sexta-feira, 9 de agosto de 2013

PIRACICABANO NO CONGRESSO

Foto: Alexssando Loyola

Thame está pelo oitavo ano na lista da elite parlamentar

O deputado federal Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB) está na lista dos “Cabeças do Congresso” de 2013, divulgada esta semana pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoramento Parlamentar). Esta é a oitava edição em que o piracicabano  figura na lista da elite parlamentar. Como no ano passado, ele aparece com o perfil debatedor, definido pelo Departamento como “ativo, atento aos acontecimentos e principalmente com grande senso de oportunidade e capacidade de repercutir, seja no plenário ou na imprensa, os fatos políticos gerados dentro ou fora do Congresso”.
De acordo com o Diap, são considerados “Cabeças” aqueles operadores-chave do Poder Legislativo cujas preferências, iniciativas, decisões ou vetos – implementados, por meio dos métodos da persuasão, da negociação, da indução ou da não-decisão – prevalecem no processo decisório na Câmara ou no Senado Federal.
Para selecionar os 61 deputados e 39 são senadores, a equipe do Diap fez entrevistas com os parlamentares, assessores das duas Casas do Congresso, jornalistas, cientistas e analistas políticos, e promoveu, em relação a cada parlamentar, exame cuidadoso das atividades profissionais, dos vínculos com empresas ou organizações econômicas ou de classe, da formação e vida acadêmica, além de levantamentos minuciosos de pronunciamentos, apresentação de proposições, resultados de votações, intervenções nos debates do Legislativo, frequência com que é citado na imprensa, temas preferenciais, cargos públicos exercidos dentro e fora do Congresso, relatorias de matérias relevantes, forças ou grupos políticos de que faça parte, além do exame minucioso dos perfis políticos e ideológicos de cada um.
Deputado federal no sexto mandato, Mendes Thame é secretário-geral do PSDB e vice-líder da bancada do PSDB na Câmara. No ano passado, foi líder da Minoria na Câmara. Engenheiro agrônomo formado pela ESALQ-USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e advogado pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) Campinas, é professor licenciado do Departamento de Economia da ESALQ. Foi prefeito de Piracicaba (1993-1996) e secretário de Estado de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras de São Paulo (1999-2000).


Nenhum comentário:

Postar um comentário