quarta-feira, 4 de setembro de 2013

PIRACICABA É A 5ª MELHOR CIDADE DO PAÍS

Piracicaba é 5ª colocada em ranking das melhores 
cidades do país

Foi divulgado na segunda-feira, 2 de setembro, com grande repercussão na imprensa local, o estudo “Desafios da Gestão Municipal”, sobre gestão pública realizado pela consultoria Macroplan, especializada em cenários prospectivos e planejamento estratégico. 

A radiografia envolveu as 100 maiores cidades do país (com mais de 250 milhabitantes) e analisou a qualidade dos serviços nesses municípios, como reflexo do desenvolvimento econômico e social.

Os dados, extraídos de estudos da Firjan e do IBGE, se referem ao período de 2000 a 2012, envolvendo sete áreas, como educação, saúde, saneamento, segurança, mobilidade, transporte, desenvolvimento e renda e gestão fiscal. Piracicaba ficou na 5ª posição, atrás apenas de Jundiaí, Curitiba, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

Foram destacados indicadores relevantes como homicídios, PIB per capita, domicílios com saneamento, mortalidade infantil, analfabetismo e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O estudo da Macroplan considerou que Piracicaba havia ficado em 1ª Lugar no Índice Firjan, sobre Gestão Pública, com pontuação 0,9201, e com 99% dos domicílios com saneamento básico.

Para o prefeito Gabriel Ferrato, os dados demonstram que a cidade está no caminho correto e que estão sendo tomadas medidas para que haja novos avanços no atendimento à saúde, com a entrada em operação do Hospital Regional e ações na Atenção Básica. “A construção do hospital está em fase avançada e as medidas para aprimorar o atendimento preventivo estão sendo tomadas. Isso deve elevar ainda mais nossos indicadores de qualidade de vida”.

Ferrrato observou também que o fato de a cidade não ter tido uma boa nota no Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IDSUS), o que prejudicou sua posição no ranking, não condiz com a realidade, já que a cidade é coberta também pelo sistema privado de saúde, que atende cerca de 50% da população, e esse atendimento não aparece no IDSUS.

Os municípios que entraram na pesquisa representam apenas 1,8% do total das cidades brasileiras, mas responde por 53% do PIB. Concentram ainda 40% da população, 48% das empresas, 42% dos trabalhadores, 36% dos estudantes do ensino básico, 48% dos leitos hospitalares, 47% das habitações e 47% da frota de ônibus. Equipe da consultoria observou que ainda há muito para ser feito nos municípios para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, principalmente para fortalecer a competitividade do pais.

De Prefeitura de Piracicaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário