domingo, 27 de abril de 2014

1º ATELIÊ INTERNACIONAL DE DANÇA

Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Associação Pró-Dança, Prefeitura de Piracicaba, Secretaria Municipal da Ação Cultural de Piracicaba e Piradança apresentam o 1° Ateliê Internacional São Paulo Companhia de Dança.


Local: Engenho Central - PIRACICABA-SP
Espetáculos:
29, 30/04 e 1º/05 -  20h30
03/05 - 20h
Ingressos: um litro de leite integral e pode ser trocado com uma hora de antecedência ao espetáculo.

Voltado para bailarinos pré-profissionais e profissionais, além de professores, jornalistas e fotógrafos de dança, o 1° Ateliê Internacional São Paulo Companhia de Dança acontecerá entre os dias 29 de abril e 03 de maio, na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo, no Engenho Central. Todas as atividades são gratuitas mediante inscrição e seleção. O evento também arca com alojamento e alimentação dos selecionados. As inscrições terminaram no dia 25 de março e os selecionados já foram divulgados.

O Ateliê dá continuidade às atividades de produção, difusão e sustentação da dança cênica e promove um estudo teórico-prático de técnicas de dança (clássica e contemporânea) e de métodos de formação do bailarino dos dias de hoje, buscando dar acesso a técnicas e práticas corporais com mestres de renome nacional e internacional.

Durante cinco dias os participantes se dividirão em quatro grupos distintos para aulas de Balé Clássico, Técnica de Forsythe, Dança Contemporânea, História da Dança do Brasil, História da Dança do Ocidente. Todos participarão de processos coreográficos assinados por importantes coreógrafos do Brasil e exterior. Durante o dia as atividades ocorrem nas salas de ensaio e nas noites nos palcos. Dias 29 e 30 de abril a São Paulo apresenta obras de seu repertório, dia 1º de maio, a Cedan (Companhia Estável de Dança de Piracicaba), sobe aos palcos. No dia 2, haverá um espetáculo a definir, e no dia 3, os alunos apresentam os processos coreográficos desenvolvidos nesses dias. Os espetáculos tem mediação de Inês Bogéa, diretora artística da São Paulo Companhia de Dança.

Os professores ouvintes tem uma programação especial. Além de acompanharem as aulas participam de conversas sobre dança clássica, contemporânea, metodologia e criação com convidados. Os jornalistas e fotógrafos selecionados tem o acompanhamento de um orientador e produzem um material especialmente para o blog do Ateliê e para o Jornal de Piracicaba.

Dentre as personalidades do cenário da dança nacional e internacional que participam do 1º Ateliê Internacional SPCD estão:

PROFESSORES E ORIENTADORES:

Dimitri Magitov, professor de balé da John Cranko Scholl (Stuttgart, Alemanha); Hilary Cartwright, professora convidada do The Juilliard School (Nova York, Estados Unidos); Ludmila Sinelnikova, professora de dança clássica da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil (Rússia/Brasil); Luiz Fernando Bongiovanni, professor, coreógrafo e diretor do Núcleo de Pesquisa Mercearia de Ideias (Brasil); Paulo Caldas, diretor e coreógrafo da Staccatto Cia. de Dança e codiretor do Ateliê Internacional de Dança (AID) de Fortaleza; Marcela Benvegnu, jornalista e Coordenadora de Educativo e Comunicação da São Paulo Companhia de Dança (Brasil); Miriam Druwe, professora, coreógrafa e diretora artística da Cia. Druw (Brasil); Vera Aragão, professora do curso de Dança do Centro Universitário da Cidade – UniverCidade (Brasil); Tíndaro Silvano, professor e coreógrafo, desenvolve criações para companhias nacionais e internacionais (Brasil); Ana Terra, professora do curso de graduação em Dança da Universidade Anhembi Morumbi (Brasil); Henrique Rochelle, pesquisador e teórico de dança (Brasil), Eleni Destro, Codiretora da revista Corre! (Brasil) e Wilian Aguiar, fotógrafo especializado em dança (Brasil).

COREÓGRAFOS:
Allan Falieri, bailarino, coreógrafo e professor convidado em festivais de dança no Brasil e exterior (Madrid/Brasil); Clébio Oliveira, bailarino, coreógrafo e professor de dança contemporânea (Berlim/Brasil); Daniela Cardim, assistente de direção, professora, ensaiadora e coreógrafa do New English Ballet Theatre (Londres); Eric Frederic, maître do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Bélgica/Brasil); Erika Novachi, professora e coreógrafa, diretora residente do Galpão 1 Cia. de Dança (Brasil); Samuel Kavalerski bailarino e coreógrafo, assistente de direção e ensaio do projeto MOV_OLA (Brasil); Beatriz de Almeida, professora, coreógrafa e diretora do Estúdio de Dança Beatriz de Almeida (Brasil) e Jorge Texeira, diretor artístico da Cia. Brasileira de Ballet e diretor-fundador do Conservatório Brasileiro de Dança (Brasil).



Fonte: spcd.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário