quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

GRITO ROCK

GRITO ROCK 2014 EM PIRACICABA
PIRACICABA esta entre as 400 cidades do mundo participantes do evento.
Ingressos limitados para o 3° Grito Rock Piracicaba. No dia do evento o valor será alterado.
A venda antecipado na loja Fractal Music Wear e sede do Coletivo Piracema - FdE Piracicaba.
Mais informações: http://on.fb.me/1hOZZHu


ESCLARECIMENTO SOBRE A MUDANÇA DE LOCAL
O Grito Rock Piracicaba, seria realizado na pista de Skate da Rua do Porto, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura, ocupando um espaço que é público, dando acesso a todos, com atividades para as crianças (oficinas) e campeonato de skate com inscrições gratuitas, porém, há uma semana do evento acontecer, inclusive com as placas de divulgação da prefeitura já espalhadas pela cidade, foi informado que o Grito Rock Piracicaba não poderia ser realizado, por questões de segurança e problemas com som que a Pista vem sofrendo. Por conta disso foi cancelado também o apoio da SEMAC em relação ao evento com estrutura, sistema de som e cachês das atrações.

Essa é a terceira edição do Grito Rock aqui na cidade, nos anos anteriores houve ocupação de vários lugares como bares e espaços públicos, exemplo, bairro de Santa Terezinha, com programações que incluia teatro, musica, feiras, oficinas e pós tv. Nunca houve problemas com segurança ou barulho, não que isso seja um fator que não mereça atenção, mas se existe outras normas, então que essas sejam tomadas e não que um evento cultural deixe de ser apoiado.

Neste momento diversos espaços culturais de Piracicaba estão sendo impossibilitados de realizar atividades por conta da “Lei do Silêncio” e do alvará dos bombeiros. Acreditamos que essa é uma pauta importante para ser discutida pelo movimento Cultural de Piracicaba e iremos propor debates e mobilizações sobre o tema.

Desta maneira, ontem (13/03) buscamos inúmeros locais para abrigar um evento de tamanha expressão e tivemos bastante dificuldade, por fim, realizaremos o Grito Rock Piracicaba no Spazio San Pietro no bairro Recanto Universitário. O Grito Rock Piracicaba 2014 será completamente independente de recursos publicos, #NOISporNOIS com a ajuda de parceiros.

O campeonato de skate e o apoio da SEMAC foram cancelados, mas vamos continuar gritando, buscando outras alternativas, o evento vai acontecer dia 23/03 para mais uma luta da cultura e do direito a cidade e seus espaços. 


23/03/2014 (Domingo)
Local: Spazio San Pietro

Rua 2 nº 3 - Bairro Recanto Universitário

PROGRAMAÇÃO

MUSICA
13h Lô Balaio
14h De Buenas Crew
15h Os Caborja
16h40 Dança - Popping Style e Power of Dance
17h Dirty Shot
17h40 Grupo de Dança de Urbana Piracicaba
18h Muños (Uberlândia - MG)
20h Tigre Dente de Sabre (Bragança Paulista)

OFICINAS INFANTIS
15h Brincadeiras e cantigas de roda (Dreidy Mara)
17h Vivencia, musicalidade, dança e histórias: heranças do Brasil

Confirme presença Grito Rock Piracicaba
Evento: http://on.fb.me/1hOZZHu

Grito Rock Mundo
Saiba mais: http://on.fb.me/1k00wHM

Coletivo Piracema
Fanpage: https://www.facebook.com/piracemafde

Informações:
Telefones - 19 3036 1954 /19 99133 0833/19 98208 4398/19 99433 7087



****************************************
De uma maneira geral, o Grito Rock conecta 400 cidades de 40 países e o Festival se consolida global em 2014, chegando à 12ª edição, conectando o interior do Brasil e vários países da América Latina, Europa, África e América do Norte, entre fevereiro e março. Na cidade de Piracicaba a data é 23 de março, na Pista de Skate da Rua do Porto.

O Festival fomenta uma rede de produtores que conecta vilarejos de 400 habitantes, como Sagarana em Minas Gerais, à grandes centros econômicos do mundo, como Manhattan, em Nova Iorque (EUA). Produzido de forma colaborativa desde 2007, o festival foi criado como uma alternativa ao carnaval . O formato colaborativo permite que a cada ano mais produtores compartilhem experiências e fortaleçam a cadeia produtiva da música local ao mesmo tempo em que o festival amplia seu alcance criando conexões em âmbito global. 

Em Piracicaba, as ações do Grito Rock, entre outros projetos, é organizado pelo Coletivo Piracema que completa 2 anos de articulação na cidade, comemorando a sua solidificação no cenário cultural através de dezenas projetos e ações realizadas, além das integração de mais de 200 parceiros e 28 grupos e instituições. O nome "piracema" significa período em que os peixes nadam rio acima contra a correnteza para deixar suas ovas, que é a ideologia apresentada pelo coletivo desde o seu surgimento no inicio de 2012. 

Juntamente proposta a funcionar como espaço de articulação, formação, comunicação e fortalecimento das práticas solidárias laboratoriadas pelo Fora do Eixo, o movimento agrega a narrativa local, potencializando a cultura regional e folclórica de Piracicaba. Além disso, a casa do Piracema hoje é um Campus de formação em tecnologias sustentáveis e educação ambiental, apresentando tecnologias como coleta de água da chuva, aquecimento solar de água, energia solar fotovoltaica, aquapônia, hortas e compostagem. Assim, esse ano não poderia ser diferente, a circulação de linguagens, comunicação, sustentabilidade e formação no evento Grito Rock já está sendo planejada.

