sábado, 27 de julho de 2013

EXPOSIÇÃO NA APM

"Hiroshima e Nagasaki: um agosto para nunca esquecer" 
em Piracicaba

O lançamento das bombas atômicas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki ocorreu no final da Segunda Guerra Mundial, em 6 e 9 de agosto de 1945, respectivamente. Estima-se que cerca de 220 mil pessoas tenham sido mortas nos ataques, e outras milhares tenham sofrido graves sequelas pela exposição à radiação.

A tragédia guardou histórias simbólicas como a da menina Sadako Sasaki, que será retratada na exposição. Personagem da luta pela paz, ela tinha dois anos de idade na época do ataque. Devido à radiação, teve leucemia, e após compreender que a doença fora causada pela guerra, passou a dobrar origamis de Tsuru (pássaro da paz) em manifestações públicas por sua saúde e pela paz.
De acordo com Milton Massato Hida, um dos colaboradores da exposição, o intuito, além de relembrar as consequências da tragédia, é homenagear os sobreviventes que moram no Brasil, incentivar a abolição das armas nucleares e celebrar a paz.

A exposição é direcionada especialmente aos mais jovens, com o intuito de promover uma ação educativa pela paz entre os povos e provocar reflexões sobre esse trágico momento da história mundial, 67 anos atrás.
São 30 pôsteres com imagens e textos informativos e cinco DVDs que reúnem testemunhos dos sobreviventes, documentários e animações japonesas, todos eles vindos diretamente do Japão, por intermédio da Associação Médica de Hiroshima.
A mostra tem entrada franca e pode ser visitada por grupos de alunos do ensino médio e universitários. Lá, eles participam de uma contextualização histórica e da proposta de feitura dos tsurus, pássaros de origami (técnica de dobradura em papel), que incentivam a paz.
Parcerias com a Associação Médica de Hiroshima, Associação Médica Brasileira, Associação Hibakuba Brasil pela Paz, Fundação de Cultura pela Paz de Hiroshima, Prefeitura de Hiroshima/Japão e Secretaria da Cultura de Piracicaba.



Local: Associação Paulista de Medicina – Regional de Piracicaba
Abertura: 02 de agosto de 2013 - 20h
Endereço: Avenida Centenário nº 546 - Piracicaba/SP
A exposição estará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h30 e aos sábados, das 8h às 12h
Informações e agendamento de grupos/escolas: (19) 3422-5444 e (19) 3422-2256
- Edna e/ou Adriana. 
E-mail: secretaria@apmpiracicaba.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário