quinta-feira, 13 de março de 2014

PARCERIAS RIO PIRACICABA

Prefeitura busca parceria para repovoar peixes do Piracicaba

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), está buscando parceria para repovoar os peixes no Rio Piracicaba. Em reunião que aconteceu hoje no dia 12 de março, o secretário de Meio Ambiente Rogério Vidal recebeu representantes da AES Tietê, companhia geradora de energia elétrica, para verificar a possibilidade de soltar uma grande quantidade alevinos (filhotes de peixes) no rio. Será feito um estudo para avaliar situação e quantidade das espécies. O parecer da empresa deve sair em até 60 dias.

Vidal explicou que “a mortandade dos peixes teve um impacto muito grande no Rio e na autoestima da população. Então procuramos a AES Tietê, que tem um programa ambiental, para estudar uma soltura extra e significativa para ajudar na recuperação da população de peixes”, disse. Será realizado também um estudo de avaliação da qualidade da água e oxigênio para verificar o melhor local para a soltura.






A mortandade de peixes no rio foi registrada no dia 12 de fevereiro. As causas apontadas foram as baixas vazão e oxigenação. A Sedema e a empresa Ambiental fizeram o recolhimento de 6.600 quilos de peixes e a estimativa é que a mortandade tenha atingido 20 toneladas. “Estamos buscando alternativas para o repovoamento e tentar reduzir as perdas dos peixes que morreram e os que deixaram de nascer no processo da Piracema”, afirmou Vidal.



A gerente de Meio Ambiente, Programas Corporativos e Gestão de Programas Ambientais Sônia Hermsdorff explicou que a companhia já mantém um programa que distribui alevinos para a repovoação dos rios. “São 2,5 milhões de peixes de seis espécies que são divididos ao longo das nossas bacias. Será feita uma reavaliação dessa possibilidade para contribuir com o município para amenizar essa mortandade”, declarou. A companhia tem duas unidades de piscicultura, localizadas em Promissão e Barra Bonita, ambas no Estado de São Paulo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário