domingo, 8 de setembro de 2013

132 ANOS DO COLÉGIO PIRACICABANO


O Colégio Piracicabano faz parte de uma tradição em educação, que foi iniciada pelo Rev. John Wesley, na Inglaterra, em 1748. Desde então, foram criadas muitas outras escolas metodistas pelo mundo e, em 1881, foi fundado pela missionária Martha Watts, o Colégio Piracicabano, primeira escola metodista no Brasil. De onde surgiu a UNIMEP.

Martha Watts - Fundadora

Em 1881, quando aqui se instalou o Colégio, Piracicaba era uma pequena vila, um amontoado de casas simples, ruas de terra onde transitavam carroças e carros de boi iluminadas por lampiões à querosene. O Brasil era governado pelo Imperador D. Pedro II e a escravidão não havia sido abolida. Entretanto, um grupo de pessoas progressistas já trabalhava aqui, pela libertação dos escravos, pela implantação da República e pela criação de uma escola moderna para a juventude. Esse grupo era liderado pelos irmãos Manoel de Moraes Barros e Prudente de Moraes, ambos advogados e políticos influentes na região. Os irmãos Moraes estabeleceram contato com os imigrantes norte-americanos de Santa Bárbara D'Oeste. Entre eles havia um pastor metodista Rev. Newmann. Desta amizade surgiu a idéia de criar em Piracicaba uma escola moderna, aos moldes das escolas norte-americanas. Com o apoio político dos irmãos Moraes, em 13 de Setembro de 1881 a missionária americana Martha Watts abriu as portas da nova escola: "O Colégio Piracicabano".

Colégio Piracicabano 1881- Acervo IHGP

A construção do prédio próprio - "Edifício Principal" - na esquina das ruas Boa Morte e D. Pedro II, ficou pronta em 1884. O belo casarão de tijolo à vista e telhas francesas diante do acanhado casario da vila na época, convenceu o povo de que a escola viera para ficar e foi um sucesso. O Colégio Piracicabano foi construído e sustentado pelas mulheres metodistas norte-americanas. O objetivo principal dessas mulheres era promover a educação feminina no Brasil. Por essa razão, até a década de 30 só havia internato para moças. A educação para meninos era em regime de externato. Somente em 1934 criou-se o internato masculino. 
Parte do prédio é tombado pelo patrimônio histórico. Localizado no centro da cidade, esse espaço é reservado prioritariamente para atividades do Colégio, constituindo-se também em sede do Centro Cultural Martha Watts que contém peças e arquivos históricos centenários. O currículo do Colégio Piracicabano oferecia desde os primeiros anos um variado elenco de disciplinas, estando muito à frente dos currículos das escolas da época.
Logo após a Proclamação da República, Prudente de Moraes foi nomeado governador do Estado de São Paulo e implantou a reforma do ensino público tendo como modelo o sistema de ensino do Colégio Piracicabano.

Reformado e ampliado em 1918

Vários cursos foram criados durante a história do "Piracicabano" visando atender às necessidades educacionais da região e o Colégio deixou de ser só Colégio, passando a abrigar cursos superiores em 1964 e a Universidade Metodista de Piracicaba em 1975, hoje, com cerca de 12.000 alunos.

COLÉGIO PIRACICABANO




Essa longa e bela história começou em 1881 com uma professora: Miss Martha Watts e apenas uma aluna: Maria Escobar.

CENTRO CULTURAL MARTHA WATTS


UNIMEP


PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DE ANIVERSÁRIO:
28/08 a 09/09 
Jogos da gincana esportiva - Primeira fase (quadra esportiva do Colégio) - basquete, handebol, voleibol, futsal e queimada

08/09 
9h – Culto Matinal de Louvor pelos 132 anos do Metodismo em Piracicaba
Local – Catedral Metodista - Rua D. Pedro I, nº 938 – Centro

09/09
19h30 – Solenidade Cívica - Salão Nobre - Apresentação das equipes da Gincana Cultural e Esportiva – EFII e EM

10/09 - Salão Nobre
19h30 – Lançamento do Livro “Os meus, os seus e os nossos contos”, produzido pelos 9ºs anos do Ensino Fundamental II e lançamento do Jornal “Pirando aos 132”, produzido pelas lªs séries do Ensino Médio



11/09  

Viagem ao Sítio do Carroção - Tatuí - Alunos dos 5 anos A e B - Ensino Fundamental I
Finais dos jogos da gincana esportiva - (quadra externa e ginásio do Campus Taquaral); basquete, handebol, voleibol, futsal e queimada - Alunos do EFII e Ensino Médio

12/09 
Gincana cultural - 7h - Salão Nobre

13/09 
Gincana cultural - 7h - Salão Nobre

14/09 
10h – Celebração em Ação de Graças pelos 132 Anos do Colégio Piracicabano – Salão Nobre
11h30 – Visita a Mostra de Arte – Exposição no Centro Cultural Martha Watts
14h – Encontro com ex-alunos/as – Roda de Conversa e Confraternização – Pátio do Centro Cultural Martha Watts

23 a 26/09 - Audição de Primavera - Apresentações de dança e música - Alunos da Educação Infantil

CONTATOS COM COLÉGIO PIRACICABANO
Secretaria do Colégio - (19) 3124-1881

Projeto Integral e Educação Infantil - (19) 3124-1887

Ensino Fundamental I (1º a 5º ano) - (19) 3124-1876

Ensino Fundamental II (6º a 9º ano) e Ensino Médio - (19) 3124-1854

Nenhum comentário:

Postar um comentário