quarta-feira, 17 de setembro de 2014

LANÇAMENTO DO LIVRO CÁXARA DE FORFE

Livro traz análises de obras premiadas no Salão Internacional de Humor de Piracicaba

Um dos fundadores do Salão Internacional de Humor de Piracicaba em 1974, o professor Adolpho Queiroz lança Cáxara de Forfe neste sábado, 11, às 19h, no Armazém 14 do Engenho Central. 

A obra é composta por 45 artigos, escritos por integrantes do Conselho Consultivo do Salão, jornalistas editores de cultura e professores universitários e pesquisadores sobre o assunto, que analisam obras premiadas nos 40 anos da exposição, que pode ser visitada até domingo. A realização é da Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e CEDHU (Centro Nacional de Humor Gráfico). O livro terá distribuição gratuita.

“No ano em que comemora 41 edições ininterruptas, o Salão Internacional de Humor de Piracicaba lança o livro Cáxara de Forfe. Nesse material, trabalhos premiados em diferentes edições de nosso salão são analisados por editores de cultura e jornalistas de todo o Brasil, acostumados a acompanhar, prestigiar e cobrir o grande evento. Enfim, grandes parceiros, já que a mídia tem sido importantíssima ao longo dessas mais de quatro décadas, pois em muito tem contribuído com a divulgação dos trabalhos, exposições e ações”, afirma a secretária municipal da Ação Cultural (Semac), Rosângela Camolese.

De acordo com Queiroz, cada um dos convidados retratou um pouco da sua percepção sobre os trabalhos escolhidos. “Entre os convidados estão o Zélio Alves Pinto; dois ex-alunos que hoje são editores da Rede Globo, Márcio Pissócaro e César Dassiê; o editor do SBT/Brasilia, José Ochiuso; o professor Sirio Possenti, um dos grandes pesquisadores sobre a linguagem do humor gráfico, da Unicamp (Universidade de Campinas); vários colegas da imprensa de Piracicaba, como a Ude Valentini e Rubens Vitti, do Jornal de Piracicaba; Erick Tedesco da Tribuna, e Angela Furlan e Felipe Rodrigues, da Gazeta de Piracicaba, vários pesquisadores ligados à Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), entre outros”, conta.

A escolha das obras analisadas foi feita de forma aleatória, privilegiando charges, cartuns e caricaturas. “O nosso projeto é mais amplo e pretende discutir os mais de 400 trabalhos premiados ao longo destes anos. Conseguimos 70 no livro anterior, Balas Não Matam Ideias, e mais estes 45 desta edição, totalizando 115 trabalhos analisados. Ainda faltam muitos”, observa.

Cáxara de Forfe – que também homenageia o XV de Piracicaba ao fazer uso de uma expressão de seu hino – tem capa criada pelo cartunista piracicabano Erasmo Spadotto, que também foi o responsável pelas caricaturas do livro.

DESTAQUE
Entre os artistas escolhidos, Queiroz afirma que um deles recebeu atenção especial. Trata-se do ucraniano Yuri Kosobukin, um dos maiores vencedores do Salão. “Tínhamos a intenção de trazê-lo no Salão do ano passado, mas infelizmente ele faleceu. Foi o nosso jeito de homenageá-lo neste livro”, explica.

Queiroz também ressalta a contribuição dos co-autores do livro, o jornalista Evaldo Vicente, que presidiu o 41º Salão de Humor, e Leticia Ciasi, aluna do curso de publicidade da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e o apoio da Semac. “Eles foram fundamentais para o êxito deste novo livro, bem como a Semac, na figura da secretária Rosangela Camolese, uma entusiasta do nosso Salão”, ressalta Queiroz.

O 41º Salão Internacional de Humor de Piracicaba tem o patrocínio de Águas do Mirante, Unimed, Uniodonto, CCR Autoban, Natura, Arcor, Raízen e Arcelor Mittal.

Lançamento do livro Cáxara de Forfe
11/10 - 19h
Engenho Central - Armazém 14
Avenida Maurice Allain, 454
Organização de Adolpho Queiroz e co-organização de Evaldo Vicente e Letícia Ciasi. 
Gratuito

41º Salão Internacional de Humor de Piracicaba 
Visitação até 12/10, das 10h às 20h. 
Gratuito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário