (Secretaria Municipal da Ação Cultural), por meio do Museu H. P. Prudente de Moraes, juntamente com a Sociedade dos Amigos do Museu Prudente de Moraes (SAMPM) e instituto Aimara, realizam a palestra intitulada “Terapeutas de Asas”, que terá apresentação do Engenheiro Agrônomo Antonio Cláudio Sturion Júnior. O projeto tem por objetivo incentivar a descoberta da natureza como terapia para a saúde.

17/09 - 19h30
Cine Museu com o filme “Cafundó”
A SEMAC (Secretaria Municipal da Ação Cultural), por meio do Museu H. P. Prudente de Moraes exibirá o longa-metragem “Cafundó”. Trata-se de uma obra nacional dirigida por Clóvis Bueno e Paulo Betti no ano de 2005.
Sinopse: Inspirado em um personagem real das senzalas do século XIX, João de Camargo é tropeiro e ex-escravo, deslumbrado com o mundo em transformação e desesperado para viver nele. Derrotado, ele se abandona nos braços da inspiração, alucina, ilumina-se, é capaz de ver Deus. Uma visão em que se misturam a magia de suas raízes negras com a glória da civilização judaico-cristã. Sua missão é ajudar o próximo. Ele se crê capaz de curar, e acaba curando. O triunfo da loucura da fé. Sua morte, nos anos 1940, transforma-o numa das lendas que ajudaram a forjar a alma brasileira.
Ficha Técnica:
Direção: Clóvis Bueno e Paulo Betti
Roteiro: Clóvis Bueno
Elenco: Lázaro Ramos, Leona Cavalli, Leandro Firmino, Valéria Monã, Alexandre Rodrigues, Luis Melo, Chica Lopes e Flávio Bauraqui.
Duração: 97 minutos
Gênero: Ficção/Drama
Ano: 2005 – Curitiba - Brasil
Classificação Indicativa: 14 anos

8ª Primavera dos Museus
A Prefeitura Municipal de Piracicaba e SEMAC (Secretaria Municipal da Ação Cultural), por meio do Museu Prudente de Moraes, participará da ação “8ª Primavera dos Museus”, entre os dias 22 a 28 de setembro, com entrada gratuita.

Coordenada pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus e realizada pelas instituições museológicas brasileiras, a Primavera dos Museus acontece anualmente no início da primavera, com o objetivo de sensibilizar as instituições museais e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade. Com o tema “Museus Criativos”, o Museu Prudente de Moraes trabalhará com apropriação e produção de processos coletivos contribuindo no processo de formação e sensibilização da sociedade.

Exposição - “Um Museu feito para nós, por nós”
Realizado pelo Museu da Imagem e do Som de Campinas e produzida por pessoas com deficiência visual e auditiva, a exposição, fruto do projeto proposto pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), do Governo do Estado de São Paulo, pelo Centro Cultural Louis Braille de Campinas, apresenta através de fotografias, móbiles e instalações, reinterpretações do acervo do museu por meio da experimentação de diversas linguagens artísticas.

Também será apresentado ao público visitante, por meio de fotografias, ações culturais desenvolvidas por Entidades e Instituições que atendem pessoas com necessidades especiais no intuito em sensibilizar e conscientizar a sociedade à inclusão cultural das pessoas com deficiência. O Museu Prudente de Moraes, possuindo um importante papel sociopolítico e cultural busca integrar estas pessoas, como cidadãs ativas e participativas da sua comunidade.

Visitas guiadas – “Caminho Prático – vivencial” - ação educativa desenvolvida nos espaços expositivos do Museu conduzida pelos educadores com objetivo em estimular ideias e memórias nos alunos de escolas públicas, privadas e também públicos espontâneos em inusitado “caminho prático-vivencial” em torno de todos, interagindo e trocando experiências sobre sua vivência no museu. Esta pratica contribui para uma ampliação do campo da mediação tradicional na qual são apresentados o conteúdo expográfico do espaço e o público visitante contribuirá com sua vivência e memória passando de meramente expectador para agente da história. A proposta é explorar principalmente a memória e o sentido de pertencimento, promovendo a transformação do museu em um grande palco de experimentações.

Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes
Rua Santo Antonio, n° 641
Piracicaba - SP
(19) 3422-3069 e 3432-2148
mprudentedemoraes@ig.com.br
mprudentedemoraes@piracicaba.sp.gov.br
www.museuprudentedemoraes.piracicaba.sp.gov.br

Facebook: Museu Prudente de Moraes
Aberto de terça-feira a domingo (inclusive feriados) das 9h às 17h
Entrada Gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário