segunda-feira, 7 de abril de 2014

DOCUMENTÁRIO DO SAMBA DE LENÇO


O GRUPO DE SAMBA DE LENÇO DE PIRACICABA "MESTRE ANTONIO CARLOS FERRAZ" estará fazendo a pré estréia do documentário, SAMBA DE LENÇO, feito por Paulo Munhoz, com exibição de aproximadamente 30 minutos no dia 12 de abril das 14h às 17h no Centro Comunitário do Jardim Esplanada.




Ediana Maria De Arruda Raetano, coordenadora e cantora do grupo, é neta do Mestre Antonio Carlos Ferraz que manteve viva a tradição em Piracicaba. Ela dá continuidade a tradição familiar e o grupo tem se apresentado não só na cidade como nas cidades da região e na capital, "O Samba de Lenço aqui na nossa região e especificamente aqui em Piracicaba já estava adormecido (parado) a mais de 60 anos, sendo que estava sendo mantido só na família do meu avô, que está com 100 anos de vida hoje, e que manteve viva essa essa cultura através da oralidade. Esse documentário, é passado através de relatos do meu avô e algumas pessoas. Um pouco do que é hoje o Samba de Lenço e do que foi na época dos mais velhos. Hoje como estamos fazendo um resgate dessa cultura,é muito importante ter esses relatos para que essa cultura também não se acabe".




Em 2013 o grupo representou Piracicaba no Revelando São Paulo e na Virada Cultural Paulista.






Ediana esteve também em Salvador representando o grupo e recebeu um diploma pela Cultura da Paz.

O Samba de Lenço é uma dança vinda dos escravos, Mestre Antônio Carlos Ferraz passou para seus descendentes essa cultura, para que não se acabasse.


O grupo oferecerá no mesmo dia uma oficina aberta do Samba de Lenço, com entrada gratuita e apoio de Movimentação Cultural e CONEPIR.


Nenhum comentário:

Postar um comentário