sexta-feira, 12 de setembro de 2014

CENTRO DIA DO IDOSO

O prefeito do município de Piracicaba, Gabriel Ferrato, a secretaria de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes e o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Rogerio Hamam, descerraram no dia 09/09/2014, a placa de inauguração do novo Centro Dia do Idoso “Maria Luigia Moschini”. A denominação refere-se à propositura do vereador Ronaldo Moschini. O atendimento conta com a parceria da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) e apoio da Secretaria de Saúde.

O prefeito Gabriel Ferrato falou sobre a importância do serviço e os investimentos na área da terceira idade. “O município tem investido fortemente neste público, através dos espaços preparados para atendê-los como a Estação Idoso, as academias com equipamentos apropriados, áreas de lazer, e o Centro Dia do Idoso. Além disso, Piracicaba é referência nos Jogos da Terceira Idade”, ressalta.

Durante a inauguração, foi realizada apresentação do coral “Cante outra Vez”, regido pelo maestro Willian de Barros e o pianista Washington de Barros. O coral que referencia a Estação Idoso, é composto por 50 coralistas da terceira idade.

“Nós atuaremos nas diversas atividades físicas como alongamento e ginástica, atividades de lazer e recreativas, sempre adequadas ao perfil do idoso que estará frequentando o centro”, explicou o secretário municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), João Francisco Rodrigues de Godoy, o Johnny. A professora Lucy Ranieri, do PAM (Programa de Atividades Motoras) será responsável pelo trabalho.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes, a instalação do Centro Dia do Idoso em Piracicaba, é mais uma conquista da gestão do prefeito Gabriel Ferrato, atrelada aos vários investimentos na área da terceira idade. “A unidade atenderá uma parcela da sociedade em crescimento. Segundo o IBGE, a população idosa brasileira vem crescendo significativamente, passando de 8,5% em 2000, para 10,8% em 2010”, argumenta.

O novo equipamento social, recebeu investimentos do Governo do Estado e Municipal, totalizando o valor de R$ 760 mil. A unidade que deve atender prioritariamente idosos acompanhados pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), é um espaço de acolhimento, proteção e convivência de idosos semidependentes, com idade igual ou superior a 60 anos.

O Centro do Idoso "Maira Luigia Moschini” encontra-se totalmente equipado e com equipe multidisciplinar para atendimento aos assistidos pelo serviço, que oferece atividades que visam promover a autonomia, a sociabilidade, bem como possibilitar o acesso a experiências e manifestações artísticas, culturais, esportivas e de lazer.

Leandro Bollis- Selam

Nenhum comentário:

Postar um comentário