Fran Lodde, integrante e que faz parte da Mídia no Coletivo Piracema, acrescenta, Talvez teremos algumas atividades e oficinas, inclusive para as crianças e o local fechado até o momento é na pista de skate da rua do Porto.
_______________________________________

Em 2014, o Grito Rock pretende chegar a 400 cidades em todo o mundo
O Festival chega a 12ª edição, conectando o interior do Brasil e vários países da América Latina, Europa, África e América do Norte, entre fevereiro e março

De Paris à Pororoca. O Grito Rock Mundo volta a conectar o planeta no início deste ano. Fomentando assim uma rede de produtores que conecta vilarejos de 400 habitantes, como Sagarana em Minas Gerais, à grandes centros econômicos do mundo, como Manhattan, em Nova Iorque (EUA).

Produzido de forma colaborativa desde 2007, o festival foi criado como uma alternativa ao carnaval em Cuiabá, capital de Mato Grosso (centro oeste brasileiro) e em 2014 acontece entre o período de 20 de fevereiro a 30 de março. O formato colaborativo permite que a cada edição mais produtores compartilhem experiências e fortaleçam a cadeia produtiva da música local ao mesmo tempo em que o festival amplia seu alcance no “Brasil Profundo”, criando também conexões em âmbito global.

Além de fomentar o cenário musical, o Grito Rock propõe possibilidades diversas de integração com outras linguagens artísticas através da criação de campanhas que incentivam desde transmissões ao vivo a ações ambientais, artes cênicas, atividades para crianças, formação livre, entre outras. Com dicas, sugestões e modelos, as campanhas trabalham a capacitação dos produtores para expandir o leque de ações em sua localidade.

As infinitas rotas e circuitos formados entre os eventos provoca a circulação de produtores culturais, midialivristas, artistas e formadores de opinião. Nesses 12 anos de realização do festival, milhares de bandas já circularam e no último ano 1500 shows já foram realizados. Para 2014 estão previstas cerca de 200 rotas conectando cidades da mesma região e festivais com datas próximas. As oportunidades, tanto para os shows como para as rotas, serão abertas pelo Toque no Brasil (www.tnb.art.br), portal de música que promove conexão entre produtores e artistas.

A iniciativa foi idealizada pelo coletivo Espaço Cubo em 2003 e, com a criação do Fora do Eixo em 2005, o projeto se ampliou de forma conceitual e geográfica. A cada edição ganha ainda mais repercussão e espaço nas cidades onde acontece, como em São Carlos (SP), onde o evento foi inserido no calendário oficial da cidade, e em diversas outras onde já construiu histórico e público. Através do festival, produtores de todo Brasil e mundo desenvolvem ações de fomento à música e criam possibilidades para implementação de um sistema de trocas de serviços, tecnologias e experiências.

As edições internacionais começaram tímidas e hoje já chegam a 40 países, tendo edições em 16 países da América Latina, ponto marcado na Europa e África e novas edições na Ásia e Oceania.

Para colaborar, interagir e saber mais sobre o Grito Rock, acesse http://gritorock.com.br e/ou entre em contato com gritorock@foradoeixo.org.br.

Histórico
Depois do início das edições integradas em 2007, o Grito Rock cresceu exponencialmente e em 2011 alcançou a marca de 130 cidades, em oito países, movimentando 2 mil bandas e aproximadamente 200 mil espectadores. Na décima edição, em 2012, foram 205 cidades realizadoras, 37% a mais em comparação com 2011, envolvendo a participação direta de 700 produtores culturais, de 15 países diferentes. Finalmente em 2013, ganhando amplitude global, o festival alcançou 300 cidades de quase 30 países, tendo edições em toda a América Latina, Europa e África.

Fora do Eixo

O Fora do Eixo é uma rede de Cultura, Comunicacão e Comportamento que reúne coletivos e parceiros espalhados em cerca de 300 cidades brasileiras. Em sete anos de atuação impulsionou a criação de dezenas de projetos, que por sua vez, estimularam o desenvolvimento de outras redes, tais como, a Universidade das Culturas, o Banco das Culturas, Rede Brasil de Festivais e a Mídia NINJA.

Toque no Brasil (TNB)
Site e rede de música brasileira com o objetivo de conectar bandas, músicos e produtores através de uma plataforma que reúne eventos, projetos e festivais diversos. Todas as vagas abertas pelos festivais do Grito Rock Mundo 2014 são gerenciadas pelo Toque no Brasil.

Rede de Realizadores
Com centenas de cidades conectadas, a cada ano mais produtores se integram à rede de festivais criada no Grito Rock. Aprimoramento de tecnologias e compartilhamento de experiências são os principais fatores pelos quais os produtores se mantém conectados, a fim de explorar plataformas de intercâmbio que favoreçam o avanço de tecnologias de desenvolvimento que fomentem culturalmente seus territórios.

Rotas e Turnês

Com o objetivo de traçar diversas rotas que cruzem o Brasil e o mundo, os eventos encadeados que compõem o festival possibilitam a criação de turnês de pequeno, médio e grande porte para artistas que poderão realizar suas inscrições através da plataforma do TNB - Toque no Brasil. O grande número de cidades produtoras e o curto período de tempo de realização do festival facilita a criação de rotas e mini turnês, reduzindo custos e aumentando o número de apresentações.

Campanhas Grito Rock

Promovendo a conexão da música com diversas linguagens, o Grito Rock utiliza 23 campanhas, que abrangem a sustentabilidade, produção, formação, comunicação, linguagens e circulação. O objetivo é potencializar os eventos em cada cidade e oferecer aos produtores um material de suporte para a ampliação e qualificação dos festivais por meio de cartilhas, tutoriais e ferramentas sistematizadas para facilitar as novas ações.

SERVIÇO
Grito Rock 2014
400 cidades - 40 países
20 de fevereiro à 30 de março
www.gritorock.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário