sexta-feira, 13 de setembro de 2013

ENCONTRO MUNDIAL DE PINTURA AO AR LIVRE EM PIRACICABA DIA 15/09

Acontecerá pela primeira vez em Piracicaba/SP, o "ENCONTRO MUNDIAL DE PINTURA AO AR LIVRE", no dia 15/09.




A presidente da APAP (Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos) e artista plástica Gracia Nepomuceno, fala sobre o encontro, “Vemos como muito importante este “Encontro Mundial de Pintura ao Ar Livre” acontecendo em Piracicaba pela primeira vez. Na cidade, sempre teve grupos de pintores fazendo essa prática”.

Gracia explica como acontecem os encontros de artistas plásticos em Piracicaba, “A APAP há alguns anos, precisamente na gestão do Delfim Rocha, iniciou o projeto ARTE AO AR LIVRE, em que os associados se encontravam uma vez por mês, sempre aos domingos, em pontos turísticos da cidade para exercitar essa pintura, sobre a coordenação do artista Miguel Sanches. No ano passado essa ação não teve continuidade, mas retomamos em fevereiro, quando promovemos um workshop sobre a Pintura In Plein Air com o artista Ernandes Silva, seguido de uma prática na cidade de São Pedro, e a partir daí, os artistas passaram a ser convidados para virem pintar ao ar livre durante as feiras de arte da APAP, tendo um grupo pequeno assíduo nesses encontros; paralelamente reuniam-se com maior frequência aos sábados, contando com outros integrantes, tendo ocorrido um crescimento desse grupo nos últimos encontros. O grupo de pintura ao ar livre, é um grupo aberto a todos os artistas. No momento ele é composto em sua maioria por associados da APAP. Mas espera-se contar com a adesão de todos independentemente de pertencer à associação”.

Sobre a participação de Piracicaba no Encontro Mundial, Gracia comenta, “Este encontro mundial, idealizado pelo Eduardo Borges Araujo, que manteve contato com diversos artistas de outros estados e juntamente com o artista João Benatti, buscaram a inclusão de Piracicaba nesse circuito. Certamente despertará no público o gosto pela pintura e incentivará também a vinda de outros artistas para a prática da pintura ao ar livre. A adesão dos artistas a este encontro superou as expectativas e acreditamos que para o segundo encontro mundial, o número de interessados será ainda muito maior”.

E finaliza, “Domingo este evento promoverá uma grande confraternização da arte às margens do Rio Piracicaba. É só conferir”.


O local escolhido para o evento é a Casa do Povoador, sua diretora, Margarete Zenero, juntamente com outros artistas de Piracicaba já prepararam tudo para o encontro.
Margarete diz, "A Casa do Povoador está muito animada com estes eventos que estão acontecendo, do envolvimento com a classe artística e principalmente com o entrosamento quem tem ocorrido com a Pinacoteca Municipal.


Um dos artistas plásticos que participará do evento em Piracicaba, Marcelo Romani Borges de Araujo, convida as pessoas que apreciam a Arte para comparecerem ao evento no domingo a partir das 8 horas.










1º Encontro Mundial de Pintura ao Ar Livre de Piracicaba
15/09 (domingo)
Das 8h às 12h
Inscrições gratuitas
Casa do Povoador - Av: Beira Rio, 1433 - Rua do Porto
Informações: 

Pinacoteca (19) 3433-4990 
Casa do Povoador (19) 3434-8605

IMAGENS DO ENCONTRO








PARTE I - Imagens de Marcelo Romani Borges de Araujo


Parte II - Imagens de Nascimento Ferr




3 comentários:

  1. Foi uma manhã maravilhosa ,muito rica e inesquecível....
    Silvia Dionisio

    ResponderExcluir
  2. Piracicaba conseguiu reunir muitos artistas no 1º Encontro realizado aqui.
    SUCESSO.

    ResponderExcluir