quinta-feira, 8 de maio de 2014

10/05-FARMACÊUTICO NA PRAÇA JOSÉ BONIFÁCIO


Em alusão a Semana de Assistência Farmacêutica, a Secretaria Municipal da Saúde promove sábado (10) o Farmacêutico na Praça. Das 8h30 às 12 horas farmacêuticos da rede municipal e privada e estudantes da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e da FAM (Faculdade de Americana) estarão na Praça José Bonifácio orientando a comunidade sobre o uso correto dos medicamentos e os perigos da auto medicação, sobre a diferença entre a dispensação e a simples comercialização de medicamentos, sobre o papel do estabelecimento farmacêutico como instituição sanitária e sua função na saúde pública e prevenção à falsificação e à propaganda enganosa de medicamentos.

Durante o evento será feita aferição de pressão arterial, glicemia, teste de hepatite C, arrecadação de medicamentos não utilizados ou vencidos. A iniciativa conta com a parceria do CRF (Conselho Regional de Farmácia). “Iremos oferecer serviços gratuitos à comunidade e informar sobre o papel do farmacêutico, que tem conhecimento das doenças mais recorrentes como hipertensão e diabetes, sobre os perigos da auto medicação, descarte correto de medicamentos, entre outros. O farmacêutico é mais acessível, está mais próximo do cidadão e não precisa marcar hora para tirar dúvidas”, afirmou Luciana Canetto Fernandes, diretora da seccional Piracicaba do CRF.

“O objetivo das atividades é aproximar a comunidade do farmacêutico, mostrar a importância do profissional para tirar dúvidas quanto ao uso correto de medicamentos, que se utilizado de forma incorreta ameaça a saúde e põe a vida em risco. O profissional de farmácia está habilitado a informar o cidadão sobre os cuidados que devem ser tomados para a eficácia do tratamento. A nossa proposta é oferecer informações sobre o uso adequado de medicamentos e esclarecer a importância do tratamento assistido pelo farmacêutico”, disse Milena Ruggiero, coordenadora do Departamento de Assistência Farmacêutica.

09/05 (sexta-feira) - 9h - duas palestras simultâneas, no varejão do Jardim Primavera e no PSF Chapadão II (Sol Nascente). O tema será sobre o papel do farmacêutico junto a comunidade e o uso correto dos medicamentos.

10/05 (sábado) - 8h30 às 12h - Praça José Bonifácio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário