terça-feira, 23 de setembro de 2014

MONUMENTOS EM PIRACICABA

Monumento ao Soldado Constitucionalista

O Departamento de Patrimônio Histórico tem catalogados os principais monumentos públicos do município, intitulado Inventário de Obras de Arte, Marcos Civis e Referenciais de Memória em Espaços Públicos na Cidade de Piracicaba. 

INVENTÁRIO DE OBRAS DE ARTE, MARCOS CIVIS E REFERENCIAIS DE MEMÓRIA EM ESPAÇOS PÚBLICOS NA CIDADE DE PIRACICABA.

O objetivo dos tombamentos decorre do interesse público do Município na preservação dos monumentos, dados os valores histórico, cultural e paisagístico que apresentam para a comunidade piracicabana.

  • Monumento da Independência
Localizado na Praça Prof. Ivo Ducatti, no bairro Jardim Monumento, o qual dá nome ao bairro. É resultado do trabalho e ideologia de uma mulher, Lydia de Rezende, que, no intuito de homenagear um acontecimento histórico e personagens de um período, erigiu, nas terras de seu pai - Barão de Rezende - um símbolo para perpetuação da lembrança do evento da proclamação da Independência do Brasil, de Portugal, por meio de ato de Dom Pedro I.


O monumento foi construído para as comemorações do centenário da Independência do Brasil, em 1922. Nas inscrições contidas nessa obra – “A memória/do (...)gem ilustre/da Independência brasileira/Marquês de Valença - 1777 - 1856/Honra e Gratidão/7-IX-1922”; “A Glória de D. Pedro I/Oblação/do/reconhecimento brasileiro/1822-1922”; “Restaurado por ocasião/do sesquicentenário/da Independência brasileira/Pref. Mun. Homero Paes de Athaide/Comissão Executiva/(...)Alfredo Mansur/Prof. Julio Soares Diehl/Eng.º Geraldo Quartim Barbosa” - reconhecemos o apreço de sua incentivadora ao acontecimento histórico e à monarquia.

Anos depois, em decorrência do loteamento das antigas terras do Barão de Rezende, as áreas em torno do monumento receberam o nome de ‘Jardim Monumento’. O bairro “Jardim Monumento” foi formado pelos loteamentos: Jardim Mercedes, Jardim Itamaraty, Jardim Santana, Jardim Witier, Jardim Monumento e Jardim São Pedro.

  • Monumento Oficial Mário Dedini 
Foi edificado originalmente na Praça José Bonifácio, e transferido, em 1982, para a Praça Imaculada Conceição na Vila Rezende por ocasião da reforma da referida praça promovida pela prefeitura de João Herrmann Neto. Outros monumentos também foram retirados do local, tais como: a herma de Sud Mennucci (1/04/1981), o monumento de Luiz de Queiroz e o do Soldado Constitucionalista. Essa atitude do prefeito não agradou a população que se manifestou contrária, conseguindo em setembro de 1987, por ordem do Supremo Tribunal Federal, que os monumentos retornassem a sua antiga morada.

Segundo consta, a família Dedini não quis que o “Monumento Oficial Mário Dedini” retornasse à Praça José Bonifácio, por considerar a Vila Rezende o local mais adequado, sendo que a história do homenageado havia começado em uma pequena oficina no bairro.

  • Monumento ao Soldado Constitucionalista
  • Monumento a Luiz de Queiroz 
  • Monumentos do Comendador Pedro Morganti e de Dona Joaninha Morganti 
Inseridos na área envoltória da Capela de São Pedro de Monte Alegre.

MONUMENTOS HISTÓRICOS DE PIRACICABA
SÉRIE DO JP


























Nenhum comentário:

Postar um comentário