quinta-feira, 13 de março de 2014

20ª BAJA SAE BRASIL NO ECPA

20ª BAJA SAE BRASIL - PETROBRAS 
DE 13 a 16/03/2014 
NO ECPA - PIRACICABA

Entre os dias 13 e 16 de março, estudantes de engenharia de 66 universidades de todo o Brasil participam da prova de engenharia no ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), em Piracicaba, interior de São Paulo.


Em sua 20ª edição, a competição Baja SAE Brasil-Petrobras, que terá 72 equipes de 18 Estados e mais o Distrito Federal, também marca o início das comemorações do ECPA, que neste ano que completa 25 anos.

“Para o ECPA é uma honra receber mais uma competição da SAE Brasil-Petrobras. Ainda mais em uma edição comemorativa, que marca sua vigésima edição, justamente quando também estamos iniciando a programação que marca nosso jubileu de prata, marcado para agosto”, afirmou Daniella Giannetti.

As equipes participantes representam 66 instituições de ensino superior do País, sendo que, do total de inscritas, 43 são da região Sudeste, 14 da região Nordeste, 11 da região Sul, três da região Centro-oeste e uma da região Norte. São Paulo lidera com 21 equipes inscritas, com nove da grande São Paulo e 12 do interior.

A competição se caracteriza por carros projetados e construídos pelos próprios estudantes de engenharia, sob orientação de um professor. As equipes são também responsáveis pela organização e viabilidade do protótipo que inclui alocação e administração de recursos financeiros do projeto.

Denominados de bajas, esses veículos passam por avaliações estáticas e dinâmicas, nas quais são realizadas análises do projeto, testes de tração, aceleração, e velocidade máxima. O enduro de resistência, que tem quatro horas de duração e é feito em condições severas, em pista de terra, é a prova mais esperada.

As três equipes que alcançarem as melhores pontuações na soma geral de todas as provas poderão representar o Brasil na Baja SAE Rochester, em New York-USA.

Os carros - Os Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas, motor padrão de 10 HP e capacidade para abrigar um piloto de até 1,90m de altura e até 113,4 kg de peso. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelos próprios estudantes de engenharia, que são orientados por professores das instituições de ensino que representam.

O programa - O Baja é o primeiro programa estudantil de capacitação organizado pela SAE BRASIL, e está entre os de maior sucesso. Nele os estudantes se organizam em equipes que, sob a orientação de um professor desenvolvem os veículos com o qual irão competir representando a sua instituição de ensino.

“Colocar em prática as teorias aprendidas na sala de aula e o desenvolvimento de capacidades requeridas pelo mercado, como liderança, trabalho em equipe e gestão de projetos, são alguns dos pontos enfatizados nas competições estudantis da SAE BRASIL que consideramos essenciais a uma boa formação de engenharia”, ressalta o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE Brasil.

Nos Estados Unidos, o Brasil já venceu quatro vezes a competição realizada pela SAE International na América do Norte: em 1998, com a equipe da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; e em 2004, 2007 e 2008, com alunos do Centro Universitário da FEI.

20ª Competição Baja Sae Brasil–Petrobras
Quando – de 13 a 16 de março de 2014
Onde - ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo)
Endereço – rodovia SP 135, km 13,5, bairro Tupi, Piracicaba, SP

PROGRAMAÇÃO

Dia 13 (quinta-feira) – 14h às 17h50 - avaliações de segurança e inspeção técnica.

Dia 14 (sexta) – 9h às 17h50 - avaliações de segurança, inspeção técnica e apresentações de conforto e projeto.

Dia 15 (sábado) – 9h às 10h30, repescagem de segurança. Das 11h às 16h, provas dinâmicas (dirigibilidade, conforto, tração, velocidade e subida de rampa). 

Das 17h às 19h, finais de apresentação de projeto.

Dia 16 (domingo) - às 9h15 formação do grid de largada. Das 10h às 14h, enduro de resistência. Às 15h, cerimônia de encerramento.

Mais informações
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Michele Alves – michele.alves@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 9.7204-1921






Nenhum comentário:

Postar um comentário