sexta-feira, 6 de junho de 2014

ENCENA PARQUE EM PIRACICABA

Encena Parque começa no dia 08/06 com apresentações gratuitas de teatro ao ar livre em praças, parques e no Lar dos Velhinhos. O evento ficará em Piracicaba durante 4 finais de semana. Dois antes da Copa e dois depois.


Nos dias 8, 9, 10, 15, 16 de junho e 20, 21, 27 e 28 de julho Piracicaba receberá o ENCENA Parque com uma programação teatral completa com o apoio do Programa de Ação Cultural - PROAC e patrocínio da ArcelorMittal.

Nos dias 8 e 15 de junho e 20 e 27 de julho o Diversão em Cena ArcelorMittal receberá o Encena Parque no Parque Engenho Central. A abertura será feita pela Cia. O que De que. Uma comédia circense que conta as aventuras de um palhaço que perde seu nariz e junta-se a uma menina na saga de encontra-lo.

Às segundas as apresentações acontecerão em parques e praças da cidade: Praça Cacilda de Azevedo Cavaggioni (Biblioteca Municipal), Praça José Francisco Coimbra Neto (Caxambu), Praça Domingo Sávio (em frente ao Dom Bosco Cidade Alta) e Parque Histórico Quilombo de Corumbataí (Santa Teresinha). No dia 9, a Praça Cacilda de Azevedo Cavaggioni (Biblioteca Municipal) recebe o espetáculo É Nóis na Xita, do Grupo Namakaca que mostra o convívio de três personagens que buscam o aplauso do público.

No dia 10 de junho acontecerão no Lar dos Velhinhos, que abriga 500 pessoas de terceira idade além do público convidado que virá da Casa do Amor Fraterno, promovendo além do acesso à cultura, a integração entre gerações. Às 13h30 acontecerá o espetáculo Avoar, da Cia. Pic Nic, que conta a história de uma metrópole qualquer, entre edifícios e em meio à confusão do dia-a-dia, onde personagens melancólicos movidos pela saudade de um tempo feliz, perdido em suas lembranças, quebram a monotonia e frieza da cidade com brincadeiras e canções. Às 15h30 o Auto do Casal Lusitano Maria & Manuel encerra a programação do dia no Lar dos Velhinhos com o grupo Algazarra Teatral retratando a história do casal Maria e Manuel que chega ao Brasil e percebe as diferenças linguísticas entre o português falado aqui e o de Portugal.

O Encena Parque é um projeto que visa, além de promover o intercâmbio de grupos entre a Capital Paulista e o interior do Estado, disseminar a arte e formar um público interessado em teatro. Levar os espetáculos aos parques, praças e às instituições beneficentes é uma maneira de democratizar a cultura favorecendo o acesso a todas as idades e classes sociais.
www.encenaparque.com.br


Apresentações Gratuitas

Programação e sinopses

Dia 08/06 – domingo – 16h
Local: Parque do Engenho Central
Av. Maurice Allain, 454 - Vila Rezende - 3413-8526



Espetáculo: Cadê Meu Nariz? - Cia. O que De que (São Paulo)
A saga de um palhaço expulso de um circo por causa de seus atrasos que durante a noite, enquanto dormia na rua, um cachorro lhe rouba o nariz vermelho. Ao lado de uma menina, o palhaço persegue o ladrão e encontra pelo caminho personagens representados por bonecos. Sem diálogos, e por meio de pequenas interações com o público e clássicas palhaçadas, a montagem diverte a plateia.
Gênero: Comédia Circense
Duração: 50 min.


09 de Junho – segunda – 15h

Local: Praça Cacilda de Azevedo Cavaggioni – (Biblioteca Municipal)

Rua Tiradentes, 112


Espetáculo: É Nóis na Xita - Grupo Namakaca (São Paulo)
Mostra o convívio entre três personagens: Cara de Pau, Montanha e DuCirco, que disputam os aplausos do público, aceitando os próprios equívocos como fonte de inspiração e improvisação. Além de truques de malabarismos e palhaçadas, o espetáculo é também musical, brincando com ritmos tipicamente brasileiros.
Gênero: Circo Teatro Cômico
Duração: 50 min.

10 de Junho – terça

Local: Lar dos Velhinhos de Piracicaba

Av. Torquato da Silva Leitão, 615

13h30 - Espetáculo: Avoar - Cia. Pic Nic (São Caetano do Sul)
Numa metrópole qualquer, entre edifícios e em meio à confusão do dia-a-dia, personagens melancólicos movidos pela saudade de um tempo feliz, perdidos em suas lembranças, quebram a monotonia e frieza da cidade com brincadeiras e canções. Saem então em busca da alegria perdida personificada em UMA LUA, UMA PALMEIRA E UMA CANÇÃO, pedidas na brincadeira “Boca de Forno”. A partir daí o enredo ganha forma através de um jogo lúdico de ação e de belas canções.
Gênero: Infantil
Duração: 55 min.

15h30 - Espetáculo: Auto do Casal Lusitano Maria & Manuel - Algazarra Teatral (São Paulo)
O espetáculo retrata a história do casal, Maria e Manuel, que chegaram e, convivendo com os “brasucas”, descobrem que há imensas diferenças linguísticas entre Brasil e Portugal. Sempre com humor contam que adoram os "brasucas", mas pensam que o jeito de falar é imensamente estranho. Uma comédia que alia diversão, educação e presta uma homenagem a língua, a Gil Vicente e ao povo português.
Gênero: Comédia
Duração: 60 min.

15/06 – domingo – 16h

Local: Parque do Engenho Central

Av. Maurice Allain, 454 - Vila Rezende - 3413-8526


Espetáculo: Ciranda das Flores - Cia. Prosa dos Ventos (São Paulo)
Num certo dia nublado, Dona Jardineira e Sr. Semeador, apaixonados um pelo outro mas sem ter coragem de declararem seu amor, conversam felizes no jardim. De repente, discutem por causa de uma plantinha, fazendo com que o sonho e realidade se misturem causando uma grande confusão.
Gênero: Comédia
Duração: 45 min.

16 de Junho - segunda

Local: Praça José Francisco Coimbra Neto (Caxambu)

Rua Paulo Brunhs, 230 - Jardim Caxambu

10h - Espetáculo: Bang Bang à Pastelana  - Trupe Irmãos Atada (São Paulo)
Três artistas mambembes viajam para a cidade de Dog Bur City para apresentar um grande espetáculo. No mesmo dia e na mesma cidade, surgem três bandidos procurados que, coincidentemente, são idênticos aos artistas, e que estão dispostos a realizar a grande façanha de assaltar um banco. Eis um faroeste regado a muitas trapalhadas e confusões, com direito a “tiroteios” no saloon e show de cancan.
Gênero: Comédia
Duração: 50 min.

15h - Espetáculo: Chapeuzinho Vermelho - Cia. Le Plat du Jour (São Paulo)


Tudo começa como uma grande brincadeira, onde duas palhaças descobrem um armário cheio de chapéus. Estes chapéus as conduzem por uma “viagem de brincadeiras”, onde o fio condutor é dado pela história de Chapeuzinho Vermelho. Ora contam a estória, ora brincam com os elementos da mesma, ou seja, há uma tônica constante no fato de serem duas palhaças tentando fazer o melhor para conseguirem contar a estória.
Gênero: Infantil
Duração: 50 min.

20/07 – domingo – 16h
Local: Parque do Engenho Central
Av. Maurice Allain, 454 - Vila Rezende - 3413-8526

Espetáculo: A Festa - Grupo Arte Simples de Teatro (São Paulo)
A história acontece no dia do aniversário da infanta Maria Joaquina, uma menina muito mimada e difícil de agradar. Todos à sua volta não medem esforços para que essa data seja inesquecível para a garota, que ordena ao Sr. Blacaman, o malandro conselheiro real, que lhe traga um presente impossível. Na busca de algo extraordinário, ele descobre um menino que joga bolinhas. Este encontro inesperado irá transformar a vida de todos daquele reino.
Gênero: Comédia
Duração: 50 min.

21 de Julho – segunda
Local: Praça Domingo Sávio (em frente ao Dom Bosco Cidade Alta)
Rua Alfredo Guedes, 1.199

10h - Farrandança - Coisas de Teatro Cia. de Arte e Teatro Widia (Santos)
Três histórias mostram o cotidiano de uma tradicional trupe de artistas mambembes. Calixto, o contrarregra, tem o sonho de ser ator, mas tem um obstáculo no meio do caminho: seu sogro e dono da companhia, Sr. Antonio. No ensaio da orquestra os músicos não se entendem com o maestro. Sr. Antonio é disputado por duas pretendentes. Os atores utilizam as técnicas de teatro popular, com referências da commedia dell’arte, mímica e número de clowns.
Gênero: Comédia
Duração: 70 min.

15h - Espetáculo: Arrumadinho - Trupe Olho da Rua (Santos)
Um cortejo profético e anunciador. Seis gerentes de venda e suas respectivas visões de mundo e de mercado, que através de um jogo intenso com o público provocam, criticam e questionam o homem moderno, bem como a pateticidade que o cerca em relação ao trabalho e ao sonho de prosperidade. 
Gênero: Comédia Épico Urbana
Duração: 60 min.

27/07 – domingo – 16h
Local: Parque do Engenho Central
Av. Maurice Allain, 454 - Vila Rezende - 3413-8526

Espetáculo: Conto de Todas as Cores - Teatro Girandolá (Francisco Morato)
Após sofrerem uma grave crise de ideias, contadores de histórias decidem unir cores e inspirações para contarem uma história única: a história de Lili. Daí pra frente um mundo de cachorro pulguento, poeta velho, professora doida, vai sendo desenhado pela imaginação sem freios de Lili. A peça é uma homenagem à infância, à imaginação e a Mario Quintana.
Gênero: Infantil
Duração: 60 min.

28 de Julho - segunda

Local: Parque Histórico Quilombo de Corumbataí (Santa Teresinha)

Estrada Limoeiro, 305 - Santa Teresinha
10h - Espetáculo: Folia Brasileira - Valdeck de Garanhuns (Guararema)
Folia Brasileira é um espetáculo literalmente popular. Apresentado pelo teatro de mamulengo do mestre Valdeck de Garanhuns, a história se passa na fazenda do coronel Vicente Pompeu que está realizando uma grande festa para comemorar o noivado de sua afilhada Marieta com seu secretário Simão de Lima Condessa. O coronel quer que a festa seja uma grande mostra da nossa cultura popular, com apresentações de Bumba-meu-boi, Reisado, Ciranda, frevo, etc.
Gênero: Teatro de Mamulengo
Duração: 50 min.

15h - Espetáculo: Ditinho Curadô - Grupo Teatral Nativos Terra Rasgada (Sorocaba)
A peça conta a historia de Ditinho, o retrato de um costumeiro caipira que, em um belo dia, foi agraciado com o dom de falar com santos. Deste dia em diante Ditinho resolve ajudar as pessoas e, entre uma consulta e outra, começa a acumular benefícios: subir de vida, eleger um prefeito, entre outras confusões. 
Gênero: Comédia
Duração: 60 min.


Nenhum comentário:

Postar um comentário